TRAIN THE TRAINERS
- Formação para Formadores
- 0 (Registered)
Saber como preparar uma sessão de formação e como causar impacto enquanto formador é essencial para que os formandos tirem o melhor partido da formação. A formação Train the Trainers é dirigida a todos os formadores que desejem melhorar as suas capacidades de comunicação e técnicas pedagógicas.
- Reconhecer a importância do autoconhecimento enquanto formador
- Saber como potenciar as suas capacidades de comunicação enquanto formador – como maximizar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos
- Utilizar técnicas de gestão das emoções no contexto da formação
- Preparar uma formação tendo em conta as especificidades do grupo e os objetivos da formação
- Saber como causar impacto e interagir com o formando ou grupo de formandos
- Utilizar técnicas para desenvolver uma relação pedagógica positiva
- Utilizar as competências de comunicação verbal e não verbal, captando a atenção dos formandos e facilitando o processo de aprendizagem e mudança
- Gerir situações desafiantes, contornando objeções e diferentes formandos e/ou grupos de formandos
Realização de atividades e exercícios de grupo e de decisão em equipa, que permitem não só criar uma consciencialização e mobilização de todos, que favoreçam a descoberta e que facilitem o seu desempenho.
AUTOCONHECIMENTO ENQUANTO FORMADOR: COMO MAXIMIZAR OS PONTOS FORTES E MINIMIZAR OS PONTOS FRACOS?
- Conhecer os erros típicos de um mau formador
- Potenciar as suas capacidades de comunicação como formador
- Identificar os seus pontos fortes e fracos
A GESTÃO EMOCIONAL DURANTE A FORMAÇÃO
- Libertar-se das inibições e tensões que bloqueiam a comunicação
- Gerir a formação tendo como formandos os colegas
- Conseguir o distanciamento necessário do ambiente da empresa para dar formação
AS ESPECIFICIDADES DA COMUNICAÇÃO EM DIFERENTES TIPOS DE GRUPO
- Gerir grandes grupos e pequenos grupos
- Gerir grupos muito participativos e grupos passivos
- Técnicas para se preparar para os vários cenários
A PREPARAÇÃO DE UMA SESSÃO DE FORMAÇÃO
- O espaço físico
- Saber definir a finalidade da comunicação
- Organizar o conteúdo: recolha e seleção da informação
- Gerir o tempo da formação: o equilíbrio entre a teoria e as dinâmicas de grupo
CAUSAR IMPACTO: COMO GERIR A INTERAÇÃO COM OS FORMANDOS
- Iniciar uma formação: icebreakers, warmups, energizers, etc.
- Adotar uma atitude positiva e de confiança perante os formandos
- A comunicação verbal e não-verbal: como otimizar os recursos pessoais na formação
- Comunicar para desenvolver:
- A voz e o corpo: a importância da entoação; A postura corporal; a expressão facial, os gestos e o movimento
- A magia da linguagem verbal e o seu impacto no processo de desenvolvimento de competências
- Técnicas de feedback
- Captar e manter a atenção dos formandos: estabelecer rapport e liderar o processo de comunicação
- Responder às questões colocadas: utilizar as técnicas da escuta e reformulação
- Gerir situações desafiantes em formação
No final da ação sugerimos que cada participante elabore um plano de ação individual, identificando os aspetos que se propõe a implementar
Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!
Percurso de formação com o objetivo de desenvolver competências de comunicação e desenvolvimento pedagógico dos formadores-tutores internos nas equipas que estão no contato com clientes.
Objetivos da formação Train the Trainers
- Reconhecer a importância do autoconhecimento enquanto formador
- Saber como potenciar as suas capacidades de comunicação enquanto formador – como maximizar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos
- Utilizar técnicas de gestão das emoções no contexto da formação
- Preparar uma formação tendo em conta as especificidades do grupo e os objetivos da formação
- Saber como causar impacto e interagir com o formando ou grupo de formandos
- Utilizar técnicas para desenvolver uma relação pedagógica positiva
- Utilizar as competências de comunicação verbal e não verbal, captando a atenção dos formandos e facilitando o processo de aprendizagem e mudança
- Gerir situações desafiantes, contornando objeções e diferentes formandos e/ou grupos de formandos
Metodologia da formação Train the Trainers
Realização de atividades e exercícios de grupo e de decisão em equipa, que permitem não só criar uma consciencialização e mobilização de todos, que favoreçam a descoberta e que facilitem o seu desempenho.
Programa formação Train the Trainers
AUTOCONHECIMENTO ENQUANTO FORMADOR: COMO MAXIMIZAR OS PONTOS FORTES E MINIMIZAR OS PONTOS FRACOS?
- Conhecer os erros típicos de um mau formador
- Potenciar as suas capacidades de comunicação como formador
- Identificar os seus pontos fortes e fracos
A GESTÃO EMOCIONAL DURANTE A FORMAÇÃO
- Libertar-se das inibições e tensões que bloqueiam a comunicação
- Gerir a formação tendo como formandos os colegas
- Conseguir o distanciamento necessário do ambiente da empresa para dar formação
AS ESPECIFICIDADES DA COMUNICAÇÃO EM DIFERENTES TIPOS DE GRUPO
- Gerir grandes grupos e pequenos grupos
- Gerir grupos muito participativos e grupos passivos
- Técnicas para se preparar para os vários cenários
A PREPARAÇÃO DE UMA SESSÃO DE FORMAÇÃO
- O espaço físico
- Saber definir a finalidade da comunicação
- Organizar o conteúdo: recolha e seleção da informação
- Gerir o tempo da formação: o equilíbrio entre a teoria e as dinâmicas de grupo
CAUSAR IMPACTO: COMO GERIR A INTERAÇÃO COM OS FORMANDOS
- Iniciar uma formação: icebreakers, warmups, energizers, etc.
- Adotar uma atitude positiva e de confiança perante os formandos
- A comunicação verbal e não-verbal: como otimizar os recursos pessoais na formação
- Comunicar para desenvolver:
- A voz e o corpo: a importância da entoação; A postura corporal; a expressão facial, os gestos e o movimento
- A magia da linguagem verbal e o seu impacto no processo de desenvolvimento de competências
- Técnicas de feedback
- Captar e manter a atenção dos formandos: estabelecer rapport e liderar o processo de comunicação
- Responder às questões colocadas: utilizar as técnicas da escuta e reformulação
- Gerir situações desafiantes em formação
No final da ação sugerimos que cada participante elabore um plano de ação individual, identificando os aspetos que se propõe a implementar
Duração
Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
Formador
Business Case
São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!
Percurso de formação com o objetivo de desenvolver competências de comunicação e desenvolvimento pedagógico dos formadores-tutores internos nas equipas que estão no contato com clientes.
Cursos Relacionados
FORMAÇÕES À MEDIDA
Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados