TEATRO E DRAMATIZAÇÃO: A ARTE DA REPRESENTAÇÃO EM FORMAÇÃO

TEATRO E DRAMATIZAÇÃO: A ARTE DA REPRESENTAÇÃO EM FORMAÇÃO
09
Mai

Por vezes, é necessário fazer alguma coisa diferente para tornar a formação mais envolvente. Dirigida a formadores, a formação Teatro e Dramatização: A Arte da Representação em Formação permitirá entender o papel do teatro e dramatização como técnica de envolvimento em formação, mas também saber como utilizar o teatro e a dramatização como construção coletiva de trabalho.

Objetivos da formação Teatro e Dramatização: A Arte da Representação em Formação

  • Entender o papel do teatro e dramatização como técnica de envolvimento em formação
  • Utilizar o teatro e a dramatização como construção coletiva de trabalho

A Quem se Dirige

  • Formadores internos de empresa
  • Formadores pontuais/ocasionais
  • Formadores certificados
  • Formadores não certificados.

Programa

O PAPEL DO TEATRO NA FORMAÇÃO

  • Motivação para experimentar diferentes formas de expressão
  • O conhecimento dos formandos entre si: icebreak
  • Comunicação como desbloqueador de situações problema e técnica de envolvimento

 

TEATRO E DRAMATIZAÇÃO COMO CONSTRUÇÃO COLETIVA DO TRABALHO

 

REPRESENTAÇÃO DE GUIÕES

  • Análise das situações pelos formandos
  • Preparação do guião
  • A escolha dos “atores” e dos observadores
  • O papel do grupo de análise durante a representação

 

EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS

  • Exercícios de aquecimento
  • Exercício de descontração
  • Exercícios de improviso
  • Exercícios de colaboração: trabalho de equipa
  • Exercícios de escuta
  • Jogo de relação para trabalhar o autoconhecimento e o conhecimento dos outros

 

COMO GERIR OS CLIMAS EMOTIVOS CRIADOS PELA DRAMATIZAÇÃO

  • Controlo na exposição e desconforto
  • Controlar a dispersão e “recentrar” o grupo
  • Ligar como objetivo da formação/tema

Metodologia da formação Teatro e Dramatização: A Arte da Representação em Formação

A metodologia desta formação é ativa e participativa, baseada na análise e discussão de estudos de caso, realização de role-plays, exercícios, simulações e representações.

Formador

Ana Palma – Atriz

Licenciada em Teatro – ramo Atores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. É atriz profissional desde 2001. Tem formação em dança clássica.
Entrou para o elenco fixo do Teatro da Garagem em 2001, onde foi cofundadora do serviço educativo, Clubes de Teatro (2004/2005), e onde tem desenvolvido o seu percurso como atriz, entre outras funções.
Desde 2007, numa colaboração com o Teatro Municipal de Bragança e o TG, desenvolveu vários projetos com a comunidade brigantina como atriz, formadora e encenadora.
É formadora credenciada pelo IEFP e tem vindo a desenvolver vários projetos de formação com teatro, na área das organizações. É colaboradora regular, formadora e consultora na área de teatro na Abilways Portugal. Atualmente é corresponsável pelo Serviço Educativo do Teatro da Garagem.
Em 2019, recebe o Prémio Melhor Encenadora, com o espectáculo Still On The Road, no International Festival of Women Monodrama Lebanon, promovido pela Tiro Association for Arts e o Ministério da Cultura do Líbano.

Código da Formação: 1971945

Preço: Sob consulta

Duração: 1 dia

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Entender o papel do teatro e dramatização como técnica de envolvimento em formação
  • Utilizar o teatro e a dramatização como construção coletiva de trabalho
  • Formadores internos de empresa
  • Formadores pontuais/ocasionais
  • Formadores certificados
  • Formadores não certificados

O PAPEL DO TEATRO NA FORMAÇÃO

  • Motivação para experimentar diferentes formas de expressão
  • O conhecimento dos formandos entre si: icebreak
  • Comunicação como desbloqueador de situações problema e técnica de envolvimento

 

TEATRO E DRAMATIZAÇÃO COMO CONSTRUÇÃO COLETIVA DO TRABALHO

 

REPRESENTAÇÃO DE GUIÕES

  • Análise das situações pelos formandos
  • Preparação do guião
  • A escolha dos “atores” e dos observadores
  • O papel do grupo de análise durante a representação

 

EXERCÍCIOS E JOGOS TEATRAIS

  • Exercícios de aquecimento
  • Exercício de descontração
  • Exercícios de improviso
  • Exercícios de colaboração: trabalho de equipa
  • Exercícios de escuta
  • Jogo de relação para trabalhar o autoconhecimento e o conhecimento dos outros

 

COMO GERIR OS CLIMAS EMOTIVOS CRIADOS PELA DRAMATIZAÇÃO

  • Controlo na exposição e desconforto
  • Controlar a dispersão e “recentrar” o grupo
  • Ligar como objetivo da formação/tema

A metodologia desta formação é ativa e participativa, baseada na análise e discussão de estudos de caso, realização de role-plays, exercícios, simulações e representações.

Ana Palma – Atriz

Licenciada em Teatro – ramo Atores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. É atriz profissional desde 2001. Tem formação em dança clássica.
Entrou para o elenco fixo do Teatro da Garagem em 2001, onde foi cofundadora do serviço educativo, Clubes de Teatro (2004/2005), e onde tem desenvolvido o seu percurso como atriz, entre outras funções.
Desde 2007, numa colaboração com o Teatro Municipal de Bragança e o TG, desenvolveu vários projetos com a comunidade brigantina como atriz, formadora e encenadora.
É formadora credenciada pelo IEFP e tem vindo a desenvolver vários projetos de formação com teatro, na área das organizações. É colaboradora regular, formadora e consultora na área de teatro na Abilways Portugal. Atualmente é corresponsável pelo Serviço Educativo do Teatro da Garagem.
Em 2019, recebe o Prémio Melhor Encenadora, com o espectáculo Still On The Road, no International Festival of Women Monodrama Lebanon, promovido pela Tiro Association for Arts e o Ministério da Cultura do Líbano.

Course Content

Time: 1 dia

Curriculum is empty

Instructor

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS