JORNAL INTERNO
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Manter os colaboradores da empresa a par das notícias do seu local de trabalho pode ser uma forma de motivação e impulsionador de melhores relações laborais. Destinando-se a empresas que ainda não têm um jornal interno, esta formação tem como objetivo o desenvolvimento de um meio de comunicação interna.
Objetivos da formação Jornal Interno
- Entender o papel do jornal interno como transmissor dos interesses estratégicos da empresa
- Analisar as vantagens da fórmula jornal em relação aos diversos meios de comunicação interna
- Conhecer técnicas para tornar o jornal interno mais atrativo e obter feedback dos leitores
A Quem se Dirige
Para quem trabalha na área da comunicação, a formação em Jornal Interno tem como objetivo desenvolver a comunicação interna e divulgar os interesses estratégicos da empresa, para que todos os colaboradores fiquem a par das notícias do seu local de trabalho. Destinando-se a empresas que ainda não têm um jornal interno, mas que gostariam de ter, esta é a formação profissional recomendada.
Programa
A IMPORTÂNCIA DO JORNAL INTERNO (JI) NA ESTRATÉGIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA DA EMPRESA
- O papel do JI na organização como instrumento de employeers relations, de informação e motivação
- A valorização de experiências
- Como explicar a estratégia da empresa
COMO SE DEVE EQUILIBRAR A RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO JORNAL COM OS FLUXOS DE COMUNICAÇÃO
- A comunicação ascendente, lateral e descendente
- Quais as vantagens de cada fluxo comunicacional
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DO JORNAL
- Que tipo de análise é feita na fase do estudo prévio
- Como definir os objetivos de comunicação
- O briefing
- Elaboração do orçamento
- Planeamento da produção
DEFINIÇÃO DA ESTRUTURA DO JI
- Quais as características e diferenças dos vários tipos de suporte
- A revista; O jornal; O boletim
- E-newsletter ou e-jornal
- A edição do JI
- Os leitores
- Periodicidade
- Conteúdo
- Temática
TÉCNICAS DO JI
- Os tipos de conteúdos
- Como tornar o JI mais atrativo
- Encontrar histórias memoráveis
- Obter e utilizar o feedback dos leitores
CARACTERIZAÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE JORNAL NO CONTEXTO ATUAL
- Jornal em papel, televisivo, vídeo, eletrónico
VANTAGENS DO JI EM RELAÇÃO AOS DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA
CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO E PROMOÇÃO DO JI
CARACTERÍSTICAS DAS COMUNICAÇÕES ELETRÓNICAS
- Intranet
- Correio eletrónico
- Newsletter eletrónica
- Blogue interno
Metodologia da formação Jornal Interno
Realização de exercícios práticos para aplicação dos conceitos adquiridos. Análise de estudos de caso e de exemplos concretos. Debate e trocas de experiências entre os participantes.
Formador
Alda Benamor
Alda Benamor é consultora e formadora nas áreas comportamental e da comunicação. Assumindo, desde 2002, a direção geral da PLUG More, dedicou os últimos 20 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par com a formação desenvolvida on-job e no setor profissional nas mesmas áreas. Já desenvolveu e coordenou projetos formativos e comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e especializações diversas em PNL e ferramentas de coaching, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.
Código da Formação: 1971201
Preço: Sob consulta
Duração: 2 dias
Quer uma formação à medida para a sua empresa?
- Entender o papel do jornal interno como transmissor dos interesses estratégicos da empresa
- Analisar as vantagens da fórmula jornal em relação aos diversos meios de comunicação interna
- Conhecer técnicas para tornar o jornal interno mais atrativo e obter feedback dos leitores
Para quem trabalha na área da comunicação, a formação em Jornal Interno tem como objetivo desenvolver a comunicação interna e divulgar os interesses estratégicos da empresa, para que todos os colaboradores fiquem a par das notícias do seu local de trabalho. Destinando-se a empresas que ainda não têm um jornal interno, mas que gostariam de ter, esta é a formação profissional recomendada.
A IMPORTÂNCIA DO JORNAL INTERNO (JI) NA ESTRATÉGIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA DA EMPRESA
- O papel do JI na organização como instrumento de employeers relations, de informação e motivação
- A valorização de experiências
- Como explicar a estratégia da empresa
COMO SE DEVE EQUILIBRAR A RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO JORNAL COM OS FLUXOS DE COMUNICAÇÃO
- A comunicação ascendente, lateral e descendente
- Quais as vantagens de cada fluxo comunicacional
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DO JORNAL
- Que tipo de análise é feita na fase do estudo prévio
- Como definir os objetivos de comunicação
- O briefing
- Elaboração do orçamento
- Planeamento da produção
DEFINIÇÃO DA ESTRUTURA DO JI
- Quais as características e diferenças dos vários tipos de suporte
- A revista; O jornal; O boletim
- E-newsletter ou e-jornal
- A edição do JI
- Os leitores
- Periodicidade
- Conteúdo
- Temática
TÉCNICAS DO JI
- Os tipos de conteúdos
- Como tornar o JI mais atrativo
- Encontrar histórias memoráveis
- Obter e utilizar o feedback dos leitores
CARACTERIZAÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE JORNAL NO CONTEXTO ATUAL
- Jornal em papel, televisivo, vídeo, eletrónico
VANTAGENS DO JI EM RELAÇÃO AOS DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA
CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO E PROMOÇÃO DO JI
CARACTERÍSTICAS DAS COMUNICAÇÕES ELETRÓNICAS
- Intranet
- Correio eletrónico
- Newsletter eletrónica
- Blogue interno
Realização de exercícios práticos para aplicação dos conceitos adquiridos. Análise de estudos de caso e de exemplos concretos. Debate e trocas de experiências entre os participantes.
Alda Benamor
Alda Benamor é consultora e formadora nas áreas comportamental e da comunicação. Assumindo, desde 2002, a direção geral da PLUG More, dedicou os últimos 20 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par com a formação desenvolvida on-job e no setor profissional nas mesmas áreas. Já desenvolveu e coordenou projetos formativos e comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e especializações diversas em PNL e ferramentas de coaching, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.
Course Content
Curriculum is empty
Instructor
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