CULTURA PARTILHADA
CONTEXTO
Sabendo que a ausência de uma cultura única pode constituir um obstáculo à mudança e é o principal risco de perda de competitividade, e considerando a existência de diferentes culturas na organização, resultado da aquisição e fusão de diferentes empresas e da dispersão geográfica dos colaboradores, o nosso cliente sentiu necessidade de promover um alinhamento da cultura do Grupo.
SOLUÇÃO ABILWAYS PORTUGAL
Convictos de que a cultura de uma organização é tão mais forte quanto mais pessoas forem envolvidas na sua evolução e de que a cultura organizacional se reflete em cada momento de interação com o cliente, propusemos dar início a um processo colaborativo que mobiliza e envolve todos os colaboradores, da base até ao topo, num espírito de colaboração, partilha e cordialidade estruturado em diferentes fases:
- Identificar influenciadores para promover a transformação, incentivar e contagiar a mudança;
- Identificar os valores, as promessas e as mensagens da marca;
- Caracterizar a imagem que os stakeholders (clientes e parceiros) têm da organização em cada momento da interação;
- Determinar o que os colaboradores acreditam e mais valorizam, o que os liga à organização, tomar consciência dos valores partilhados e destacar os pontos fortes da cultura;
- Sistematizar as caraterísticas da cultura organizacional identificadas e definir um plano de ação.
IMPACTO OBTIDO
- Afirmação da identidade e cultura
- Reforço da atitude de compromisso
- Reforço da cooperação e interação
OUTPUTS
- Livro de cultura
- Referencial de comportamentos e atitudes:
- Liderança
- Relação cliente
- Relação Interpessoal
- Eixos da estratégia de employer branding
- Eixos da estratégia de onboarding
TIPOLOGIA DE SOLUÇÃO
- Formação
- Consultoria