MEDIA TRAINING
- Marketing e Comunicação Empresarial, Comunicação Empresarial
- 0 (Registered)
Vai ser entrevistado? Sabe como preparar uma entrevista, falar em público e gerir conflitos ou crises com os meios de comunicação social? Com a formação Media Training, dirigida a responsáveis de relacionamento com os media, saberá que comportamento ter perante o entrevistador, construir e passar informação, controlar a duração da entrevista e, também, desenvolver a sua capacidade como orador e como atuar com os media em caso de crise.
Objetivos da formação Media Training
- Conhecer as regras básicas de uma entrevista
- Saber delinear um discurso, num período controlado de tempo
- Aprender a ver e ouvir; controlar a voz e respiração, a postura e os gestos
- Saber controlar o stress
- Dominar as técnicas de comunicação para responder aos jornalistas em situação de crise ou difíceis
A Quem se Dirige
Conheça as regras-base para comunicar com os media com esta formação profissional em Media Training. Dirigindo-se a diretores/responsáveis de comunicação, responsáveis de relações públicas, diretores gerais/administradores e a qualquer pessoa que tenha competências e responsabilidades ao nível do relacionamento com os media, esta formação tem como objetivo saber como preparar uma entrevista, falar em público e gerir conflitos ou crises. Desenvolva as suas competências de comunicação.
Programa
MEDIA: ALIADOS OU INIMIGOS?
- Identificar as expectativas dos jornalistas. O que querem eles? Como funcionam?
- Regras-base para comunicar com os media. Dicas sobre o que fazer e não fazer
- Antecipar as questões. Que perguntas podem ser feitas antes e depois da entrevista
- A ética, “off the record”, o embargo, o direito de resposta
EXERCÍCIO PRÁTICO: Preparar uma entrevista antecipar as questões e preparar as respostas e argumentos, escrever mensagens: definir a mensagem essencial, hierarquizar informação….
PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA
- Que comportamento ter perante o entrevistador
- Construir e passar informação. Usar a reformulação
- Controlar a duração da intervenção
FALAR EM PÚBLICO: A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER COMO ORADOR
- Saber identificar os seus pontos fortes e fracos como orador
- A gestão emocional: como libertar-se das inibições e tensões que bloqueiam a comunicação
- Controlar o “medo” de falar em público e o stress
- A comunicação não verbal: como dinamizar os recursos pessoais
- A voz: a importância da entoação
- A postura corporal
- Os gestos e o movimento
E QUANDO A CRISE BATE À PORTA?
- Gestão mediática das crises empresariais
- O porta-voz como condutor das notícias
- Condições para falar em público, perante câmaras e microfones
- Gerir a relação com os media em direto
- As técnicas de argumentação para transmitir mensagens “positivas”
- Responder a acusações mantendo a calma
EXERCÍCIOS PRÁTICOS : Simulação, com filmagem e visionamento, de entrevistas de rádio, TV e imprensa, bem como de apresentações em conferências de imprensa. Avaliação e análise comportamental de cada formando.
Metodologia da formação Media Training
Será utilizada metodologia ativa e participativa, baseada em role plays e simulações de situações reais de entrevistas aos diferentes tipos de media, com gravação das mesmas, para posterior visionamento e análise do comportamento de cada participante.
Formador
ALCINA MONTEIRO
Licenciada em Estudos Modernos Europeus, pela Thames Valley University, e pós-graduada em Consultoria de Imagem, pelo ISLA. Experiência de 11 anos em jornalismo, tendo passado pela Rádio Comercial Norte, TSF, Reuters e SIC. Assessora de Imprensa durante 3 anos na Câmara Municipal de Barcelos e ModaLisboa. Trabalha em Consultoria de Comunicação há 7 anos na área de moda, consumo, beleza e turismo, em paralelo com a Consultoria de Imagem. Nesta área da Consultoria de Imagem tem desenvolvido formações em empresas e também um trabalho mais personalizado com clientes particulares.
As nossas salas
de formação
Clique na imagem para expandir
Os nossos espaços de formação oferecem todas as condições para continuar o seu desenvolvimento pessoal e profissional em absoluta segurança
- Conhecer as regras básicas de uma entrevista
- Saber delinear um discurso, num período controlado de tempo
- Aprender a ver e ouvir; controlar a voz e respiração, a postura e os gestos
- Saber controlar o stress
- Dominar as técnicas de comunicação para responder aos jornalistas em situação de crise ou difíceis
Conheça as regras-base para comunicar com os media com esta formação profissional em Media Training. Dirigindo-se a diretores/responsáveis de comunicação, responsáveis de relações públicas, diretores gerais/administradores e a qualquer pessoa que tenha competências e responsabilidades ao nível do relacionamento com os media, esta formação tem como objetivo saber como preparar uma entrevista, falar em público e gerir conflitos ou crises. Desenvolva as suas competências de comunicação.
MEDIA: ALIADOS OU INIMIGOS?
- Identificar as expectativas dos jornalistas. O que querem eles? Como funcionam?
- Regras-base para comunicar com os media. Dicas sobre o que fazer e não fazer
- Antecipar as questões. Que perguntas podem ser feitas antes e depois da entrevista
- A ética, “off the record”, o embargo, o direito de resposta
EXERCÍCIO PRÁTICO: Preparar uma entrevista antecipar as questões e preparar as respostas e argumentos, escrever mensagens: definir a mensagem essencial, hierarquizar informação…
PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA
- Que comportamento ter perante o entrevistador
- Construir e passar informação. Usar a reformulação
- Controlar a duração da intervenção
FALAR EM PÚBLICO: A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER COMO ORADOR
- Saber identificar os seus pontos fortes e fracos como orador
- A gestão emocional: como libertar-se das inibições e tensões que bloqueiam a comunicação
- Controlar o “medo” de falar em público e o stress
- A comunicação não verbal: como dinamizar os recursos pessoais
- A voz: a importância da entoação
- A postura corporal
- Os gestos e o movimento
E QUANDO A CRISE BATE À PORTA?
- Gestão mediática das crises empresariais
- O porta-voz como condutor das notícias
- Condições para falar em público, perante câmaras e microfones
- Gerir a relação com os media em direto
- As técnicas de argumentação para transmitir mensagens “positivas”
- Responder a acusações mantendo a calma
EXERCÍCIOS PRÁTICOS : Simulação, com filmagem e visionamento, de entrevistas de rádio, TV e imprensa, bem como de apresentações em conferências de imprensa. Avaliação e análise comportamental de cada formando.
Será utilizada metodologia ativa e participativa, baseada em role plays e simulações de situações reais de entrevistas aos diferentes tipos de media, com gravação das mesmas, para posterior visionamento e análise do comportamento de cada participante.
ALCINA MONTEIRO
Licenciada em Estudos Modernos Europeus, pela Thames Valley University, e pós-graduada em Consultoria de Imagem, pelo ISLA. Experiência de 11 anos em jornalismo, tendo passado pela Rádio Comercial Norte, TSF, Reuters e SIC. Assessora de Imprensa durante 3 anos na Câmara Municipal de Barcelos e ModaLisboa. Trabalha em Consultoria de Comunicação há 7 anos na área de moda, consumo, beleza e turismo, em paralelo com a Consultoria de Imagem. Nesta área da Consultoria de Imagem tem desenvolvido formações em empresas e também um trabalho mais personalizado com clientes particulares.
Cursos Relacionados
FORMAÇÕES À MEDIDA
Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados