MEDIAÇÃO: FERRAMENTA EFICAZ DE GESTÃO DE CONFLITOS
- Comunicação Interpessoal, Desenvolvimento Pessoal
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A existência de conflitos pessoais e/ou profissionais entre colaboradores de uma empresa pode ser a fonte de vários problemas que impedem um bom desempenho profissional. A mediação de conflitos é, assim, uma forma de resolução desses problemas. Com a formação Mediação: Ferramenta Eficaz de Gestão de Conflitos poderá ser capaz de reconhecer as diferentes formas e fontes do conflito e criar soluções para a sua resolução.
Objetivos da formação Mediação: Ferramenta Eficaz de Gestão de Conflitos
- Compreender o processo de mediação como um método alternativo de resolução de conflitos
- Desenvolver uma posição de mediador para prevenir e resolver conflitos
- Realizar mediações num contexto profissional para manter um bom ambiente de trabalho
A Quem se Dirige
Managers e gestores de equipas e todas as pessoas que pretendam desenvolver as suas competências de mediador.
Programa
COMPREENDER OS MECANISMOS DO CONFLITO E OS PRINCÍPIOS DA MEDIAÇÃO
COMPREENDER OS MECANISMOS DO CONFLITO
- Reconhecer as diferentes formas e fontes do conflito
- Identificar comportamentos típicos e interpretações individuais dos conflitos
- Identificar as consequências de um conflito no clima e no desempenho da equipa
ESPECIFICIDADES DA MEDIAÇÃO COMO UM MÉTODO ALTERNATIVO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
- Compreender os objetivos da mediação e restaurar o diálogo
- Distinguir a mediação de outras abordagens: arbitragem, negociação, conciliação
DESENVOLVER UMA POSIÇÃO MEDIADORA: FERRAMENTAS E TÉCNICAS
DESENVOLVER O POTENCIAL COMO MEDIADOR
- Desenvolver a comunicação entre as partes
- Demonstrar capacidade de permanecer neutro, objetivo e imparcial
- Desenvolver uma posição de facilitador
- Ser capaz de colocar as perceções em perspetiva e focar no distanciamento
DOMINAR AS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO DO MEDIADOR
- Desenvolver e facilitar uma comunicação global: emocional e corporal
- Permitir o retorno ao diálogo através da escuta ativa e postura assertiva
- Dominar as técnicas essenciais à mediação: reformulação e reorientação
- Utilizar técnicas de questionamento
REALIZAR UMA MEDIAÇÃO
RESPEITAR OS DIFERENTES ESTÁGIOS DE MEDIAÇÃO
- Explicar o processo de mediação, os objetivos e as regras
- Permitir que as partes expressem a sua opinião, com respeito
- Compreender o valor das entrevistas individuais no processo de mediação
FORMALIZAR A SAÍDA DO CONFLITO
- Identificar soluções e validar o cenário coletivamente
- Garantir a implementação de soluções concretas
- Determinar as responsabilidades compartilhadas na implementação da solução
- Garantir o compromisso bilateral das partes com a sustentabilidade do relacionamento
Metodologia da formação Mediação: Ferramenta Eficaz de Gestão de Conflitos
Propomos utilizar uma metodologia ativa, dinâmica e participativa, através da realização de vários exercícios e jogos pedagógicos, discussão de casos e role-plays, promovendo a descoberta, fomentando a partilha e favorecendo a aprendizagem informal.
Formador
Código da Formação: 1971163
Preço: Sob consulta
Duração: 1 dia
Quer uma formação à medida para a sua empresa?
- Compreender o processo de mediação como um método alternativo de resolução de conflitos
- Desenvolver uma posição de mediador para prevenir e resolver conflitos
- Realizar mediações num contexto profissional para manter um bom ambiente de trabalho
Managers e gestores de equipas e todas as pessoas que pretendam desenvolver as suas competências de mediador.
COMPREENDER OS MECANISMOS DO CONFLITO E OS PRINCÍPIOS DA MEDIAÇÃO
COMPREENDER OS MECANISMOS DO CONFLITO
- Reconhecer as diferentes formas e fontes do conflito
- Identificar comportamentos típicos e interpretações individuais dos conflitos
- Identificar as consequências de um conflito no clima e no desempenho da equipa
ESPECIFICIDADES DA MEDIAÇÃO COMO UM MÉTODO ALTERNATIVO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
- Compreender os objetivos da mediação e restaurar o diálogo
- Distinguir a mediação de outras abordagens: arbitragem, negociação, conciliação
DESENVOLVER UMA POSIÇÃO MEDIADORA: FERRAMENTAS E TÉCNICAS
DESENVOLVER O POTENCIAL COMO MEDIADOR
- Desenvolver a comunicação entre as partes
- Demonstrar capacidade de permanecer neutro, objetivo e imparcial
- Desenvolver uma posição de facilitador
- Ser capaz de colocar as perceções em perspetiva e focar no distanciamento
DOMINAR AS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO DO MEDIADOR
- Desenvolver e facilitar uma comunicação global: emocional e corporal
- Permitir o retorno ao diálogo através da escuta ativa e postura assertiva
- Dominar as técnicas essenciais à mediação: reformulação e reorientação
- Utilizar técnicas de questionamento
REALIZAR UMA MEDIAÇÃO
RESPEITAR OS DIFERENTES ESTÁGIOS DE MEDIAÇÃO
- Explicar o processo de mediação, os objetivos e as regras
- Permitir que as partes expressem a sua opinião, com respeito
- Compreender o valor das entrevistas individuais no processo de mediação
FORMALIZAR A SAÍDA DO CONFLITO
- Identificar soluções e validar o cenário coletivamente
- Garantir a implementação de soluções concretas
- Determinar as responsabilidades compartilhadas na implementação da solução
- Garantir o compromisso bilateral das partes com a sustentabilidade do relacionamento
Propomos utilizar uma metodologia ativa, dinâmica e participativa, através da realização de vários exercícios e jogos pedagógicos, discussão de casos e role-plays, promovendo a descoberta, fomentando a partilha e favorecendo a aprendizagem informal.
Course Content
Curriculum is empty
Instructor
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