Ética, integridade e transparência na prevenção da fraude e da corrupção

Ética, integridade e transparência na prevenção da fraude e da corrupção

No âmbito da prevenção da fraude e da corrupção, é responsabilidade de todos os gestores (públicos ou privados) criar e desenvolver uma cultura organizacional assente em princípios éticos, numa conduta íntegra e na transparência, cumprindo as exigências do Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC) e pondo em prática as medidas definidas pela Estratégia Nacional Anticorrupção 2025-2028.

Esta formação visa capacitar gestores a promover e implementar práticas éticas e de prevenção da corrupção, fortalecendo a integridade organizacional e a conformidade com regulamentos anticorrupção.

  • Entender o conceito de ética
  • Conhecer e aplicar as disposições do Regime Geral de Prevenção da Corrupção e as medidas da Estratégia Nacional Anticorrupção 2025-2028
  • Definir um plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas
  • Desenvolver um código de ética e conduta
  • Administrar e tratar denúncias de forma confidencial e imparcial
  • Elaborar relatórios de ética
  • Definir sistema de monitorização, verificação e melhoria contínua

14 horas

O CONCEITO DE ÉTICA

  • Ética, integridade, honestidade, responsabilidade e transparência
  • Corrupção, suborno, conflito de interesses e sigilo profissional
  • A ética do indivíduo vs a ética na organização
  • Valores e princípios: valores pessoais, o sistema de valores da organização
  • Conduta: padrão pessoal vs padrão organizacional
  • Dificuldades de aplicação de uma conduta ética
  • Questões e dúvidas éticas, como dar resposta
  • Ética na gestão
    • Instrumentos de referência que podem ser utilizados na gestão
    • Alinhamento entre políticas internas e externas
    • Responsabilidade social

 

ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO: DISPOSIÇÕES E PRINCÍPIOS GERAIS

  • Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC)
  • Estratégia Nacional Anticorrupção 2025-2028

 

PPRCIC – PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS

  • Identificação de riscos e de situações potenciadoras de riscos
    • Os conflitos de interesse
  • Definição de medidas preventivas de controlo e ações corretivas
    • Estratégias para prevenir e resolver conflitos de interesse de forma transparente e imparcial
  • Identificação de mecanismos de monitorização e revisão
  • Identificação de responsabilidades

 

DESENVOLVIMENTO DE UM CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA

  • Estrutura e conteúdo: princípios éticos, valores, espectativas e normas de conduta
  • Identificação das partes Interessadas (internas e externas) que serão afetadas pelo código de ética e de conduta
  • Procedimentos de implementação e comunicação regular a todos os níveis da organização
  • Exemplos de códigos de ética e de conduta

 

ADMINISTRAÇÃO E TRATAMENTO DE DENÚNCIAS

  • Criação de canais internos para que os colaboradores possam denunciar, de forma segura e confidencial
  • Procedimentos para receber, analisar e investigar denúncias de forma ética e eficiente
  • Garantia de confidencialidade e proteção dos denunciantes
  • Estratégias e práticas recomendadas para o tratamento justo e imparcial das denúncias

 

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS ÉTICOS

  • Critérios para a preparação de relatórios que transmitam informações relevantes e precisas sobre questões éticas (relatórios de sustentabilidade e de corporate governance, por exemplo)
  • Importância da clareza, objetividade e imparcialidade na elaboração de relatórios éticos

 

MONITORIZAÇÃO, VERIFICAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA

  • Definir indicadores e metas para o desempenho ético na organização
  • Definir sistemas de auditoria e controlo
  • Recolher, registar e tratar situações-problema/denúncias
  • Divulgação do desempenho ético a nível interno e externo
  • Metodologia e recomendações da NP 4460-1:2007 Ética nas Organizações

Objetivos

  • Entender o conceito de ética
  • Conhecer e aplicar as disposições do Regime Geral de Prevenção da Corrupção e as medidas da Estratégia Nacional Anticorrupção 2025-2028
  • Definir um plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas
  • Desenvolver um código de ética e conduta
  • Administrar e tratar denúncias de forma confidencial e imparcial
  • Elaborar relatórios de ética
  • Definir sistema de monitorização, verificação e melhoria contínua

Duração

14 horas

Programa

O CONCEITO DE ÉTICA

  • Ética, integridade, honestidade, responsabilidade e transparência
  • Corrupção, suborno, conflito de interesses e sigilo profissional
  • A ética do indivíduo vs a ética na organização
  • Valores e princípios: valores pessoais, o sistema de valores da organização
  • Conduta: padrão pessoal vs padrão organizacional
  • Dificuldades de aplicação de uma conduta ética
  • Questões e dúvidas éticas, como dar resposta
  • Ética na gestão
    • Instrumentos de referência que podem ser utilizados na gestão
    • Alinhamento entre políticas internas e externas
    • Responsabilidade social

 

ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO: DISPOSIÇÕES E PRINCÍPIOS GERAIS

  • Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC)
  • Estratégia Nacional Anticorrupção 2025-2028

 

PPRCIC – PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS

  • Identificação de riscos e de situações potenciadoras de riscos
    • Os conflitos de interesse
  • Definição de medidas preventivas de controlo e ações corretivas
    • Estratégias para prevenir e resolver conflitos de interesse de forma transparente e imparcial
  • Identificação de mecanismos de monitorização e revisão
  • Identificação de responsabilidades

 

DESENVOLVIMENTO DE UM CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA

  • Estrutura e conteúdo: princípios éticos, valores, espectativas e normas de conduta
  • Identificação das partes Interessadas (internas e externas) que serão afetadas pelo código de ética e de conduta
  • Procedimentos de implementação e comunicação regular a todos os níveis da organização
  • Exemplos de códigos de ética e de conduta

 

ADMINISTRAÇÃO E TRATAMENTO DE DENÚNCIAS

  • Criação de canais internos para que os colaboradores possam denunciar, de forma segura e confidencial
  • Procedimentos para receber, analisar e investigar denúncias de forma ética e eficiente
  • Garantia de confidencialidade e proteção dos denunciantes
  • Estratégias e práticas recomendadas para o tratamento justo e imparcial das denúncias

 

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS ÉTICOS

  • Critérios para a preparação de relatórios que transmitam informações relevantes e precisas sobre questões éticas (relatórios de sustentabilidade e de corporate governance, por exemplo)
  • Importância da clareza, objetividade e imparcialidade na elaboração de relatórios éticos

 

MONITORIZAÇÃO, VERIFICAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA

  • Definir indicadores e metas para o desempenho ético na organização
  • Definir sistemas de auditoria e controlo
  • Recolher, registar e tratar situações-problema/denúncias
  • Divulgação do desempenho ético a nível interno e externo
  • Metodologia e recomendações da NP 4460-1:2007 Ética nas Organizações

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