- Liderança e Gestão de Equipas, Liderança e Gestão de Equipas, Management
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Todos os líderes têm de tomar decisões. Mas como saber quando e como tomar a melhor decisão? Ajudar a identificar as dimensões do processo de tomada de decisão, compreender o interesse dos processos de decisão abertos e utilizar as técnicas de comunicação assertiva para criar condições para a tomada de decisão são os objetivos da formação O Processo de Tomada de Decisão.
Utilizando exercícios práticos para aplicação dos conceitos adquiridos, esta formação é dirigida a todos os responsáveis de equipas.
- Identificar todas as dimensões do processo de tomada de decisão
- Compreender o interesse dos processos de decisão abertos
- Utilizar as técnicas da comunicação assertiva para criar condições para a tomada de decisão
Realização de exercícios práticos para aplicação dos conceitos adquiridos.
DETERMINAR O PERFIL DE DECISOR
- Como tomo decisões?
- Quanto tempo demora em média a tomar uma decisão?
- Como reajo quando tenho de decidir sob pressão?
IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE DECISÃO E AS SUAS IMPLICAÇÕES
- Categorias de decisões e campo de aplicação
- Escolher o estilo de decisão mais apropriado a cada situação e em função da sua relevância
- Os elementos desencadeadores do processo de decisão
ESTRUTURAR O PROCESSO DE DECISÃO
- Analisar e recolher a informação necessária para decidir com eficácia
- Medir as responsabilidades para efetuar a escolha do tipo de decisão e tomar a melhor opção
- Refletir e procurar a compreensão. Determinar a origem e as causas dos erros
- Medir os efeitos e as consequências da decisão
COMUNICAR E ARGUMENTAR AS DECISÕES
- Escolher como comunicar uma decisão
- Eleger o meio mais adequado para transmitir a decisão em função da sua importância e implicação
- Argumentar para convencer da sua validade e ultrapassar objeções ou eventuais reservas
- Colocar convicção e intensidade emocional controlada
- Utilizar técnicas da comunicação assertiva para promover a adesão e diminuir resistências: Saber argumentar e expor os principais elementos a transmitir; Ser assertivo sem ofender; Mostrar firmeza e convicção; Desenvolver a capacidade de ouvir, como ponto-chave da comunicação; Saber fazer concessões
- Avaliar as condições de eficácia das decisões individuais e das decisões partilhadas: Perceber as vantagens, desvantagens delimitações de cada opção; Assumir o risco da tomada de decisão
Cristina Ferreira
É formadora Sénior, desde 1998, com uma vasta carreira nas áreas comportamentais, nomeadamente: comunicação e relacionamento interpessoal, liderança e gestão de equipas. Tem desenvolvido vários projetos de formação “à medida” em organizações de diversos setores de atividade.
Desenvolve também projetos formativos nas áreas do atendimento, relação com o cliente e vendas| negociação.
É uma das formadoras da IFE na solução exclusiva “Best Talks – Realizar apresentações com impacto”
Certificação CPBA (DISC) – CERTIFIED BEHAVIOUR PROFESSIONAL ANALYST
Pela TTI SUCCESS INSIGHTS
Licenciada em Relações Internacionais, possui formação complementar nas áreas pedagógicas, criatividade, inteligência emocional e Igualdade de Género.
Objetivos da formação O Processo de Tomada de Decisão
- Identificar todas as dimensões do processo de tomada de decisão
- Compreender o interesse dos processos de decisão abertos
- Utilizar as técnicas da comunicação assertiva para criar condições para a tomada de decisão
Metodologia da formação O Processo de Tomada de Decisão
Realização de exercícios práticos para aplicação dos conceitos adquiridos.
Programa
DETERMINAR O PERFIL DE DECISOR
- Como tomo decisões?
- Quanto tempo demora em média a tomar uma decisão?
- Como reajo quando tenho de decidir sob pressão?
IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE DECISÃO E AS SUAS IMPLICAÇÕES
- Categorias de decisões e campo de aplicação
- Escolher o estilo de decisão mais apropriado a cada situação e em função da sua relevância
- Os elementos desencadeadores do processo de decisão
ESTRUTURAR O PROCESSO DE DECISÃO
- Analisar e recolher a informação necessária para decidir com eficácia
- Medir as responsabilidades para efetuar a escolha do tipo de decisão e tomar a melhor opção
- Refletir e procurar a compreensão. Determinar a origem e as causas dos erros
- Medir os efeitos e as consequências da decisão
COMUNICAR E ARGUMENTAR AS DECISÕES
- Escolher como comunicar uma decisão
- Eleger o meio mais adequado para transmitir a decisão em função da sua importância e implicação
- Argumentar para convencer da sua validade e ultrapassar objeções ou eventuais reservas
- Colocar convicção e intensidade emocional controlada
- Utilizar técnicas da comunicação assertiva para promover a adesão e diminuir resistências: Saber argumentar e expor os principais elementos a transmitir; Ser assertivo sem ofender; Mostrar firmeza e convicção; Desenvolver a capacidade de ouvir, como ponto-chave da comunicação; Saber fazer concessões
- Avaliar as condições de eficácia das decisões individuais e das decisões partilhadas: Perceber as vantagens, desvantagens delimitações de cada opção; Assumir o risco da tomada de decisão
Duração
Formador
Cristina Ferreira
É formadora Sénior, desde 1998, com uma vasta carreira nas áreas comportamentais, nomeadamente: comunicação e relacionamento interpessoal, liderança e gestão de equipas. Tem desenvolvido vários projetos de formação “à medida” em organizações de diversos setores de atividade.
Desenvolve também projetos formativos nas áreas do atendimento, relação com o cliente e vendas| negociação.
É uma das formadoras da IFE na solução exclusiva “Best Talks – Realizar apresentações com impacto”
Certificação CPBA (DISC) – CERTIFIED BEHAVIOUR PROFESSIONAL ANALYST
Pela TTI SUCCESS INSIGHTS
Licenciada em Relações Internacionais, possui formação complementar nas áreas pedagógicas, criatividade, inteligência emocional e Igualdade de Género.