OTIMIZE A SUA COMUNICAÇÃO com o PCM®

Otimize a sua Comunicação com o PCM®
13
Ago

Conheça os princípios fundamentais do PCM® (Process Communication Model) e otimize a comunicação para gerir melhor as várias situações de conflito.

Conhecer-se melhor

  • Perceber a sua estrutura de personalidade e potencial evolução
  • Ser feliz e bem sucedido com o seu tipo de personalidade
  • Lidar com situações difíceis e geradoras de stress

 

Conhecer melhor os outros

  • Identificar o tipo de personalidade dos membros da sua equipa
  • Perceber a fonte de motivação dos seus colaboradores
  • Eliminar situações de «má comunicação» e conflito

 

Desenvolver formas eficazes de comunicar com os outros

  • Melhorar a qualidade da sua comunicação e capacidade de motivar os outros
  • Adaptar o seu estilo de comunicação, management e coaching ao perfil dos seus colaboradores
  • Reduzir níveis de stress e resolver conflitos
  • Desenvolver relacionamentos autênticos e construtivos
  • Estabelecer um plano de ação

Formação que se realiza em 3 momentos:

  • Assessment PCM – Uma ferramenta para perceber a nossa personalidade e a dos outros. Realiza-se online e tem uma duração de 20 a 30 min.
  • Treino em sala – duração de 2 dias, 16 horas
  • Sessão individual online – com duração de 2 horas por participante. Cerca de 1 a 2 semanas após a formação em sala, para interpretação do relatório do assessment

Ao longo da formação em sala serão realizados diferentes exercícios que possibilitam entender melhor a ferramenta PCM, quais as suas caraterísticas e potencialidades para conhecer  a nossa personalidade e a dos outros, para otimizar a comunicação.

O que permite obter o assessment – Process Communication Model?

  • Acesso a um relatório individual que apresenta a caracterização da personalidade, identificar e perceber estes comportamentos e a previsibilidade dos comportamentos sob stress
  • Aumento da auto consciência e reforço do auto conhecimento
  • Aumentar eficácia pessoal e atuação profissional

Os princípios fundamentais do PCM®

  • Perceber a diferença entre o conteúdo e a forma da comunicação
  • Conhecer os seis tipos de personalidade e a sua forma específica de comunicar
  • Olhar para a equipa de forma construtiva e positiva (Comunicação OK/OK)

 

Identificar perfis e adaptar a comunicação

  • Usar as regras de comunicação de forma eficaz
  • Perceber as perceções preferenciais de cada tipo de personalidade
  • Reconhecer sinais, atitudes e comportamentos reveladores do tipo de personalidade
  • Analisar o seu próprio estilo e perceber-se a si próprio

 

Estratégias de comunicação e motivação

  • Interagir com o canal de comunicação mais adequado ao seu interlocutor
  • Gerir os sinais de tensão e conflitos potenciais
  • Gerir os comportamentos sob stress

 

Perceber e gerir situações de má comunicação e conflito

  • As necessidades psicológicas: fonte de motivação ou desmotivação
  • O stress negativo e suas manifestações
  • Como identificar as manifestações positivas ou negativas das necessidades psicológicas de seu interlocutor. Como responder a elas
  • Os três graus do stress : «drivers» e mecanismos de fracasso
  • Desenvolver estratégias de intervenção e sair as pessoas do stress

 

Praticar a comunicação individualizada

  • Role play (Casos reais)
  • Feedback dos participantes e facilitador
  • Estabelecer um plano de ação

Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

Luis Morgadinho

Executive Coach e Formador em Management e Desenvolvimento Pessoal. Licenciado em Relações Económicas Internacionais em França (Université Clermont II) e em Gestão de Empresas em Inglaterra (Cambridge Anglia University), exerceu durante mais de 10 anos funções de chefia no seio de várias multinacionais ligadas nomeadamente à indústria automóvel, à logística e à comunicação.

A sua paixão pelo ser humano levou-o a orientar a sua carreira profissional para a área do Management e do desenvolvimento pessoal. Fascinado pela abordagem psicocorporal do Prof. Lowen (Bioenergética), pela Análise Transaccional de Eric Berne e pela visão Sistémica de Bert Hellinger é no Coaching que encontrou a integração necessária para exercer a profissão de consultor e formador.

Certificado em Coaching Individual e de Equipas (Coach&Team©) pelo Instituto Transformance de Paris e formado ao Método Schutz® e na abordagem global do capital humano nas organizações, (The Human Element®) em São Francisco, acompanha executivos e equipas nas suas problemáticas de mudança e de desenvolvimento.

