- Liderança e Gestão de Equipas, Liderança e Gestão de Equipas, Management
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Saiba lidar com outras culturas em contexto laboral e adapte a sua liderança no contacto com profissionais de outras culturas com a formação Gestão Intercultural. Dirigida a todos os que têm de contactar com profissionais de outras culturas, a formação Gestão Intercultural irá sensibilizar para a cultura como código mental e as suas consequências na gestão e no comportamento das organizações.
- Sensibilizar os participantes para a cultura como código mental e suas consequências na gestão e no comportamento organizacional
- Compreender o Modelo 6D © e suas consequências para a liderança, a comunicação e o contacto com outras culturas bem como na gestão diária das pessoas
- Identificar as dimensões culturais de cada software mental nacional e o seu próprio software mental individual de modo a perceber a melhor forma de se adaptar a outras culturas
Será utilizada uma metodologia ativa com:
- Avaliação do progresso na formação à entrada e à saída (Método Brinkerhoff)
- Pequenas exposições e sínteses teóricas e explicativas dos conceitos, dimensões e bases dos Modelos
- Exercícios cognitivos individuais e em pequenos grupos
- Autodiagnósticos e estudo de casos reais
- Pequenos filmes e jogos pedagógicos
- Debates e sínteses
Em parceria com:
Cultural Quiz de entrada: avaliação da sensibilidade e conhecimentos culturais (à entrada)
-
Cultura nacional e os níveis de cultura
- O conceito de QI, QE e QC: as múltiplas formas de inteligência
- Os universais humanos e os 6 dilemas básicos
- O papel dos valores culturais e da cultura nas sociedades
-
A Cultura Nacional como Software Mental Coletivo
- Diferenças na educação na infância de acordo com os países
- Programação mental universal, individual e coletiva
- O processo de transmissão do software mental – exercício
-
A cultura nacional como fator influenciador da liderança e comunicação
- Saber descrever a realidade a partir de 6 dimensões base de valores coletivos e compreender as consequências em contexto de gestão, liderança e persuasão
-
A cultura como determinante da perceção da realidade
- O que são os valores culturais e para que servem?
- Autodiagnóstico do software mental individual e comparação com os países de interação
-
O Modelo 6D ©
- O índice de distância ao poder (PDI + ou PDI -)
- O índice de individualismo vs. Coletivismo (IDV +/-)
- O índice de masculinidade vs. Feminilidade (MAS+/-)
- O índice de evitação da incerteza (UAI +/-)
- O índice de pragmatismo (PRA +/-)
- O índice de indulgência vs. restrição (IVR)
-
O Choque INTER cultural
- O que é o choque cultural e porque acontece?
- As 4 fases da curva de ajustamento individual
- Estereótipos dos participantes entre si e em relação aos outros
- Mal-entendidos culturais derivados das diferenças de software mental
-
O Modelo mental de organização e suas consequências no comportamento diário
- Combinação das 4 dimensões geradoras das imagens mentais
- Organização como Rede, Arena, Sistema Solar, Família, Pirâmide e Máquina Oleada
- Os estilos culturais de gestão: incentivos, exemplo, exceção, confiança e alto perfil
-
Principais consequências das diferenças culturais na interação entre culturas
- Relação com o tempo e a prática da pontualidade: PORQUÊ?
- Relação e reconhecimento da autoridade/poder; relação com os indivíduos e os grupos
- A relação com o desconhecido, a ambiguidade e a incerteza
- As matrizes de comunicação (direta vs. Indireta); culturas sequenciais e sincrónicas
- A necessidade de regras e o conforto emocional
- A expressão das emoções, o toque e a aproximação física
- A importância da face e a sua perda
- Importância do sucesso vs. Humildade
- Mecanismos de coordenação do trabalho mais prevalentes nas diferentes culturas
- O que deve se uma organização e cada cultura? As imagens mentais inconscientes
Cultural Quiz de Saída: avaliação da sensibilidade e conhecimentos culturais (à saída)
Oferta do livro – Globalização e gestão das diferentes culturas
PAULO FINURAS
É consultor internacional nas áreas da Confiança, Liderança e Gestão Intercultural, assegurando workshops e palestras em organizações dos mais diversos setores de atividade.
Em formação, destaca-se pela sua capacidade de comunicação e pelas ligações constantes que faz entre o que a Ciência e, em particular, as Ciências Humanas comprovam e as decisões quotidianas da Gestão – concilia, desse modo, os Estudos académicos e a forma como os líderes tomam decisões.
Já desenvolveu projetos de formação e consultoria em vários países, destacando-se Angola, Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Holanda, Reino Unido, Noruega, Polónia e Suécia.
É Official Accredited Lecturer do Hofstede Centre (Helsínquia) para Portugal e PALOPS no âmbito da Gestão Intercultural.
