PLEASE COMPLAIN – GESTÃO DE RECLAMAÇÕES

PLEASE COMPLAIN – GESTÃO DE RECLAMAÇOES
01
Mai

A gestão de reclamações é um assunto sensível para todos os profissionais de Atendimento e Relação Cliente: saber contornar o conflito com o cliente, fidelizando-o. Porém, isto não está ao alcance de todos e a formação Please Complain – Gestão de Reclamações, ajuda a lidar melhor com o stress e com as reclamações dos clientes. Desenvolva a sua gestão de conflitos através desta formação, aprendendo qual o melhor comportamento e forma de comunicar a adotar numa situação de reclamação.

  • Utilizar técnicas de feedback como ferramenta de gestão
  • Analisar rapidamente a reclamação
  • Propor uma solução que convença o cliente
  • Gerir o stress e os conflitos

Exercícios práticos com aplicação direta em ambiente profissional.

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA GESTÃO DE RECLAMAÇÕES EFICAZ

  • Conceito de reclamação
  • Como identificar e interpretar as situações de reclamação
  • A gestão de expetativas e as motivações do cliente
  • Gerir o processo de reclamação (teoria e prática)
  • Classificação e metodologias a adotar

 

A GESTÃO DE RECLAMAÇÕES COMO FORMA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DE INSATISFAÇÃO

  • Organização do tratamento de reclamações
    – Planeamento
    – Análise e tratamento
    – Comunicação  da resposta/solução
    – Gestão eficaz do tempo de resolução
    – Avaliação global do processo
    – Erros a evitar
  • Como melhorar os processos já existentes
  • Avaliação da eficácia dos processos de tratamento de reclamações

 

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE RECLAMAÇÕES NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

  • Como fidelizar através de uma reclamação
  •  A resposta eficaz, motivadora de satisfação
  •  A reclamação como uma oportunidade de avaliação dos serviços
  • O processo de reconquista do cliente insatisfeito

 

ENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DE RECLAMAÇÕES

  • Como envolver todas as áreas da organização nos processos
  • A importância da formação adequada
  • Minimizar o efeito negativo da reclamação nos colaboradores
  • A avaliação e partilha de resultados
  • A reclamação como forma de avaliação de produtos e serviços

 

CANAIS DE RECEÇÃO E GESTÃO DE RECLAMAÇÕES: OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO

 

COMPORTAMENTOS E FORMAS DE COMUNICAR

  •  Comportamentos a adotar em situações de reclamação
  • Estratégias de comunicação a aplicar
  • Gerir a insatisfação e a desmotivação
    – Dos clientes
    – Dos colaboradores

Duração 7 horas

Sónia Karitsis

É formadora Sénior nas áreas da Liderança & Management, Desenvolvimento Pessoal, Vendas e Relação com o Cliente.
É especialista na facilitação e treino de competências relacionais e de gestão de recursos humanos em contextos organizacionais diversos – retalho, indústria, banca e serviços.
Desde de 1997 está ligada ao setor da formação assumindo funções variadas, desde a coordenação técnico pedagógica, a gestão de projetos formativos, o diagnóstico, a execução, e o acompanhamento e medição do impacto da aprendizagem.
Desempenhou funções de Customer Service Manager em organizações nos setores Automóvel, Consultoria e RH.
Licenciada em Psicologia pelo ISPA.

Objetivos da formação em gestão de reclamações

  • Utilizar técnicas de feedback como ferramenta de gestão
  • Analisar rapidamente a reclamação
  • Propor uma solução que convença o cliente
  • Gerir o stress e os conflitos

Metodologia da formação em gestão de reclamações

Exercícios práticos com aplicação direta em ambiente profissional.

Programa

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA GESTÃO DE RECLAMAÇÕES EFICAZ

  • Conceito de reclamação
  • Como identificar e interpretar as situações de reclamação
  • A gestão de expetativas e as motivações do cliente
  • Gerir o processo de reclamação (teoria e prática)
  • Classificação e metodologias a adotar

 

A GESTÃO DE RECLAMAÇÕES COMO FORMA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DE INSATISFAÇÃO

  • Organização do tratamento de reclamações
    – Planeamento
    – Análise e tratamento
    – Comunicação  da resposta/solução
    – Gestão eficaz do tempo de resolução
    – Avaliação global do processo
    – Erros a evitar
  • Como melhorar os processos já existentes
  • Avaliação da eficácia dos processos de tratamento de reclamações

 

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE RECLAMAÇÕES NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

  • Como fidelizar através de uma reclamação
  •  A resposta eficaz, motivadora de satisfação
  •  A reclamação como uma oportunidade de avaliação dos serviços
  • O processo de reconquista do cliente insatisfeito

 

ENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DE RECLAMAÇÕES

  • Como envolver todas as áreas da organização nos processos
  • A importância da formação adequada
  • Minimizar o efeito negativo da reclamação nos colaboradores
  • A avaliação e partilha de resultados
  • A reclamação como forma de avaliação de produtos e serviços

 

CANAIS DE RECEÇÃO E GESTÃO DE RECLAMAÇÕES: OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO

 

COMPORTAMENTOS E FORMAS DE COMUNICAR

  •  Comportamentos a adotar em situações de reclamação
  • Estratégias de comunicação a aplicar
  • Gerir a insatisfação e a desmotivação
    – Dos clientes
    – Dos colaboradores

Duração

Duração 7 horas

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