FORMAÇÃO ON THE JOB
- Formação para Formadores
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Consiga tirar todo o partido das vantagens da formação on the job – simplicidade, baixo custo, produtividade e apreensão de conceitos imediatas. Parece tudo perfeito, mas há algo que não pode mesmo falhar: o formador. Esta formação confere as aptidões certas para qualquer formador on the job.
- Identificar as especificidades da formação on the job para potenciar as suas capacidades de formador
- Utilizar técnicas específicas de formação no contexto on the job
- Saber quais os métodos e técnicas a utilizar
- Otimizar a comunicação verbal e não-verbal
- Saber dar feedback em contexto on the job
Formação prática que visa dotar os participantes a estarem preparados para realizar a formações on job nas suas organizações. Realização de autoscopias de modo a que os formandos consigam integrar as competências desenvolvidas durante a ação.
AUTOCONHECIMENTO ENQUANTO FORMADOR: COMO MAXIMIZAR OS PONTOS FORTES E MINIMIZAR OS PONTOS FRACOS?
- Conhecer o perfil do mau formador
- Potenciar as suas capacidades de comunicação como formador
- Identificar os seus pontos fortes e a desenvolver
- Gerir a ação de formação tendo em conta os formandos como colegas
MÉTODOS E TÉCNICAS DE FORMAÇÃO PARA FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ON THE JOB
O CICLO DA FORMAÇÃO
- Diagnosticar necessidades do público-alvo da ação
- Definir objetivos de aprendizagem e planear a sessão
- Preparar ação de formação: organizar o conteúdo: recolha e seleção da informação
- Facilitar a ação de formação
- Avaliar a ação de formação: avaliar o processo formativo e o seu impacto nos desempenhos profissionais
O CONTEXTO DA FORMAÇÃO: ON JOB E ONE-TO-ONE OU PARA GRUPOS – COMO CAUSAR IMPACTO
- Adequar a ação ao espaço físico disponível
- Adotar uma atitude positiva e de confiança perante o(s) formando(s)
- Comunicar para persuadir:
- A voz e o corpo: a importância da entoação; A postura corporal; Os gestos e o movimento
- A magia da linguagem verbal e o seu impacto no processo de desenvolvimento de competências
- A comunicação verbal e não-verbal: como otimizar os recursos pessoais na formação one-to-one ou para grupos
- Técnicas de feedback
- Captar e manter a atenção dos formandos: estabelecer rapport e liderar o processo de comunicação
- Responder às questões colocadas: utilizar a escuta e reformulação
Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
Carla Milhano – Formadora e consultora da área comportamental
Senior Trainer com mais de 15 anos de experiência em formação, sendo especialista nas áreas da Motivação, Bem-estar, Gestão de Tempo, Gestão de Conflitos, Gestão de Stress, Liderança, Comunicação, Trabalho em Equipa, Gestão de Reclamações, Desenvolvimento pessoal e aprendizagem, formação de formadores. Licenciada em Psicologia Clinica, pela FPCE-UL. Psicóloga Clinica com especialização no âmbito das Terapias Cognitivo Comportamentais, e com um mestrado em Psicologia na área de Stress e Bem Estar.
Objetivos da formação Formação on the job
- Identificar as especificidades da formação on the job para potenciar as suas capacidades de formador
- Utilizar técnicas específicas de formação no contexto on the job
- Saber quais os métodos e técnicas a utilizar
- Otimizar a comunicação verbal e não-verbal
- Saber dar feedback em contexto on the job
Metodologia da formação Formação on the job
Formação prática que visa dotar os participantes a estarem preparados para realizar a formações on job nas suas organizações. Realização de autoscopias de modo a que os formandos consigam integrar as competências desenvolvidas durante a ação.
Programa
AUTOCONHECIMENTO ENQUANTO FORMADOR: COMO MAXIMIZAR OS PONTOS FORTES E MINIMIZAR OS PONTOS FRACOS?
- Conhecer o perfil do mau formador
- Potenciar as suas capacidades de comunicação como formador
- Identificar os seus pontos fortes e a desenvolver
- Gerir a ação de formação tendo em conta os formandos como colegas
MÉTODOS E TÉCNICAS DE FORMAÇÃO PARA FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ON THE JOB
O CICLO DA FORMAÇÃO
- Diagnosticar necessidades do público-alvo da ação
- Definir objetivos de aprendizagem e planear a sessão
- Preparar ação de formação: organizar o conteúdo: recolha e seleção da informação
- Facilitar a ação de formação
- Avaliar a ação de formação: avaliar o processo formativo e o seu impacto nos desempenhos profissionais
O CONTEXTO DA FORMAÇÃO: ON JOB E ONE-TO-ONE OU PARA GRUPOS – COMO CAUSAR IMPACTO
- Adequar a ação ao espaço físico disponível
- Adotar uma atitude positiva e de confiança perante o(s) formando(s)
- Comunicar para persuadir:
- A voz e o corpo: a importância da entoação; A postura corporal; Os gestos e o movimento
- A magia da linguagem verbal e o seu impacto no processo de desenvolvimento de competências
- A comunicação verbal e não-verbal: como otimizar os recursos pessoais na formação one-to-one ou para grupos
- Técnicas de feedback
- Captar e manter a atenção dos formandos: estabelecer rapport e liderar o processo de comunicação
- Responder às questões colocadas: utilizar a escuta e reformulação
Duração
Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
Formador
Carla Milhano – Formadora e consultora da área comportamental
Senior Trainer com mais de 15 anos de experiência em formação, sendo especialista nas áreas da Motivação, Bem-estar, Gestão de Tempo, Gestão de Conflitos, Gestão de Stress, Liderança, Comunicação, Trabalho em Equipa, Gestão de Reclamações, Desenvolvimento pessoal e aprendizagem, formação de formadores. Licenciada em Psicologia Clinica, pela FPCE-UL. Psicóloga Clinica com especialização no âmbito das Terapias Cognitivo Comportamentais, e com um mestrado em Psicologia na área de Stress e Bem Estar.
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