- Comunicação Interpessoal, Desenvolvimento Pessoal
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Saiba identificar os vários tipos de conflitos no local de trabalho e como evitá-los através da comunicação, defina estratégias para resolver conflitos em equipa e desenvolva a sua capacidade de liderança com a formação Gestão de Conflitos.
- Identificar os diferentes tipos de conflitos em ambiente laboral
- Evitar conflitos através da comunicação
- Definir e implementar estratégias e intervenções para resolver conflitos em equipa
COMUNICAÇÃO
- Barreiras à comunicação
- Efeito de primazia e de recência
- A comunicação verbal e não verbal e o seu impacto no interlocutor
- A importância de estabelecer rapport e de utilizar a escuta ativa num processo de gestão de conflitos
- A utilização de perguntas eficazes
ASSERTIVIDADE
- Requisitos indispensáveis à comunicação eficaz na gestão de conflitos
- Como emitir, construir e receber mensagens de forma eficaz
- Técnicas para uma comunicação eficaz: o que evitar e o que privilegiar na gestão de situações de conflito
- Estilos de comunicação: passivo, agressivo, manipulador e assertivo
- A assertividade – caracterização, consequências e técnicas específicas
- Treino de assertividade
GESTÃO DE CONFLITO
- O conflito na organização
- Causas, dinâmica e consequências dos conflitos
- Características da comunicação nas equipas com conflitos e nas equipas de elevado desempenho
- Estratégias de resolução de conflitos
- Criação de atmosfera de confiança e de orientação para a solução
- Criação de alternativas com base nos interesses identificados
- Princípios para a gestão eficaz do conflito
- Treino de aplicação do modelo – simulações e estudos de caso
Ana Rocha
Consultora em recursos humanos, técnica de avaliação psicológica, formadora e career adviser, é mestre em Psicologia da Educação e licenciada em Psicologia das Organizações e do Trabalho e Psicologia Clínica.
Trabalha há 18 anos como formadora em Formação para formadores, Liderança, Comunicação, Inteligência Emocional, Gestão do Tempo, Gestão de Conflitos, Motivação e Gestão de Equipas, Gestão do Stress, Negociação e Vendas, Atendimento ao Cliente, Gestão de Reclamações, Recrutamento e Seleção, Entrevistas de Competências, Dinâmicas de Grupo e Soft Skills.
É coordenadora do Career Training Programme na ISCTE Business School e docente convidada nas licenciaturas e mestrados de gestão (ISCTE e INDEG Business School) e docente convidada nas licenciaturas e mestrados de psicologia e gestão de recursos humanos (ISLA de Leiria).
Consultora certificada no instrumento de avaliação das preferências de pensamento “Identity Compass”; Certificação em Business Coaching e Master em Programação Neurolinguística. Certificação em Testes de Aptidões Profissionais – nível 1 pela SHL.
Objetivos da formação Gestão de Conflitos
- Identificar os diferentes tipos de conflitos em ambiente laboral
- Evitar conflitos através da comunicação
- Definir e implementar estratégias e intervenções para resolver conflitos em equipa
Metodologia
Programa da formação Gestão de Conflitos
COMUNICAÇÃO
- Barreiras à comunicação
- Efeito de primazia e de recência
- A comunicação verbal e não verbal e o seu impacto no interlocutor
- A importância de estabelecer rapport e de utilizar a escuta ativa num processo de gestão de conflitos
- A utilização de perguntas eficazes
ASSERTIVIDADE
- Requisitos indispensáveis à comunicação eficaz na gestão de conflitos
- Como emitir, construir e receber mensagens de forma eficaz
- Técnicas para uma comunicação eficaz: o que evitar e o que privilegiar na gestão de situações de conflito
- Estilos de comunicação: passivo, agressivo, manipulador e assertivo
- A assertividade – caracterização, consequências e técnicas específicas
- Treino de assertividade
GESTÃO DE CONFLITO
- O conflito na organização
- Causas, dinâmica e consequências dos conflitos
- Características da comunicação nas equipas com conflitos e nas equipas de elevado desempenho
- Estratégias de resolução de conflitos
- Criação de atmosfera de confiança e de orientação para a solução
- Criação de alternativas com base nos interesses identificados
- Princípios para a gestão eficaz do conflito
- Treino de aplicação do modelo – simulações e estudos de caso
Duração
Formador
Ana Rocha
Consultora em recursos humanos, técnica de avaliação psicológica, formadora e career adviser, é mestre em Psicologia da Educação e licenciada em Psicologia das Organizações e do Trabalho e Psicologia Clínica.
Trabalha há 18 anos como formadora em Formação para formadores, Liderança, Comunicação, Inteligência Emocional, Gestão do Tempo, Gestão de Conflitos, Motivação e Gestão de Equipas, Gestão do Stress, Negociação e Vendas, Atendimento ao Cliente, Gestão de Reclamações, Recrutamento e Seleção, Entrevistas de Competências, Dinâmicas de Grupo e Soft Skills.
É coordenadora do Career Training Programme na ISCTE Business School e docente convidada nas licenciaturas e mestrados de gestão (ISCTE e INDEG Business School) e docente convidada nas licenciaturas e mestrados de psicologia e gestão de recursos humanos (ISLA de Leiria).
Consultora certificada no instrumento de avaliação das preferências de pensamento “Identity Compass”; Certificação em Business Coaching e Master em Programação Neurolinguística. Certificação em Testes de Aptidões Profissionais – nível 1 pela SHL.