TRAIN THE TRAINERS

train the trainers
01
Mai

Saber como preparar uma sessão de formação e como causar impacto enquanto formador é essencial para que os formandos tirem o melhor partido da formação. A formação Train the Trainers é dirigida a todos os formadores que desejem melhorar as suas capacidades de comunicação e técnicas pedagógicas.

  • Reconhecer a importância do autoconhecimento enquanto formador
  • Saber como potenciar as suas capacidades de comunicação enquanto formador – como maximizar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos
  • Utilizar técnicas de gestão das emoções no contexto da formação
  • Preparar uma formação tendo em conta as especificidades do grupo e os objetivos da formação
  • Saber como causar impacto e interagir com o formando ou grupo de formandos
  • Utilizar técnicas para desenvolver uma relação pedagógica positiva
  • Utilizar as competências de comunicação verbal e não verbal, captando a atenção dos formandos e facilitando o processo de aprendizagem e mudança
  • Gerir situações desafiantes, contornando objeções e diferentes formandos e/ou grupos de formandos

Realização de atividades e exercícios de grupo e de decisão em equipa, que permitem não só criar uma consciencialização e mobilização de todos, que favoreçam a descoberta e que facilitem o seu desempenho.

AUTOCONHECIMENTO ENQUANTO FORMADOR: COMO MAXIMIZAR OS PONTOS FORTES E MINIMIZAR OS PONTOS FRACOS?

  • Conhecer os erros típicos de um mau formador
  • Potenciar as suas capacidades de comunicação como formador
  • Identificar os seus pontos fortes e fracos

 

A GESTÃO EMOCIONAL DURANTE A FORMAÇÃO

  • Libertar-se das inibições e tensões que bloqueiam a comunicação
  • Gerir a formação tendo como formandos os colegas
  • Conseguir o distanciamento necessário do ambiente da empresa para dar formação

 

AS ESPECIFICIDADES DA COMUNICAÇÃO EM DIFERENTES TIPOS DE GRUPO

  • Gerir grandes grupos e pequenos grupos
  • Gerir grupos muito participativos e grupos passivos
  • Técnicas para se preparar para os vários cenários

 

A PREPARAÇÃO DE UMA SESSÃO DE FORMAÇÃO

  • O espaço físico
  • Saber definir a finalidade da comunicação
  • Organizar o conteúdo: recolha e seleção da informação
  • Gerir o tempo da formação: o equilíbrio entre a teoria e as dinâmicas de grupo

 

CAUSAR IMPACTO: COMO GERIR A INTERAÇÃO COM OS FORMANDOS

  • Iniciar uma formação: icebreakers, warmups, energizers, etc.
  • Adotar uma atitude positiva e de confiança perante os formandos
  • A comunicação verbal e não-verbal: como otimizar os recursos pessoais na formação
  • Comunicar para desenvolver:
  • A voz e o corpo: a importância da entoação; A postura corporal; a expressão facial, os gestos e o movimento
  • A magia da linguagem verbal e o seu impacto no processo de desenvolvimento de competências
  • Técnicas de feedback
  • Captar e manter a atenção dos formandos: estabelecer rapport e liderar o processo de comunicação
  • Responder às questões colocadas: utilizar as técnicas da escuta e reformulação
  • Gerir situações desafiantes em formação

 

No final da ação sugerimos que cada participante elabore um plano de ação individual, identificando os aspetos que se propõe a implementar

Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!

 

Business Cases formação e consultoria

Percurso de formação com o objetivo de desenvolver competências de comunicação e desenvolvimento pedagógico dos formadores-tutores internos nas equipas que estão no contato com clientes.

Objetivos da formação Train the Trainers

  • Reconhecer a importância do autoconhecimento enquanto formador
  • Saber como potenciar as suas capacidades de comunicação enquanto formador – como maximizar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos
  • Utilizar técnicas de gestão das emoções no contexto da formação
  • Preparar uma formação tendo em conta as especificidades do grupo e os objetivos da formação
  • Saber como causar impacto e interagir com o formando ou grupo de formandos
  • Utilizar técnicas para desenvolver uma relação pedagógica positiva
  • Utilizar as competências de comunicação verbal e não verbal, captando a atenção dos formandos e facilitando o processo de aprendizagem e mudança
  • Gerir situações desafiantes, contornando objeções e diferentes formandos e/ou grupos de formandos

Metodologia da formação Train the Trainers

Realização de atividades e exercícios de grupo e de decisão em equipa, que permitem não só criar uma consciencialização e mobilização de todos, que favoreçam a descoberta e que facilitem o seu desempenho.

Programa

AUTOCONHECIMENTO ENQUANTO FORMADOR: COMO MAXIMIZAR OS PONTOS FORTES E MINIMIZAR OS PONTOS FRACOS?

  • Conhecer os erros típicos de um mau formador
  • Potenciar as suas capacidades de comunicação como formador
  • Identificar os seus pontos fortes e fracos

 

A GESTÃO EMOCIONAL DURANTE A FORMAÇÃO

  • Libertar-se das inibições e tensões que bloqueiam a comunicação
  • Gerir a formação tendo como formandos os colegas
  • Conseguir o distanciamento necessário do ambiente da empresa para dar formação

 

AS ESPECIFICIDADES DA COMUNICAÇÃO EM DIFERENTES TIPOS DE GRUPO

  • Gerir grandes grupos e pequenos grupos
  • Gerir grupos muito participativos e grupos passivos
  • Técnicas para se preparar para os vários cenários

 

A PREPARAÇÃO DE UMA SESSÃO DE FORMAÇÃO

  • O espaço físico
  • Saber definir a finalidade da comunicação
  • Organizar o conteúdo: recolha e seleção da informação
  • Gerir o tempo da formação: o equilíbrio entre a teoria e as dinâmicas de grupo

 

CAUSAR IMPACTO: COMO GERIR A INTERAÇÃO COM OS FORMANDOS

  • Iniciar uma formação: icebreakers, warmups, energizers, etc.
  • Adotar uma atitude positiva e de confiança perante os formandos
  • A comunicação verbal e não-verbal: como otimizar os recursos pessoais na formação
  • Comunicar para desenvolver:
  • A voz e o corpo: a importância da entoação; A postura corporal; a expressão facial, os gestos e o movimento
  • A magia da linguagem verbal e o seu impacto no processo de desenvolvimento de competências
  • Técnicas de feedback
  • Captar e manter a atenção dos formandos: estabelecer rapport e liderar o processo de comunicação
  • Responder às questões colocadas: utilizar as técnicas da escuta e reformulação
  • Gerir situações desafiantes em formação

 

No final da ação sugerimos que cada participante elabore um plano de ação individual, identificando os aspetos que se propõe a implementar

Duração

Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

Formador

Business Case

São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!

 

Business Cases formação e consultoria

Percurso de formação com o objetivo de desenvolver competências de comunicação e desenvolvimento pedagógico dos formadores-tutores internos nas equipas que estão no contato com clientes.

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