- Atendimento e Relação Cliente
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Por vezes, a parte mais difícil da relação com o cliente não é conquistar a sua confiança, é fazê-lo pagar. A formação em Gestão de Cobranças e Recuperação de Créditos ajuda a saber como acelerar o pagamento dos clientes e a adaptar os argumentos a cada fase e cliente.
- Utilizar técnicas de feedback como ferramenta de gestão
- Compreender a relação entre o cliente e a empresa em caso de incobráveis
- Estruturar a forma de enviar lembretes para solicitar o pagamento
- Saber alternar entre o rigor e a compreensão
- Adaptar os argumentos a cada fase e cliente
Elaboração de argumentos específicos baseados no setor e ambiente profissional dos participantes. Exercícios de role-play.
ACELERAR O PAGAMENTO DOS CLIENTES: UMA PRIORIDADE DA EMPRESA
- Os principais aspetos financeiros e comerciais da gestão de cobranças
- Procedimentos eficazes para gerir os incobráveis
- Segmentar os clientes segundo o perfil (cliente público, cliente privado, maus pagadores, pagadores atrasados)
- Estabelecer prioridades e organizar os lembretes que se enviam aos clientes
- Variar as formas de contato e lembretes (telefone, correio, visitas, email, etc.)
ESTRUTURAR DE FORMA EFICAZ A CHAMADA PARA RECORDAR A GESTÃO DO PAGAMENTO
- Entender o contexto do cliente e personalizar a chamada segundo a sua situação
- Saber conduzir o cliente para que este reconheça a sua dívida
- Fazer com que seja o próprio cliente a propor uma solução para o pagamento
- Ser direto, sem ser autoritário e mostrar-se muito firme e com proposta planeada
- Fechar bem o acordo, a forma e a duração do pagamento
ADAPTAR O DISCURSO EM FUNÇÃO DO COMPORTAMENTO DO CLIENTE E DE CADA SITUAÇÃO ESPECÍFICA
- Distinguir os diferentes comportamentos de um cliente
- Adaptar uma atitude adequada segundo um tipo de cliente: compreensivo, pedagogo, sério, direto, inflexível
- Escolher bem as palavras e o tom de voz: formas de expressão
- Gerir a agressividade e reações extremas
FAZER O SEGUIMENTO DOS CLIENTES
- Elaborar uma agenda com os clientes já contatados e com os que se vão contatar pela primeira vez
- Organizar e estruturar os contatos
- Ser rápido e persistente, não se deixar desmotivar pelo atraso
- Preparar e fazer o seguimento dos expedientes mais conflituosos
Valdemar Pires, Especialista na área de relação com cliente
É consultor e formador desde 1998 nas áreas de comunicação, gestão da relação com o cliente, gestão de equipas, pessoas e projetos, relações públicas e organização de eventos.
Responsável pelo desenvolvimento e gestão de projetos em Portugal de projetos que envolvem marketing, advertising, content, targeting e posicionamento.
Fundador e Diretor de Estratégia da agência de advertising THE AD STORE PORTUGAL e do projeto de coworking COWORK SINTRA | VIRTUAL OFFICE.
Foi Coordenador de Projetos nas áreas de Plataformas Digitais & Website Management no setor da banca.
Professor convidado nas áreas de Marketing Digital, Customer Experience e E-Commerce Strategy no Instituto Superior de Gestão.
Licenciado em Arquitectura pela Universidade Lusófona.
Objetivos da formação Gestão de Cobranças e Recuperação de Créditos
- Utilizar técnicas de feedback como ferramenta de gestão
- Compreender a relação entre o cliente e a empresa em caso de incobráveis
- Estruturar a forma de enviar lembretes para solicitar o pagamento
- Saber alternar entre o rigor e a compreensão
- Adaptar os argumentos a cada fase e cliente
Metodologia da formação Gestão de Cobranças e Recuperação de Créditos
Elaboração de argumentos específicos baseados no setor e ambiente profissional dos participantes. Exercícios de role-play.
Programa
ACELERAR O PAGAMENTO DOS CLIENTES: UMA PRIORIDADE DA EMPRESA
- Os principais aspetos financeiros e comerciais da gestão de cobranças
- Procedimentos eficazes para gerir os incobráveis
- Segmentar os clientes segundo o perfil (cliente público, cliente privado, maus pagadores, pagadores atrasados)
- Estabelecer prioridades e organizar os lembretes que se enviam aos clientes
- Variar as formas de contato e lembretes (telefone, correio, visitas, email, etc.)
ESTRUTURAR DE FORMA EFICAZ A CHAMADA PARA RECORDAR A GESTÃO DO PAGAMENTO
- Entender o contexto do cliente e personalizar a chamada segundo a sua situação
- Saber conduzir o cliente para que este reconheça a sua dívida
- Fazer com que seja o próprio cliente a propor uma solução para o pagamento
- Ser direto, sem ser autoritário e mostrar-se muito firme e com proposta planeada
- Fechar bem o acordo, a forma e a duração do pagamento
ADAPTAR O DISCURSO EM FUNÇÃO DO COMPORTAMENTO DO CLIENTE E DE CADA SITUAÇÃO ESPECÍFICA
- Distinguir os diferentes comportamentos de um cliente
- Adaptar uma atitude adequada segundo um tipo de cliente: compreensivo, pedagogo, sério, direto, inflexível
- Escolher bem as palavras e o tom de voz: formas de expressão
- Gerir a agressividade e reações extremas
FAZER O SEGUIMENTO DOS CLIENTES
- Elaborar uma agenda com os clientes já contatados e com os que se vão contatar pela primeira vez
- Organizar e estruturar os contatos
- Ser rápido e persistente, não se deixar desmotivar pelo atraso
- Preparar e fazer o seguimento dos expedientes mais conflituosos
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