Objetivos da formação Otimize a sua Comunicação com o PCM®

Conhecer-se melhor

  • Perceber a sua estrutura de personalidade e potencial evolução
  • Ser feliz e bem sucedido com o seu tipo de personalidade
  • Lidar com situações difíceis e geradoras de stress

 

Conhecer melhor os outros

  • Identificar o tipo de personalidade dos membros da sua equipa
  • Perceber a fonte de motivação dos seus colaboradores
  • Eliminar situações de «má comunicação» e conflito

 

Desenvolver formas eficazes de comunicar com os outros

  • Melhorar a qualidade da sua comunicação e capacidade de motivar os outros
  • Adaptar o seu estilo de comunicação, management e coaching ao perfil dos seus colaboradores
  • Reduzir níveis de stress e resolver conflitos
  • Desenvolver relacionamentos autênticos e construtivos
  • Estabelecer um plano de ação

Metodologia da formação Otimize a sua Comunicação com o PCM®

Formação que se realiza em 3 momentos:

  • Assessment PCM – Uma ferramenta para perceber a nossa personalidade e a dos outros. Realiza-se online e tem uma duração de 20 a 30 min.
  • Treino em sala – duração de 2 dias, 16 horas
  • Sessão individual online – com duração de 2 horas por participante. Cerca de 1 a 2 semanas após a formação em sala, para interpretação do relatório do assessment

Ao longo da formação em sala serão realizados diferentes exercícios que possibilitam entender melhor a ferramenta PCM, quais as suas caraterísticas e potencialidades para conhecer  a nossa personalidade e a dos outros, para otimizar a comunicação.

O que permite obter o assessment – Process Communication Model?

  • Acesso a um relatório individual que apresenta a caracterização da personalidade, identificar e perceber estes comportamentos e a previsibilidade dos comportamentos sob stress
  • Aumento da auto consciência e reforço do auto conhecimento
  • Aumentar eficácia pessoal e atuação profissional

Programa

Os princípios fundamentais do PCM®

  • Perceber a diferença entre o conteúdo e a forma da comunicação
  • Conhecer os seis tipos de personalidade e a sua forma específica de comunicar
  • Olhar para a equipa de forma construtiva e positiva (Comunicação OK/OK)

 

Identificar perfis e adaptar a comunicação

  • Usar as regras de comunicação de forma eficaz
  • Perceber as perceções preferenciais de cada tipo de personalidade
  • Reconhecer sinais, atitudes e comportamentos reveladores do tipo de personalidade
  • Analisar o seu próprio estilo e perceber-se a si próprio

 

Estratégias de comunicação e motivação

  • Interagir com o canal de comunicação mais adequado ao seu interlocutor
  • Gerir os sinais de tensão e conflitos potenciais
  • Gerir os comportamentos sob stress

 

Perceber e gerir situações de má comunicação e conflito

  • As necessidades psicológicas: fonte de motivação ou desmotivação
  • O stress negativo e suas manifestações
  • Como identificar as manifestações positivas ou negativas das necessidades psicológicas de seu interlocutor. Como responder a elas
  • Os três graus do stress : «drivers» e mecanismos de fracasso
  • Desenvolver estratégias de intervenção e sair as pessoas do stress

 

Praticar a comunicação individualizada

  • Role play (Casos reais)
  • Feedback dos participantes e facilitador
  • Estabelecer um plano de ação

Duração

Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

Formador

Luis Morgadinho

Executive Coach e Formador em Management e Desenvolvimento Pessoal. Licenciado em Relações Económicas Internacionais em França (Université Clermont II) e em Gestão de Empresas em Inglaterra (Cambridge Anglia University), exerceu durante mais de 10 anos funções de chefia no seio de várias multinacionais ligadas nomeadamente à indústria automóvel, à logística e à comunicação.

A sua paixão pelo ser humano levou-o a orientar a sua carreira profissional para a área do Management e do desenvolvimento pessoal. Fascinado pela abordagem psicocorporal do Prof. Lowen (Bioenergética), pela Análise Transaccional de Eric Berne e pela visão Sistémica de Bert Hellinger é no Coaching que encontrou a integração necessária para exercer a profissão de consultor e formador.

Certificado em Coaching Individual e de Equipas (Coach&Team©) pelo Instituto Transformance de Paris e formado ao Método Schutz® e na abordagem global do capital humano nas organizações, (The Human Element®) em São Francisco, acompanha executivos e equipas nas suas problemáticas de mudança e de desenvolvimento.

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