PLEASE COMPLAIN – GESTÃO DE RECLAMAÇÕES
- Atendimento e Relação Cliente
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A gestão de reclamações é um assunto sensível para todos os profissionais de Atendimento e Relação Cliente: saber contornar o conflito com o cliente, fidelizando-o. Porém, isto não está ao alcance de todos e a formação Please Complain – Gestão de Reclamações, ajuda a lidar melhor com o stress e com as reclamações dos clientes. Desenvolva a sua gestão de conflitos através desta formação, aprendendo qual o melhor comportamento e forma de comunicar a adotar numa situação de reclamação.
- Utilizar técnicas de feedback como ferramenta de gestão
- Analisar rapidamente a reclamação
- Propor uma solução que convença o cliente
- Gerir o stress e os conflitos
Exercícios práticos com aplicação direta em ambiente profissional.
ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA GESTÃO DE RECLAMAÇÕES EFICAZ
- Conceito de reclamação
- Como identificar e interpretar as situações de reclamação
- A gestão de expetativas e as motivações do cliente
- Gerir o processo de reclamação (teoria e prática)
- Classificação e metodologias a adotar
A GESTÃO DE RECLAMAÇÕES COMO FORMA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DE INSATISFAÇÃO
- Organização do tratamento de reclamações
– Planeamento
– Análise e tratamento
– Comunicação da resposta/solução
– Gestão eficaz do tempo de resolução
– Avaliação global do processo
– Erros a evitar - Como melhorar os processos já existentes
- Avaliação da eficácia dos processos de tratamento de reclamações
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE RECLAMAÇÕES NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
- Como fidelizar através de uma reclamação
- A resposta eficaz, motivadora de satisfação
- A reclamação como uma oportunidade de avaliação dos serviços
- O processo de reconquista do cliente insatisfeito
ENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DE RECLAMAÇÕES
- Como envolver todas as áreas da organização nos processos
- A importância da formação adequada
- Minimizar o efeito negativo da reclamação nos colaboradores
- A avaliação e partilha de resultados
- A reclamação como forma de avaliação de produtos e serviços
CANAIS DE RECEÇÃO E GESTÃO DE RECLAMAÇÕES: OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO
COMPORTAMENTOS E FORMAS DE COMUNICAR
- Comportamentos a adotar em situações de reclamação
- Estratégias de comunicação a aplicar
- Gerir a insatisfação e a desmotivação
– Dos clientes
– Dos colaboradores
Duração 7 horas
Sónia Karitsis
É formadora Sénior nas áreas da Liderança & Management, Desenvolvimento Pessoal, Vendas e Relação com o Cliente.
É especialista na facilitação e treino de competências relacionais e de gestão de recursos humanos em contextos organizacionais diversos – retalho, indústria, banca e serviços.
Desde de 1997 está ligada ao setor da formação assumindo funções variadas, desde a coordenação técnico pedagógica, a gestão de projetos formativos, o diagnóstico, a execução, e o acompanhamento e medição do impacto da aprendizagem.
Desempenhou funções de Customer Service Manager em organizações nos setores Automóvel, Consultoria e RH.
Licenciada em Psicologia pelo ISPA.
Objetivos da formação em gestão de reclamações
- Utilizar técnicas de feedback como ferramenta de gestão
- Analisar rapidamente a reclamação
- Propor uma solução que convença o cliente
- Gerir o stress e os conflitos
Metodologia da formação em gestão de reclamações
Exercícios práticos com aplicação direta em ambiente profissional.
Programa
ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA GESTÃO DE RECLAMAÇÕES EFICAZ
- Conceito de reclamação
- Como identificar e interpretar as situações de reclamação
- A gestão de expetativas e as motivações do cliente
- Gerir o processo de reclamação (teoria e prática)
- Classificação e metodologias a adotar
A GESTÃO DE RECLAMAÇÕES COMO FORMA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES DE INSATISFAÇÃO
- Organização do tratamento de reclamações
– Planeamento
– Análise e tratamento
– Comunicação da resposta/solução
– Gestão eficaz do tempo de resolução
– Avaliação global do processo
– Erros a evitar - Como melhorar os processos já existentes
- Avaliação da eficácia dos processos de tratamento de reclamações
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE RECLAMAÇÕES NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
- Como fidelizar através de uma reclamação
- A resposta eficaz, motivadora de satisfação
- A reclamação como uma oportunidade de avaliação dos serviços
- O processo de reconquista do cliente insatisfeito
ENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DE RECLAMAÇÕES
- Como envolver todas as áreas da organização nos processos
- A importância da formação adequada
- Minimizar o efeito negativo da reclamação nos colaboradores
- A avaliação e partilha de resultados
- A reclamação como forma de avaliação de produtos e serviços
CANAIS DE RECEÇÃO E GESTÃO DE RECLAMAÇÕES: OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO
COMPORTAMENTOS E FORMAS DE COMUNICAR
- Comportamentos a adotar em situações de reclamação
- Estratégias de comunicação a aplicar
- Gerir a insatisfação e a desmotivação
– Dos clientes
– Dos colaboradores
Duração
Duração 7 horas
Formador
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