GESTÃO DE COBRANÇAS E RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS

GESTÃO DE COBRANÇAS E RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS

Por vezes, a parte mais difícil da relação com o cliente não é conquistar a sua confiança, é fazê-lo pagar. A formação em Gestão de Cobranças e Recuperação de Créditos ajuda a saber como acelerar o pagamento dos clientes e a adaptar os argumentos a cada fase e cliente.

  • Utilizar técnicas de feedback como ferramenta de gestão
  • Compreender a relação entre o cliente e a empresa em caso de incobráveis
  • Estruturar a forma de enviar lembretes para solicitar o pagamento
  • Saber alternar entre o rigor e a compreensão
  • Adaptar os argumentos a cada fase e cliente

Elaboração de argumentos específicos baseados no setor e ambiente profissional dos participantes. Exercícios de role-play.

ACELERAR O PAGAMENTO DOS CLIENTES: UMA PRIORIDADE DA EMPRESA

  • Os principais aspetos financeiros e comerciais da gestão de cobranças
  • Procedimentos eficazes para gerir os incobráveis
  • Segmentar os clientes segundo o perfil (cliente público, cliente privado, maus pagadores, pagadores atrasados)
  • Estabelecer prioridades e organizar os lembretes que se enviam aos clientes
  • Variar as formas de contato e lembretes (telefone, correio, visitas, email, etc.)

 

ESTRUTURAR DE FORMA EFICAZ A CHAMADA PARA RECORDAR A GESTÃO DO PAGAMENTO

  • Entender o contexto do cliente e personalizar a chamada segundo a sua situação
  • Saber conduzir o cliente para que este reconheça a sua dívida
  • Fazer com que seja o próprio cliente a propor uma solução para o pagamento
  • Ser direto, sem ser autoritário e mostrar-se muito firme e com proposta planeada
  • Fechar bem o acordo, a forma e a duração do pagamento

 

ADAPTAR O DISCURSO EM FUNÇÃO DO COMPORTAMENTO DO CLIENTE E DE CADA SITUAÇÃO ESPECÍFICA

  • Distinguir os diferentes comportamentos de um cliente
  • Adaptar uma atitude adequada segundo um tipo de cliente: compreensivo, pedagogo, sério, direto, inflexível
  • Escolher bem as palavras e o tom de voz: formas de expressão
  • Gerir a agressividade e reações extremas

 

FAZER O SEGUIMENTO DOS CLIENTES

  • Elaborar uma agenda com os clientes já contatados e com os que se vão contatar pela primeira vez
  • Organizar e estruturar os contatos
  • Ser rápido e persistente, não se deixar desmotivar pelo atraso
  • Preparar e fazer o seguimento dos expedientes mais conflituosos
7 horas

Valdemar Pires, Especialista na área de relação com cliente

É consultor e formador desde 1998 nas áreas de comunicação, gestão da relação com o cliente, gestão de equipas, pessoas e projetos, relações públicas e organização de eventos.
Responsável pelo desenvolvimento e gestão de projetos em Portugal de projetos que envolvem marketing, advertising, content, targeting e posicionamento.
Fundador e Diretor de Estratégia da agência de advertising THE AD STORE PORTUGAL e do projeto de coworking COWORK SINTRA | VIRTUAL OFFICE.
Foi Coordenador de Projetos nas áreas de Plataformas Digitais & Website Management no setor da banca.
Professor convidado nas áreas de Marketing Digital, Customer Experience e E-Commerce Strategy no Instituto Superior de Gestão.
Licenciado em Arquitectura pela Universidade Lusófona.

Objetivos da formação Gestão de Cobranças e Recuperação de Créditos

  • Utilizar técnicas de feedback como ferramenta de gestão
  • Compreender a relação entre o cliente e a empresa em caso de incobráveis
  • Estruturar a forma de enviar lembretes para solicitar o pagamento
  • Saber alternar entre o rigor e a compreensão
  • Adaptar os argumentos a cada fase e cliente

Metodologia da formação Gestão de Cobranças e Recuperação de Créditos

Elaboração de argumentos específicos baseados no setor e ambiente profissional dos participantes. Exercícios de role-play.

Programa

ACELERAR O PAGAMENTO DOS CLIENTES: UMA PRIORIDADE DA EMPRESA

  • Os principais aspetos financeiros e comerciais da gestão de cobranças
  • Procedimentos eficazes para gerir os incobráveis
  • Segmentar os clientes segundo o perfil (cliente público, cliente privado, maus pagadores, pagadores atrasados)
  • Estabelecer prioridades e organizar os lembretes que se enviam aos clientes
  • Variar as formas de contato e lembretes (telefone, correio, visitas, email, etc.)

 

ESTRUTURAR DE FORMA EFICAZ A CHAMADA PARA RECORDAR A GESTÃO DO PAGAMENTO

  • Entender o contexto do cliente e personalizar a chamada segundo a sua situação
  • Saber conduzir o cliente para que este reconheça a sua dívida
  • Fazer com que seja o próprio cliente a propor uma solução para o pagamento
  • Ser direto, sem ser autoritário e mostrar-se muito firme e com proposta planeada
  • Fechar bem o acordo, a forma e a duração do pagamento

 

ADAPTAR O DISCURSO EM FUNÇÃO DO COMPORTAMENTO DO CLIENTE E DE CADA SITUAÇÃO ESPECÍFICA

  • Distinguir os diferentes comportamentos de um cliente
  • Adaptar uma atitude adequada segundo um tipo de cliente: compreensivo, pedagogo, sério, direto, inflexível
  • Escolher bem as palavras e o tom de voz: formas de expressão
  • Gerir a agressividade e reações extremas

 

FAZER O SEGUIMENTO DOS CLIENTES

  • Elaborar uma agenda com os clientes já contatados e com os que se vão contatar pela primeira vez
  • Organizar e estruturar os contatos
  • Ser rápido e persistente, não se deixar desmotivar pelo atraso
  • Preparar e fazer o seguimento dos expedientes mais conflituosos

Duração

7 horas

Formador

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