JORNAL INTERNO

Jornal Interno
07
Jul

Manter os colaboradores da empresa a par das notícias do seu local de trabalho pode ser uma forma de motivação e impulsionador de melhores relações laborais. Destinando-se a empresas que ainda não têm um jornal interno, esta formação tem como objetivo o desenvolvimento de um meio de comunicação interna.

Objetivos da formação Jornal Interno

  • Entender o papel do jornal interno como transmissor dos interesses estratégicos da empresa
  • Analisar as vantagens da fórmula jornal em relação aos diversos meios de comunicação interna
  • Conhecer técnicas para tornar o jornal interno mais atrativo e obter feedback dos leitores

A Quem se Dirige

Para quem trabalha na área da comunicação, a formação em Jornal Interno tem como objetivo desenvolver a comunicação interna e divulgar os interesses estratégicos da empresa, para que todos os colaboradores fiquem a par das notícias do seu local de trabalho. Destinando-se a empresas que ainda não têm um jornal interno, mas que gostariam de ter, esta é a formação profissional recomendada.

Programa

A IMPORTÂNCIA DO JORNAL INTERNO (JI) NA ESTRATÉGIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA DA EMPRESA

  • O papel do JI na organização como instrumento de employeers relations, de informação e motivação
  • A valorização de experiências
  • Como explicar a estratégia da empresa

 

COMO SE DEVE EQUILIBRAR A RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO JORNAL COM OS FLUXOS DE COMUNICAÇÃO

  • A comunicação ascendente, lateral e descendente
  • Quais as vantagens de cada fluxo comunicacional

 

ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DO JORNAL

  • Que tipo de análise é feita na fase do estudo prévio
  • Como definir os objetivos de comunicação
  • O briefing
  • Elaboração do orçamento
  • Planeamento da produção

 

DEFINIÇÃO DA ESTRUTURA DO JI

  • Quais as características e diferenças dos vários tipos de suporte
  • A revista; O jornal; O boletim
  • E-newsletter ou e-jornal
  • A edição do JI
  • Os leitores
  • Periodicidade
  • Conteúdo
  • Temática

 

TÉCNICAS DO JI

  • Os tipos de conteúdos
  • Como tornar o JI mais atrativo
  • Encontrar histórias memoráveis
  • Obter e utilizar o feedback dos leitores

 

CARACTERIZAÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE JORNAL NO CONTEXTO ATUAL

  • Jornal em papel, televisivo, vídeo, eletrónico

 

VANTAGENS DO JI EM RELAÇÃO AOS DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA

 

CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO E PROMOÇÃO DO JI

 

CARACTERÍSTICAS DAS COMUNICAÇÕES ELETRÓNICAS

  • Intranet
  • Correio eletrónico
  • Newsletter eletrónica
  • Blogue interno

Metodologia da formação Jornal Interno

Realização de exercícios práticos para aplicação dos conceitos adquiridos. Análise de estudos de caso e de exemplos concretos. Debate e trocas de experiências entre os participantes.

Formador

Alda Benamor

Alda Benamor é consultora e formadora nas áreas comportamental e da comunicação. Assumindo, desde 2002, a direção geral da PLUG More, dedicou os últimos 20 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par com a formação desenvolvida on-job e no setor profissional nas mesmas áreas. Já desenvolveu e coordenou projetos formativos e comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e especializações diversas em PNL e ferramentas de coaching, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.

Código da Formação: 1971201

Preço: Sob consulta

Duração: 2 dias

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Entender o papel do jornal interno como transmissor dos interesses estratégicos da empresa
  • Analisar as vantagens da fórmula jornal em relação aos diversos meios de comunicação interna
  • Conhecer técnicas para tornar o jornal interno mais atrativo e obter feedback dos leitores

Para quem trabalha na área da comunicação, a formação em Jornal Interno tem como objetivo desenvolver a comunicação interna e divulgar os interesses estratégicos da empresa, para que todos os colaboradores fiquem a par das notícias do seu local de trabalho. Destinando-se a empresas que ainda não têm um jornal interno, mas que gostariam de ter, esta é a formação profissional recomendada.

A IMPORTÂNCIA DO JORNAL INTERNO (JI) NA ESTRATÉGIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA DA EMPRESA

  • O papel do JI na organização como instrumento de employeers relations, de informação e motivação
  • A valorização de experiências
  • Como explicar a estratégia da empresa

 

COMO SE DEVE EQUILIBRAR A RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO JORNAL COM OS FLUXOS DE COMUNICAÇÃO

  • A comunicação ascendente, lateral e descendente
  • Quais as vantagens de cada fluxo comunicacional

 

ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DO JORNAL

  • Que tipo de análise é feita na fase do estudo prévio
  • Como definir os objetivos de comunicação
  • O briefing
  • Elaboração do orçamento
  • Planeamento da produção

 

DEFINIÇÃO DA ESTRUTURA DO JI

  • Quais as características e diferenças dos vários tipos de suporte
  • A revista; O jornal; O boletim
  • E-newsletter ou e-jornal
  • A edição do JI
  • Os leitores
  • Periodicidade
  • Conteúdo
  • Temática

 

TÉCNICAS DO JI

  • Os tipos de conteúdos
  • Como tornar o JI mais atrativo
  • Encontrar histórias memoráveis
  • Obter e utilizar o feedback dos leitores

 

CARACTERIZAÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE JORNAL NO CONTEXTO ATUAL

  • Jornal em papel, televisivo, vídeo, eletrónico

 

VANTAGENS DO JI EM RELAÇÃO AOS DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA

 

CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO E PROMOÇÃO DO JI

 

CARACTERÍSTICAS DAS COMUNICAÇÕES ELETRÓNICAS

  • Intranet
  • Correio eletrónico
  • Newsletter eletrónica
  • Blogue interno

Realização de exercícios práticos para aplicação dos conceitos adquiridos. Análise de estudos de caso e de exemplos concretos. Debate e trocas de experiências entre os participantes.

Alda Benamor

Alda Benamor é consultora e formadora nas áreas comportamental e da comunicação. Assumindo, desde 2002, a direção geral da PLUG More, dedicou os últimos 20 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par com a formação desenvolvida on-job e no setor profissional nas mesmas áreas. Já desenvolveu e coordenou projetos formativos e comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e especializações diversas em PNL e ferramentas de coaching, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.

Course Content

Time: 2 dias

Curriculum is empty

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