GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

Dirigida a todas as pessoas com funções na área do secretariado, a formação Gestão e Organização de Arquivos pretende dar a conhecer a importância e as funções do arquivo, os métodos de organização e novas tecnologias na gestão de arquivos.

Objetivos da formação Gestão e Organização de Arquivos

  • Conhecer a importância do arquivo e quais as diversas funções que pode ter
  • Identificar os diversos métodos de organização dos documentos
  • Aprender a determinar o prazo de conservação dos documentos
  • Avaliar a importância das novas tecnologias na gestão de arquivos
  • Determinar de entre os diversos métodos de classificação de documentos o que melhor se adapta à sua organização

A Quem se Dirige

  • Secretárias e assessores de direção
  • Assistentes de direção e de administração
  • Personal assistants (PA)
  • Secretárias/assistentes de departamentos

Programa

A NOÇÃO E IMPORTÂNCIA DO ARQUIVO NO SEIO DA ORGANIZAÇÃO

  • Os diferentes tipos de arquivo
  • As funções do arquivo
  • Diferentes sistemas de arquivo
  • Como determinar o ciclo de vida dos documentos

 

MÉTODOS DE ORGANIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS ATIVOS EM ARQUIVOS CORRENTES

  • Gestão e controlo de processos e documentos avulso
  • Métodos de classificação de documentos
  • Elaboração de um plano de classificação
  • Regras de alfabetação para a utilização em arquivo administrativo

 

A IMPORTÂNCIA DE IDENTIFICAR OS PRAZOS DE CONSERVAÇÃO DOS DOCUMENTOS

  • O fundamento do valor legal dos documentos
  • Identificação dos prazos de conservação legais, úteis e históricos
  • O que fazer com os documentos que prescrevem

 

A ABORDAGEM DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO SUPORTE A UMA NOVA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

  • A nova definição de documento
  • A redução da informação em suporte papel
  • Vantagens da digitalização de documentos
  • Distribuição e pesquisa estruturada de documentos a partir de qualquer posto de trabalho
  • O arquivo eletrónico, a gestão documental e os processos de workflow

 

A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

  • Proteção dos documentos contra o acesso de terceiros

Metodologia da formação Gestão e Organização de Arquivos

Formação ativa e participativa que contará com o desenvolvimento teórico dos temas e apresentação de casos práticos para ilustrar os diferentes temas.

Formador

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Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Conhecer a importância do arquivo e quais as diversas funções que pode ter
  • Identificar os diversos métodos de organização dos documentos
  • Aprender a determinar o prazo de conservação dos documentos
  • Avaliar a importância das novas tecnologias na gestão de arquivos
  • Determinar de entre os diversos métodos de classificação de documentos o que melhor se adapta à sua organização
  • Secretárias e assessores de direção
  • Assistentes de direção e de administração
  • Personal assistants (PA)
  • Secretárias/assistentes de departamentos

A NOÇÃO E IMPORTÂNCIA DO ARQUIVO NO SEIO DA ORGANIZAÇÃO

  • Os diferentes tipos de arquivo
  • As funções do arquivo
  • Diferentes sistemas de arquivo
  • Como determinar o ciclo de vida dos documentos

 

MÉTODOS DE ORGANIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS ATIVOS EM ARQUIVOS CORRENTES

  • Gestão e controlo de processos e documentos avulso
  • Métodos de classificação de documentos
  • Elaboração de um plano de classificação
  • Regras de alfabetação para a utilização em arquivo administrativo

 

A IMPORTÂNCIA DE IDENTIFICAR OS PRAZOS DE CONSERVAÇÃO DOS DOCUMENTOS

  • O fundamento do valor legal dos documentos
  • Identificação dos prazos de conservação legais, úteis e históricos
  • O que fazer com os documentos que prescrevem

 

A ABORDAGEM DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO SUPORTE A UMA NOVA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

  • A nova definição de documento
  • A redução da informação em suporte papel
  • Vantagens da digitalização de documentos
  • Distribuição e pesquisa estruturada de documentos a partir de qualquer posto de trabalho
  • O arquivo eletrónico, a gestão documental e os processos de workflow

 

A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

  • Proteção dos documentos contra o acesso de terceiros

Formação ativa e participativa que contará com o desenvolvimento teórico dos temas e apresentação de casos práticos para ilustrar os diferentes temas.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

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