FORMAÇÃO ON THE JOB

Formação on the job
11
Set

Consiga tirar todo o partido das vantagens da formação on the job – simplicidade, baixo custo, produtividade e apreensão de conceitos imediatas. Parece tudo perfeito, mas há algo que não pode mesmo falhar: o formador. Esta formação confere as aptidões certas para qualquer formador on the job.

  • Identificar as especificidades da formação on the job para potenciar as suas capacidades de formador
  • Utilizar técnicas específicas de formação no contexto on the job
  • Saber quais os métodos e técnicas a utilizar
  • Otimizar a comunicação verbal e não-verbal
  • Saber dar feedback em contexto on the job

Formação prática que visa dotar os participantes a estarem preparados para realizar a formações on job nas suas organizações. Realização de autoscopias de modo a que os formandos consigam integrar as competências desenvolvidas durante a ação.

AUTOCONHECIMENTO ENQUANTO FORMADOR: COMO MAXIMIZAR OS PONTOS FORTES E MINIMIZAR OS PONTOS FRACOS?

  • Conhecer o perfil do mau formador
  • Potenciar as suas capacidades de comunicação como formador
  • Identificar os seus pontos fortes e a desenvolver
  • Gerir a ação de formação tendo em conta os formandos como colegas

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE FORMAÇÃO PARA FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ON THE JOB

 

O CICLO DA FORMAÇÃO

  • Diagnosticar necessidades do público-alvo da ação
  • Definir objetivos de aprendizagem e planear a sessão
  • Preparar ação de formação: organizar o conteúdo: recolha e seleção da informação
  • Facilitar a ação de formação
  • Avaliar a ação de formação: avaliar o processo formativo e o seu impacto nos desempenhos profissionais

 

O CONTEXTO DA FORMAÇÃO: ON JOB E ONE-TO-ONE OU PARA GRUPOS – COMO CAUSAR IMPACTO

  • Adequar a ação ao espaço físico disponível
  • Adotar uma atitude positiva e de confiança perante o(s) formando(s)
  • Comunicar para persuadir:
    • A voz e o corpo: a importância da entoação; A postura corporal; Os gestos e o movimento
    • A magia da linguagem verbal e o seu impacto no processo de desenvolvimento de competências
    • A comunicação verbal e não-verbal: como otimizar os recursos pessoais na formação one-to-one ou para grupos
    • Técnicas de feedback
  • Captar e manter a atenção dos formandos: estabelecer rapport e liderar o processo de comunicação
  • Responder às questões colocadas: utilizar a escuta e reformulação

Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

Carla Milhano – Formadora e consultora da área comportamental

Senior Trainer com mais de 15 anos de experiência em formação, sendo especialista nas áreas da Motivação, Bem-estar, Gestão de Tempo, Gestão de Conflitos, Gestão de Stress, Liderança, Comunicação, Trabalho em Equipa, Gestão de Reclamações, Desenvolvimento pessoal e aprendizagem, formação de formadores. Licenciada em Psicologia Clinica, pela FPCE-UL. Psicóloga Clinica com especialização no âmbito das Terapias Cognitivo Comportamentais, e com um mestrado em Psicologia na área de Stress e Bem Estar.

Objetivos da formação Formação on the job

  • Identificar as especificidades da formação on the job para potenciar as suas capacidades de formador
  • Utilizar técnicas específicas de formação no contexto on the job
  • Saber quais os métodos e técnicas a utilizar
  • Otimizar a comunicação verbal e não-verbal
  • Saber dar feedback em contexto on the job

Metodologia da formação Formação on the job

Formação prática que visa dotar os participantes a estarem preparados para realizar a formações on job nas suas organizações. Realização de autoscopias de modo a que os formandos consigam integrar as competências desenvolvidas durante a ação.

Programa

AUTOCONHECIMENTO ENQUANTO FORMADOR: COMO MAXIMIZAR OS PONTOS FORTES E MINIMIZAR OS PONTOS FRACOS?

  • Conhecer o perfil do mau formador
  • Potenciar as suas capacidades de comunicação como formador
  • Identificar os seus pontos fortes e a desenvolver
  • Gerir a ação de formação tendo em conta os formandos como colegas

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE FORMAÇÃO PARA FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ON THE JOB

 

O CICLO DA FORMAÇÃO

  • Diagnosticar necessidades do público-alvo da ação
  • Definir objetivos de aprendizagem e planear a sessão
  • Preparar ação de formação: organizar o conteúdo: recolha e seleção da informação
  • Facilitar a ação de formação
  • Avaliar a ação de formação: avaliar o processo formativo e o seu impacto nos desempenhos profissionais

 

O CONTEXTO DA FORMAÇÃO: ON JOB E ONE-TO-ONE OU PARA GRUPOS – COMO CAUSAR IMPACTO

  • Adequar a ação ao espaço físico disponível
  • Adotar uma atitude positiva e de confiança perante o(s) formando(s)
  • Comunicar para persuadir:
    • A voz e o corpo: a importância da entoação; A postura corporal; Os gestos e o movimento
    • A magia da linguagem verbal e o seu impacto no processo de desenvolvimento de competências
    • A comunicação verbal e não-verbal: como otimizar os recursos pessoais na formação one-to-one ou para grupos
    • Técnicas de feedback
  • Captar e manter a atenção dos formandos: estabelecer rapport e liderar o processo de comunicação
  • Responder às questões colocadas: utilizar a escuta e reformulação

Duração

Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

Formador

Carla Milhano – Formadora e consultora da área comportamental

Senior Trainer com mais de 15 anos de experiência em formação, sendo especialista nas áreas da Motivação, Bem-estar, Gestão de Tempo, Gestão de Conflitos, Gestão de Stress, Liderança, Comunicação, Trabalho em Equipa, Gestão de Reclamações, Desenvolvimento pessoal e aprendizagem, formação de formadores. Licenciada em Psicologia Clinica, pela FPCE-UL. Psicóloga Clinica com especialização no âmbito das Terapias Cognitivo Comportamentais, e com um mestrado em Psicologia na área de Stress e Bem Estar.

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