PROTOCOLO E RELAÇÕES PÚBLICAS

Protocolo e Relações Públicas
24
Jun

Conhecer e compreender as regras protocolares é essencial para valorizar a imagem da sua empresa. Com a formação Protocolo e Relações Públicas poderá conhecer essas regras, saber utilizar corretamente a comunicação oral e escrita, identificar regras e procedimentos para um evento profissional e saber como comunicar com os media.

Objetivos da formação Protocolo e Relações Públicas

  • Compreender as regras protocolares de forma a valorizar a imagem da empresa
  • Utilizar corretamente a comunicação oral e escrita
  • Identificar regras e procedimentos para um evento profissional de sucesso
  • Saber como comunicar com os media

A Quem se Dirige

  • Diretores de comunicação
  • Responsáveis de relações públicas
  • Diretores-gerais
  • Todas as pessoas que necessitem de conhecer as regras protocolares e das relações públicas

Programa

ENQUADRAMENTO AO PROTOCOLO E IMAGEM DA ORGANIZAÇÃO

  • Identificar a importância da imagem e do protocolo para a empresa
  • Principais conceitos do protocolo. A importância da 1.ª impressão
  • Características e competências das relações públicas ou chefe de protocolo

 

PROTOCOLO EMPRESARIAL

  • Tipo de evento
  • Equipa organizadora
  • Apresentações e cumprimentos
  • Precedências estabelecidas na lei e as precedências de cortesia
  • O papel e responsabilidades do anfitrião
  • Receção e acolhimento de visitantes
  • Saber como atuar em diferentes situações de acordo com as regras protocolares
  • Instrumentos e ferramentas de comunicação oral e escrita:
    • Escrita: cartas, emails, convites, cartões de visita, etc…
    • Oral: postura presencial, telefone e telemóvel
  • Refeições: escolha do local, da ementa e decoração, distribuição das pessoas pelas mesas
  • Vestuário adequado a cada situação, formal e informal

EXERCÍCIOS PRÁTICOS: Planear e organizar um evento. Analisar situações concretas de situações protocolares.

 

A RELAÇÃO COM OS MEDIA

  • A importância da comunicação numa organização e o papel das relações públicas
  • Estabelecer contactos personalizados com a diferente comunicação social
  • Elaborar e difundir comunicados: a imprensa escrita
  • Planear e organizar conferências e comunicados de imprensa. Conceção e produção de dossiers de imprensa

EXERCÍCIO PRÁTICO: Planear uma conferência de imprensa

Metodologia da formação Protocolo e Relações Públicas

No final da formação, deverá conhecer e aplicar as regras de protocolo em contexto empresarial.

Formador

Rita Barrocas – Communication Manager – Sonae MC

Iniciou a sua experiência profissional como Relações Públicas no Gabinete de Protocolo e Relações Públicas da Câmara Municipal do Porto. Foi responsável pelas áreas de comunicação interna e assessoria mediática da Direção de Comunicação Institucional da Sonaecom e Optimus. Em 2004, foi Assessora de Imprensa nos Jogos Olímpicos de Atenas, tendo co-coordenado a comunicação social internacional no Complexo Olímpico de Helliniko, onde decorreram as provas de basquetebol e esgrima. Em 2008, assumiu a responsabilidade da Comunicação da Sonae, desempenhando funções de Assessora de Comunicação dos membros da Comissão Executiva da Sonae e dos restantes porta vozes da empresa (por exemplo: Eng. Belmiro de Azevedo – Chairman da Sonae, Dr. Luís Filipe Reis – CCCO da Sonae, …). Em 2011, passou a Coordenadora de Comunicação Externa da Sonae, nas vertentes de Comunicação Institucional e Assessoria Mediática. Em 2016, transitou para a Sonae MC para assumir o desafio de lançar a área de Comunicação Interna da empresa, com responsabilidade sobre a definição dos objetivos estratégicos da área, ações, budget e recursos humanos.
Paralelamente, é docente e formadora em cursos relacionados com Organização e Gestão de Eventos, Comunicação Empresarial, Relações Públicas, Protocolo e Gestão de Marca em várias instituições de ensino, tais como: ISMAI (Instituto Universitário da Maia), Abilways Portugal, EGE – Atlantic Business School, entre outros.
Mestrada em Ciências de Comunicação – vertente Publicidade e Relações Públicas, na Universidade do Minho. Licenciatura em Relações Públicas pelo ISMAI e Curso Geral de Gestão pela EGP.

