GESTÃO INTERCULTURAL

GESTÃO INTERCULTURAL
13
Abr

Saiba lidar com outras culturas em contexto laboral e adapte a sua liderança no contacto com profissionais de outras culturas com a formação Gestão Intercultural. Dirigida a todos os que têm de contactar com profissionais de outras culturas, a formação Gestão Intercultural irá sensibilizar para a cultura como código mental e as suas consequências na gestão e no comportamento das organizações.

  • Sensibilizar os participantes para a cultura como código mental e suas consequências na gestão e no comportamento organizacional
  • Compreender o Modelo 6D © e suas consequências para a liderança, a comunicação e o contacto com outras culturas bem como na gestão diária das pessoas
  • Identificar as dimensões culturais de cada software mental nacional e o seu próprio software mental individual de modo a perceber a melhor forma de se adaptar a outras culturas

Será utilizada uma metodologia ativa com:

  • Avaliação do progresso na formação à entrada e à saída (Método Brinkerhoff)
  • Pequenas exposições e sínteses teóricas e explicativas dos conceitos, dimensões e bases dos Modelos
  • Exercícios cognitivos individuais e em pequenos grupos
  • Autodiagnósticos e estudo de casos reais
  • Pequenos filmes e jogos pedagógicos
  • Debates e sínteses

Em parceria com:

Cultural Quiz de entrada: avaliação da sensibilidade e conhecimentos culturais (à entrada)

  1. Cultura nacional e os níveis de cultura

  • O conceito de QI, QE e QC: as múltiplas formas de inteligência
  • Os universais humanos e os 6 dilemas básicos
  • O papel dos valores culturais e da cultura nas sociedades

 

  1. A Cultura Nacional como Software Mental Coletivo

  • Diferenças na educação na infância de acordo com os países
  • Programação mental universal, individual e coletiva
  • O processo de transmissão do software mental – exercício

 

  1. A cultura nacional como fator influenciador da liderança e comunicação

  • Saber descrever a realidade a partir de 6 dimensões base de valores coletivos e compreender as consequências em contexto de gestão, liderança e persuasão

 

  1. A cultura como determinante da perceção da realidade

  • O que são os valores culturais e para que servem?
  • Autodiagnóstico do software mental individual e comparação com os países de interação

 

  1. O Modelo 6D ©

  • O índice de distância ao poder (PDI + ou PDI -)
  • O índice de individualismo vs. Coletivismo (IDV +/-)
  • O índice de masculinidade vs. Feminilidade (MAS+/-)
  • O índice de evitação da incerteza (UAI +/-)
  • O índice de pragmatismo (PRA +/-)
  • O índice de indulgência vs. restrição (IVR)

 

  1. O Choque INTER cultural

  • O que é o choque cultural e porque acontece?
  • As 4 fases da curva de ajustamento individual
  • Estereótipos dos participantes entre si e em relação aos outros
  • Mal-entendidos culturais derivados das diferenças de software mental

 

  1. O Modelo mental de organização e suas consequências no comportamento diário

  • Combinação das 4 dimensões geradoras das imagens mentais
  • Organização como Rede, Arena, Sistema Solar, Família, Pirâmide e Máquina Oleada
  • Os estilos culturais de gestão: incentivos, exemplo, exceção, confiança e alto perfil

 

  1. Principais consequências das diferenças culturais na interação entre culturas

  • Relação com o tempo e a prática da pontualidade: PORQUÊ?
  • Relação e reconhecimento da autoridade/poder; relação com os indivíduos e os grupos
  • A relação com o desconhecido, a ambiguidade e a incerteza
  • As matrizes de comunicação (direta vs. Indireta); culturas sequenciais e sincrónicas
  • A necessidade de regras e o conforto emocional
  • A expressão das emoções, o toque e a aproximação física
  • A importância da face e a sua perda
  • Importância do sucesso vs. Humildade
  • Mecanismos de coordenação do trabalho mais prevalentes nas diferentes culturas
  • O que deve se uma organização e cada cultura? As imagens mentais inconscientes

 

Cultural Quiz de Saída: avaliação da sensibilidade e conhecimentos culturais (à saída)

Oferta do livro – Globalização e gestão das diferentes culturas

Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

PAULO FINURAS

É consultor internacional nas áreas da Confiança, Liderança e Gestão Intercultural, assegurando workshops e palestras em organizações dos mais diversos setores de atividade.​

Em formação, destaca-se pela sua capacidade de comunicação e pelas ligações constantes que faz entre o que a Ciência e, em particular, as Ciências Humanas comprovam e as decisões quotidianas da Gestão – concilia, desse modo, os Estudos académicos e a forma como os líderes tomam decisões.​

Já desenvolveu projetos de formação e consultoria em vários países, destacando-se Angola, Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Holanda, Reino Unido, Noruega, Polónia e Suécia.​

É Official Accredited Lecturer do Hofstede Centre (Helsínquia) para Portugal e PALOPS no âmbito da Gestão Intercultural.​

