GESTÃO DE CONFLITOS

GESTÃO DE CONFLITOS

Saiba identificar os vários tipos de conflitos no local de trabalho e como evitá-los através da comunicação, defina estratégias para resolver conflitos em equipa e desenvolva a sua capacidade de liderança com a formação Gestão de Conflitos.

  • Identificar os diferentes tipos de conflitos em ambiente laboral
  • Evitar conflitos através da comunicação
  • Definir e implementar estratégias e intervenções para resolver conflitos em equipa

COMUNICAÇÃO

  • Barreiras à comunicação
  • Efeito de primazia e de recência
  • A comunicação verbal e não verbal e o seu impacto no interlocutor
  • A importância de estabelecer rapport e de utilizar a escuta ativa num processo de gestão de conflitos
  • A utilização de perguntas eficazes

 

ASSERTIVIDADE

  • Requisitos indispensáveis à comunicação eficaz na gestão de conflitos
  • Como emitir, construir e receber mensagens de forma eficaz
  • Técnicas para uma comunicação eficaz: o que evitar e o que privilegiar na gestão de situações de conflito
  • Estilos de comunicação: passivo, agressivo, manipulador e assertivo
  • A assertividade – caracterização, consequências e técnicas específicas
  • Treino de assertividade

 

GESTÃO DE CONFLITO

  • O conflito na organização
  • Causas, dinâmica e consequências dos conflitos
  • Características da comunicação nas equipas com conflitos e nas equipas de elevado desempenho
  • Estratégias de resolução de conflitos
  • Criação de atmosfera de confiança e de orientação para a solução
  • Criação de alternativas com base nos interesses identificados
  • Princípios para a gestão eficaz do conflito
  • Treino de aplicação do modelo – simulações e estudos de caso
1 dia

Ana Rocha

Consultora em recursos humanos, técnica de avaliação psicológica, formadora e career adviser, é mestre em Psicologia da Educação e licenciada em Psicologia das Organizações e do Trabalho e Psicologia Clínica.

Trabalha há 18 anos como formadora em Formação para formadores, Liderança, Comunicação, Inteligência Emocional, Gestão do Tempo, Gestão de Conflitos, Motivação e Gestão de Equipas, Gestão do Stress, Negociação e Vendas, Atendimento ao Cliente, Gestão de Reclamações, Recrutamento e Seleção, Entrevistas de Competências, Dinâmicas de Grupo e Soft Skills.

É coordenadora do Career Training Programme na ISCTE Business School e docente convidada nas licenciaturas e mestrados de gestão (ISCTE e INDEG Business School) e docente convidada nas licenciaturas e mestrados de psicologia e gestão de recursos humanos (ISLA de Leiria).

Consultora certificada no instrumento de avaliação das preferências de pensamento “Identity Compass”; Certificação em Business Coaching e Master em Programação Neurolinguística. Certificação em Testes de Aptidões Profissionais – nível 1 pela SHL.

Objetivos da formação Gestão de Conflitos

  • Identificar os diferentes tipos de conflitos em ambiente laboral
  • Evitar conflitos através da comunicação
  • Definir e implementar estratégias e intervenções para resolver conflitos em equipa

Metodologia

Programa da formação Gestão de Conflitos

COMUNICAÇÃO

  • Barreiras à comunicação
  • Efeito de primazia e de recência
  • A comunicação verbal e não verbal e o seu impacto no interlocutor
  • A importância de estabelecer rapport e de utilizar a escuta ativa num processo de gestão de conflitos
  • A utilização de perguntas eficazes

 

ASSERTIVIDADE

  • Requisitos indispensáveis à comunicação eficaz na gestão de conflitos
  • Como emitir, construir e receber mensagens de forma eficaz
  • Técnicas para uma comunicação eficaz: o que evitar e o que privilegiar na gestão de situações de conflito
  • Estilos de comunicação: passivo, agressivo, manipulador e assertivo
  • A assertividade – caracterização, consequências e técnicas específicas
  • Treino de assertividade

 

GESTÃO DE CONFLITO

  • O conflito na organização
  • Causas, dinâmica e consequências dos conflitos
  • Características da comunicação nas equipas com conflitos e nas equipas de elevado desempenho
  • Estratégias de resolução de conflitos
  • Criação de atmosfera de confiança e de orientação para a solução
  • Criação de alternativas com base nos interesses identificados
  • Princípios para a gestão eficaz do conflito
  • Treino de aplicação do modelo – simulações e estudos de caso

Duração

1 dia

Formador

Ana Rocha

Consultora em recursos humanos, técnica de avaliação psicológica, formadora e career adviser, é mestre em Psicologia da Educação e licenciada em Psicologia das Organizações e do Trabalho e Psicologia Clínica.

Trabalha há 18 anos como formadora em Formação para formadores, Liderança, Comunicação, Inteligência Emocional, Gestão do Tempo, Gestão de Conflitos, Motivação e Gestão de Equipas, Gestão do Stress, Negociação e Vendas, Atendimento ao Cliente, Gestão de Reclamações, Recrutamento e Seleção, Entrevistas de Competências, Dinâmicas de Grupo e Soft Skills.

É coordenadora do Career Training Programme na ISCTE Business School e docente convidada nas licenciaturas e mestrados de gestão (ISCTE e INDEG Business School) e docente convidada nas licenciaturas e mestrados de psicologia e gestão de recursos humanos (ISLA de Leiria).

Consultora certificada no instrumento de avaliação das preferências de pensamento “Identity Compass”; Certificação em Business Coaching e Master em Programação Neurolinguística. Certificação em Testes de Aptidões Profissionais – nível 1 pela SHL.

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