Código da Formação: 1971721

Preço: Sob consulta

Duração: 2 dias

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  • Compreender as regras protocolares de forma a valorizar a imagem da empresa
  • Utilizar corretamente a comunicação oral e escrita
  • Identificar regras e procedimentos para um evento profissional de sucesso
  • Saber como comunicar com os media
  • Diretores de comunicação
  • Responsáveis de relações públicas
  • Diretores-gerais
  • Todas as pessoas que necessitem de conhecer as regras protocolares e das relações públicas

ENQUADRAMENTO AO PROTOCOLO E IMAGEM DA ORGANIZAÇÃO

  • Identificar a importância da imagem e do protocolo para a empresa
  • Principais conceitos do protocolo. A importância da 1.ª impressão
  • Características e competências das relações públicas ou chefe de protocolo

 

PROTOCOLO EMPRESARIAL

  • Tipo de evento
  • Equipa organizadora
  • Apresentações e cumprimentos
  • Precedências estabelecidas na lei e as precedências de cortesia
  • O papel e responsabilidades do anfitrião
  • Receção e acolhimento de visitantes
  • Saber como atuar em diferentes situações de acordo com as regras protocolares
  • Instrumentos e ferramentas de comunicação oral e escrita:
    • Escrita: cartas, emails, convites, cartões de visita, etc…
    • Oral: postura presencial, telefone e telemóvel
  • Refeições: escolha do local, da ementa e decoração, distribuição das pessoas pelas mesas
  • Vestuário adequado a cada situação, formal e informal

EXERCÍCIOS PRÁTICOS: Planear e organizar um evento. Analisar situações concretas de situações protocolares.

 

A RELAÇÃO COM OS MEDIA

  • A importância da comunicação numa organização e o papel das relações públicas
  • Estabelecer contactos personalizados com a diferente comunicação social
  • Elaborar e difundir comunicados: a imprensa escrita
  • Planear e organizar conferências e comunicados de imprensa. Conceção e produção de dossiers de imprensa

EXERCÍCIO PRÁTICO: Planear uma conferência de imprensa

No final da formação, deverá conhecer e aplicar as regras de protocolo em contexto empresarial.

Rita Barrocas – Communication Manager – Sonae MC

Iniciou a sua experiência profissional como Relações Públicas no Gabinete de Protocolo e Relações Públicas da Câmara Municipal do Porto. Foi responsável pelas áreas de comunicação interna e assessoria mediática da Direção de Comunicação Institucional da Sonaecom e Optimus. Em 2004, foi Assessora de Imprensa nos Jogos Olímpicos de Atenas, tendo co-coordenado a comunicação social internacional no Complexo Olímpico de Helliniko, onde decorreram as provas de basquetebol e esgrima. Em 2008, assumiu a responsabilidade da Comunicação da Sonae, desempenhando funções de Assessora de Comunicação dos membros da Comissão Executiva da Sonae e dos restantes porta vozes da empresa (por exemplo: Eng. Belmiro de Azevedo – Chairman da Sonae, Dr. Luís Filipe Reis – CCCO da Sonae, …). Em 2011, passou a Coordenadora de Comunicação Externa da Sonae, nas vertentes de Comunicação Institucional e Assessoria Mediática. Em 2016, transitou para a Sonae MC para assumir o desafio de lançar a área de Comunicação Interna da empresa, com responsabilidade sobre a definição dos objetivos estratégicos da área, ações, budget e recursos humanos.
Paralelamente, é docente e formadora em cursos relacionados com Organização e Gestão de Eventos, Comunicação Empresarial, Relações Públicas, Protocolo e Gestão de Marca em várias instituições de ensino, tais como: ISMAI (Instituto Universitário da Maia), Abilways Portugal, EGE – Atlantic Business School, entre outros.
Mestrada em Ciências de Comunicação – vertente Publicidade e Relações Públicas, na Universidade do Minho. Licenciatura em Relações Públicas pelo ISMAI e Curso Geral de Gestão pela EGP.

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