- Sustentabilidade Corporativa
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No âmbito da prevenção da fraude e da corrupção, é responsabilidade de todos os gestores (públicos ou privados) criar e desenvolver uma cultura organizacional assente em princípios éticos, numa conduta íntegra e na transparência, cumprindo as exigências do Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC) e pondo em prática as medidas definidas pela Estratégia Nacional Anticorrupção 2025-2028.
Esta formação visa capacitar gestores a promover e implementar práticas éticas e de prevenção da corrupção, fortalecendo a integridade organizacional e a conformidade com regulamentos anticorrupção.
- Entender o conceito de ética
- Conhecer e aplicar as disposições do Regime Geral de Prevenção da Corrupção e as medidas da Estratégia Nacional Anticorrupção 2025-2028
- Definir um plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas
- Desenvolver um código de ética e conduta
- Administrar e tratar denúncias de forma confidencial e imparcial
- Elaborar relatórios de ética
- Definir sistema de monitorização, verificação e melhoria contínua
14 horas
O CONCEITO DE ÉTICA
- Ética, integridade, honestidade, responsabilidade e transparência
- Corrupção, suborno, conflito de interesses e sigilo profissional
- A ética do indivíduo vs a ética na organização
- Valores e princípios: valores pessoais, o sistema de valores da organização
- Conduta: padrão pessoal vs padrão organizacional
- Dificuldades de aplicação de uma conduta ética
- Questões e dúvidas éticas, como dar resposta
- Ética na gestão
- Instrumentos de referência que podem ser utilizados na gestão
- Alinhamento entre políticas internas e externas
- Responsabilidade social
ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO: DISPOSIÇÕES E PRINCÍPIOS GERAIS
- Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC)
- Estratégia Nacional Anticorrupção 2025-2028
PPRCIC – PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS
- Identificação de riscos e de situações potenciadoras de riscos
- Os conflitos de interesse
- Definição de medidas preventivas de controlo e ações corretivas
- Estratégias para prevenir e resolver conflitos de interesse de forma transparente e imparcial
- Identificação de mecanismos de monitorização e revisão
- Identificação de responsabilidades
DESENVOLVIMENTO DE UM CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA
- Estrutura e conteúdo: princípios éticos, valores, espectativas e normas de conduta
- Identificação das partes Interessadas (internas e externas) que serão afetadas pelo código de ética e de conduta
- Procedimentos de implementação e comunicação regular a todos os níveis da organização
- Exemplos de códigos de ética e de conduta
ADMINISTRAÇÃO E TRATAMENTO DE DENÚNCIAS
- Criação de canais internos para que os colaboradores possam denunciar, de forma segura e confidencial
- Procedimentos para receber, analisar e investigar denúncias de forma ética e eficiente
- Garantia de confidencialidade e proteção dos denunciantes
- Estratégias e práticas recomendadas para o tratamento justo e imparcial das denúncias
ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS ÉTICOS
- Critérios para a preparação de relatórios que transmitam informações relevantes e precisas sobre questões éticas (relatórios de sustentabilidade e de corporate governance, por exemplo)
- Importância da clareza, objetividade e imparcialidade na elaboração de relatórios éticos
MONITORIZAÇÃO, VERIFICAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA
- Definir indicadores e metas para o desempenho ético na organização
- Definir sistemas de auditoria e controlo
- Recolher, registar e tratar situações-problema/denúncias
- Divulgação do desempenho ético a nível interno e externo
- Metodologia e recomendações da NP 4460-1:2007 Ética nas Organizações
Objetivos
- Entender o conceito de ética
- Conhecer e aplicar as disposições do Regime Geral de Prevenção da Corrupção e as medidas da Estratégia Nacional Anticorrupção 2025-2028
- Definir um plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas
- Desenvolver um código de ética e conduta
- Administrar e tratar denúncias de forma confidencial e imparcial
- Elaborar relatórios de ética
- Definir sistema de monitorização, verificação e melhoria contínua
Duração
Programa
O CONCEITO DE ÉTICA
- Ética, integridade, honestidade, responsabilidade e transparência
- Corrupção, suborno, conflito de interesses e sigilo profissional
- A ética do indivíduo vs a ética na organização
- Valores e princípios: valores pessoais, o sistema de valores da organização
- Conduta: padrão pessoal vs padrão organizacional
- Dificuldades de aplicação de uma conduta ética
- Questões e dúvidas éticas, como dar resposta
- Ética na gestão
- Instrumentos de referência que podem ser utilizados na gestão
- Alinhamento entre políticas internas e externas
- Responsabilidade social
ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO: DISPOSIÇÕES E PRINCÍPIOS GERAIS
- Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC)
- Estratégia Nacional Anticorrupção 2025-2028
PPRCIC – PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS
- Identificação de riscos e de situações potenciadoras de riscos
- Os conflitos de interesse
- Definição de medidas preventivas de controlo e ações corretivas
- Estratégias para prevenir e resolver conflitos de interesse de forma transparente e imparcial
- Identificação de mecanismos de monitorização e revisão
- Identificação de responsabilidades
DESENVOLVIMENTO DE UM CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA
- Estrutura e conteúdo: princípios éticos, valores, espectativas e normas de conduta
- Identificação das partes Interessadas (internas e externas) que serão afetadas pelo código de ética e de conduta
- Procedimentos de implementação e comunicação regular a todos os níveis da organização
- Exemplos de códigos de ética e de conduta
ADMINISTRAÇÃO E TRATAMENTO DE DENÚNCIAS
- Criação de canais internos para que os colaboradores possam denunciar, de forma segura e confidencial
- Procedimentos para receber, analisar e investigar denúncias de forma ética e eficiente
- Garantia de confidencialidade e proteção dos denunciantes
- Estratégias e práticas recomendadas para o tratamento justo e imparcial das denúncias
ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS ÉTICOS
- Critérios para a preparação de relatórios que transmitam informações relevantes e precisas sobre questões éticas (relatórios de sustentabilidade e de corporate governance, por exemplo)
- Importância da clareza, objetividade e imparcialidade na elaboração de relatórios éticos
MONITORIZAÇÃO, VERIFICAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA
- Definir indicadores e metas para o desempenho ético na organização
- Definir sistemas de auditoria e controlo
- Recolher, registar e tratar situações-problema/denúncias
- Divulgação do desempenho ético a nível interno e externo
- Metodologia e recomendações da NP 4460-1:2007 Ética nas Organizações
Formador
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