MEDIA TRAINING

Media Training
24
Jun

Vai ser entrevistado? Sabe como preparar uma entrevista, falar em público e gerir conflitos ou crises com os meios de comunicação social? Com a formação Media Training, dirigida a responsáveis de relacionamento com os media, saberá que comportamento ter perante o entrevistador, construir e passar informação, controlar a duração da entrevista e, também, desenvolver a sua capacidade como orador e como atuar com os media em caso de crise.

Objetivos da formação Media Training

  • Conhecer as regras básicas de uma entrevista
  • Saber delinear um discurso, num período controlado de tempo
  • Aprender a ver e ouvir; controlar a voz e respiração, a postura e os gestos
  • Saber controlar o stress
  • Dominar as técnicas de comunicação para responder aos jornalistas em situação de crise ou difíceis

A Quem se Dirige

Conheça as regras-base para comunicar com os media com esta formação profissional em Media Training. Dirigindo-se a diretores/responsáveis de comunicação, responsáveis de relações públicas, diretores gerais/administradores e a qualquer pessoa que tenha competências e responsabilidades ao nível do relacionamento com os media, esta formação tem como objetivo saber como preparar uma entrevista, falar em público e gerir conflitos ou crises. Desenvolva as suas competências de comunicação.

Programa

MEDIA: ALIADOS OU INIMIGOS?

  • Identificar as expectativas dos jornalistas. O que querem eles? Como funcionam?
  • Regras-base para comunicar com os media. Dicas sobre o que fazer e não fazer
  • Antecipar as questões. Que perguntas podem ser feitas antes e depois da entrevista
  • A ética, “off the record”, o embargo, o direito de resposta

EXERCÍCIO PRÁTICO: Preparar uma entrevista antecipar as questões e preparar as respostas e argumentos, escrever mensagens: definir a mensagem essencial, hierarquizar informação….

 

PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA

  • Que comportamento ter perante o entrevistador
  • Construir e passar informação. Usar a reformulação
  • Controlar a duração da intervenção

 

FALAR EM PÚBLICO: A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER COMO ORADOR

  • Saber identificar os seus pontos fortes e fracos como orador
  • A gestão emocional: como libertar-se das inibições e tensões que bloqueiam a comunicação
  • Controlar o “medo” de falar em público e o stress
  • A comunicação não verbal: como dinamizar os recursos pessoais
  • A voz: a importância da entoação
  • A postura corporal
  • Os gestos e o movimento

 

E QUANDO A CRISE BATE À PORTA?

  • Gestão mediática das crises empresariais
  • O porta-voz como condutor das notícias
  • Condições para falar em público, perante câmaras e microfones
  • Gerir a relação com os media em direto
  • As técnicas de argumentação para transmitir mensagens “positivas”
  • Responder a acusações mantendo a calma

EXERCÍCIOS PRÁTICOS : Simulação, com filmagem e visionamento, de entrevistas de rádio, TV e imprensa, bem como de apresentações em conferências de imprensa. Avaliação e análise comportamental de cada formando.

Metodologia da formação Media Training

Será utilizada metodologia ativa e participativa, baseada em role plays e simulações de situações reais de entrevistas aos diferentes tipos de media, com gravação das mesmas, para posterior visionamento e análise do comportamento de cada participante.

Formador

ALCINA MONTEIRO

Licenciada em Estudos Modernos Europeus, pela Thames Valley University, e pós-graduada em Consultoria de Imagem, pelo ISLA. Experiência de 11 anos em jornalismo, tendo passado pela Rádio Comercial Norte, TSF, Reuters e SIC. Assessora de Imprensa durante 3 anos na Câmara Municipal de Barcelos e ModaLisboa. Trabalha em Consultoria de Comunicação há 7 anos na área de moda, consumo, beleza e turismo, em paralelo com a Consultoria de Imagem. Nesta área da Consultoria de Imagem tem desenvolvido formações em empresas e também um trabalho mais personalizado com clientes particulares.

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As nossas salas

de formação

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  • Conhecer as regras básicas de uma entrevista
  • Saber delinear um discurso, num período controlado de tempo
  • Aprender a ver e ouvir; controlar a voz e respiração, a postura e os gestos
  • Saber controlar o stress
  • Dominar as técnicas de comunicação para responder aos jornalistas em situação de crise ou difíceis

Conheça as regras-base para comunicar com os media com esta formação profissional em Media Training. Dirigindo-se a diretores/responsáveis de comunicação, responsáveis de relações públicas, diretores gerais/administradores e a qualquer pessoa que tenha competências e responsabilidades ao nível do relacionamento com os media, esta formação tem como objetivo saber como preparar uma entrevista, falar em público e gerir conflitos ou crises. Desenvolva as suas competências de comunicação.

MEDIA: ALIADOS OU INIMIGOS?

  • Identificar as expectativas dos jornalistas. O que querem eles? Como funcionam?
  • Regras-base para comunicar com os media. Dicas sobre o que fazer e não fazer
  • Antecipar as questões. Que perguntas podem ser feitas antes e depois da entrevista
  • A ética, “off the record”, o embargo, o direito de resposta

EXERCÍCIO PRÁTICO: Preparar uma entrevista antecipar as questões e preparar as respostas e argumentos, escrever mensagens: definir a mensagem essencial, hierarquizar informação…

 

PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA

  • Que comportamento ter perante o entrevistador
  • Construir e passar informação. Usar a reformulação
  • Controlar a duração da intervenção

 

FALAR EM PÚBLICO: A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER COMO ORADOR

  • Saber identificar os seus pontos fortes e fracos como orador
  • A gestão emocional: como libertar-se das inibições e tensões que bloqueiam a comunicação
  • Controlar o “medo” de falar em público e o stress
  • A comunicação não verbal: como dinamizar os recursos pessoais
  • A voz: a importância da entoação
  • A postura corporal
  • Os gestos e o movimento

 

E QUANDO A CRISE BATE À PORTA?

  • Gestão mediática das crises empresariais
  • O porta-voz como condutor das notícias
  • Condições para falar em público, perante câmaras e microfones
  • Gerir a relação com os media em direto
  • As técnicas de argumentação para transmitir mensagens “positivas”
  • Responder a acusações mantendo a calma

EXERCÍCIOS PRÁTICOS : Simulação, com filmagem e visionamento, de entrevistas de rádio, TV e imprensa, bem como de apresentações em conferências de imprensa. Avaliação e análise comportamental de cada formando.

Será utilizada metodologia ativa e participativa, baseada em role plays e simulações de situações reais de entrevistas aos diferentes tipos de media, com gravação das mesmas, para posterior visionamento e análise do comportamento de cada participante.

ALCINA MONTEIRO

Licenciada em Estudos Modernos Europeus, pela Thames Valley University, e pós-graduada em Consultoria de Imagem, pelo ISLA. Experiência de 11 anos em jornalismo, tendo passado pela Rádio Comercial Norte, TSF, Reuters e SIC. Assessora de Imprensa durante 3 anos na Câmara Municipal de Barcelos e ModaLisboa. Trabalha em Consultoria de Comunicação há 7 anos na área de moda, consumo, beleza e turismo, em paralelo com a Consultoria de Imagem. Nesta área da Consultoria de Imagem tem desenvolvido formações em empresas e também um trabalho mais personalizado com clientes particulares.

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