É Doutorado em Ciências Sociais e do Comportamento – Ciência Política – pela ULHT e possuiu um MBA em Gestão Internacional
Investigador integrado do CICPRIS na Faculdade de Ciências Sociais da ULHT.
Objetivos da formação Gestão Intercultural
- Sensibilizar os participantes para a cultura como código mental e suas consequências na gestão e no comportamento organizacional
- Compreender o Modelo 6D © e suas consequências para a liderança, a comunicação e o contacto com outras culturas bem como na gestão diária das pessoas
- Identificar as dimensões culturais de cada software mental nacional e o seu próprio software mental individual de modo a perceber a melhor forma de se adaptar a outras culturas
Metodologia da formação Gestão Intercultural
Será utilizada uma metodologia ativa com:
- Avaliação do progresso na formação à entrada e à saída (Método Brinkerhoff)
- Pequenas exposições e sínteses teóricas e explicativas dos conceitos, dimensões e bases dos Modelos
- Exercícios cognitivos individuais e em pequenos grupos
- Autodiagnósticos e estudo de casos reais
- Pequenos filmes e jogos pedagógicos
- Debates e sínteses
Programa
Em parceria com:
Cultural Quiz de entrada: avaliação da sensibilidade e conhecimentos culturais (à entrada)
-
Cultura nacional e os níveis de cultura
- O conceito de QI, QE e QC: as múltiplas formas de inteligência
- Os universais humanos e os 6 dilemas básicos
- O papel dos valores culturais e da cultura nas sociedades
-
A Cultura Nacional como Software Mental Coletivo
- Diferenças na educação na infância de acordo com os países
- Programação mental universal, individual e coletiva
- O processo de transmissão do software mental – exercício
-
A cultura nacional como fator influenciador da liderança e comunicação
- Saber descrever a realidade a partir de 6 dimensões base de valores coletivos e compreender as consequências em contexto de gestão, liderança e persuasão
-
A cultura como determinante da perceção da realidade
- O que são os valores culturais e para que servem?
- Autodiagnóstico do software mental individual e comparação com os países de interação
-
O Modelo 6D ©
- O índice de distância ao poder (PDI + ou PDI -)
- O índice de individualismo vs. Coletivismo (IDV +/-)
- O índice de masculinidade vs. Feminilidade (MAS+/-)
- O índice de evitação da incerteza (UAI +/-)
- O índice de pragmatismo (PRA +/-)
- O índice de indulgência vs. restrição (IVR)
-
O Choque INTER cultural
- O que é o choque cultural e porque acontece?
- As 4 fases da curva de ajustamento individual
- Estereótipos dos participantes entre si e em relação aos outros
- Mal-entendidos culturais derivados das diferenças de software mental
-
O Modelo mental de organização e suas consequências no comportamento diário
- Combinação das 4 dimensões geradoras das imagens mentais
- Organização como Rede, Arena, Sistema Solar, Família, Pirâmide e Máquina Oleada
- Os estilos culturais de gestão: incentivos, exemplo, exceção, confiança e alto perfil
-
Principais consequências das diferenças culturais na interação entre culturas
- Relação com o tempo e a prática da pontualidade: PORQUÊ?
- Relação e reconhecimento da autoridade/poder; relação com os indivíduos e os grupos
- A relação com o desconhecido, a ambiguidade e a incerteza
- As matrizes de comunicação (direta vs. Indireta); culturas sequenciais e sincrónicas
- A necessidade de regras e o conforto emocional
- A expressão das emoções, o toque e a aproximação física
- A importância da face e a sua perda
- Importância do sucesso vs. Humildade
- Mecanismos de coordenação do trabalho mais prevalentes nas diferentes culturas
- O que deve se uma organização e cada cultura? As imagens mentais inconscientes
Cultural Quiz de Saída: avaliação da sensibilidade e conhecimentos culturais (à saída)
Oferta do livro – Globalização e gestão das diferentes culturas
Duração
Formador
PAULO FINURAS
É consultor internacional nas áreas da Confiança, Liderança e Gestão Intercultural, assegurando workshops e palestras em organizações dos mais diversos setores de atividade.
Em formação, destaca-se pela sua capacidade de comunicação e pelas ligações constantes que faz entre o que a Ciência e, em particular, as Ciências Humanas comprovam e as decisões quotidianas da Gestão – concilia, desse modo, os Estudos académicos e a forma como os líderes tomam decisões.
Já desenvolveu projetos de formação e consultoria em vários países, destacando-se Angola, Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Holanda, Reino Unido, Noruega, Polónia e Suécia.
É Official Accredited Lecturer do Hofstede Centre (Helsínquia) para Portugal e PALOPS no âmbito da Gestão Intercultural.
É Doutorado em Ciências Sociais e do Comportamento – Ciência Política – pela ULHT e possuiu um MBA em Gestão Internacional
Investigador integrado do CICPRIS na Faculdade de Ciências Sociais da ULHT.