É Doutorado em Ciências Sociais e do Comportamento  –  Ciência Política  – pela ULHT e possuiu um MBA em Gestão Internacional​

Investigador integrado do CICPRIS na Faculdade de Ciências Sociais da ULHT.​

Objetivos da formação Gestão Intercultural

  • Sensibilizar os participantes para a cultura como código mental e suas consequências na gestão e no comportamento organizacional
  • Compreender o Modelo 6D © e suas consequências para a liderança, a comunicação e o contacto com outras culturas bem como na gestão diária das pessoas
  • Identificar as dimensões culturais de cada software mental nacional e o seu próprio software mental individual de modo a perceber a melhor forma de se adaptar a outras culturas

Metodologia da formação Gestão Intercultural

Será utilizada uma metodologia ativa com:

  • Avaliação do progresso na formação à entrada e à saída (Método Brinkerhoff)
  • Pequenas exposições e sínteses teóricas e explicativas dos conceitos, dimensões e bases dos Modelos
  • Exercícios cognitivos individuais e em pequenos grupos
  • Autodiagnósticos e estudo de casos reais
  • Pequenos filmes e jogos pedagógicos
  • Debates e sínteses

Programa

Em parceria com:

Cultural Quiz de entrada: avaliação da sensibilidade e conhecimentos culturais (à entrada)

  1. Cultura nacional e os níveis de cultura

  • O conceito de QI, QE e QC: as múltiplas formas de inteligência
  • Os universais humanos e os 6 dilemas básicos
  • O papel dos valores culturais e da cultura nas sociedades

 

  1. A Cultura Nacional como Software Mental Coletivo

  • Diferenças na educação na infância de acordo com os países
  • Programação mental universal, individual e coletiva
  • O processo de transmissão do software mental – exercício

 

  1. A cultura nacional como fator influenciador da liderança e comunicação

  • Saber descrever a realidade a partir de 6 dimensões base de valores coletivos e compreender as consequências em contexto de gestão, liderança e persuasão

 

  1. A cultura como determinante da perceção da realidade

  • O que são os valores culturais e para que servem?
  • Autodiagnóstico do software mental individual e comparação com os países de interação

 

  1. O Modelo 6D ©

  • O índice de distância ao poder (PDI + ou PDI -)
  • O índice de individualismo vs. Coletivismo (IDV +/-)
  • O índice de masculinidade vs. Feminilidade (MAS+/-)
  • O índice de evitação da incerteza (UAI +/-)
  • O índice de pragmatismo (PRA +/-)
  • O índice de indulgência vs. restrição (IVR)

 

  1. O Choque INTER cultural

  • O que é o choque cultural e porque acontece?
  • As 4 fases da curva de ajustamento individual
  • Estereótipos dos participantes entre si e em relação aos outros
  • Mal-entendidos culturais derivados das diferenças de software mental

 

  1. O Modelo mental de organização e suas consequências no comportamento diário

  • Combinação das 4 dimensões geradoras das imagens mentais
  • Organização como Rede, Arena, Sistema Solar, Família, Pirâmide e Máquina Oleada
  • Os estilos culturais de gestão: incentivos, exemplo, exceção, confiança e alto perfil

 

  1. Principais consequências das diferenças culturais na interação entre culturas

  • Relação com o tempo e a prática da pontualidade: PORQUÊ?
  • Relação e reconhecimento da autoridade/poder; relação com os indivíduos e os grupos
  • A relação com o desconhecido, a ambiguidade e a incerteza
  • As matrizes de comunicação (direta vs. Indireta); culturas sequenciais e sincrónicas
  • A necessidade de regras e o conforto emocional
  • A expressão das emoções, o toque e a aproximação física
  • A importância da face e a sua perda
  • Importância do sucesso vs. Humildade
  • Mecanismos de coordenação do trabalho mais prevalentes nas diferentes culturas
  • O que deve se uma organização e cada cultura? As imagens mentais inconscientes

 

Cultural Quiz de Saída: avaliação da sensibilidade e conhecimentos culturais (à saída)

Oferta do livro – Globalização e gestão das diferentes culturas

Duração

Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

Formador

PAULO FINURAS

É consultor internacional nas áreas da Confiança, Liderança e Gestão Intercultural, assegurando workshops e palestras em organizações dos mais diversos setores de atividade.​

Em formação, destaca-se pela sua capacidade de comunicação e pelas ligações constantes que faz entre o que a Ciência e, em particular, as Ciências Humanas comprovam e as decisões quotidianas da Gestão – concilia, desse modo, os Estudos académicos e a forma como os líderes tomam decisões.​

Já desenvolveu projetos de formação e consultoria em vários países, destacando-se Angola, Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Holanda, Reino Unido, Noruega, Polónia e Suécia.​

É Official Accredited Lecturer do Hofstede Centre (Helsínquia) para Portugal e PALOPS no âmbito da Gestão Intercultural.​

É Doutorado em Ciências Sociais e do Comportamento  –  Ciência Política  – pela ULHT e possuiu um MBA em Gestão Internacional​

Investigador integrado do CICPRIS na Faculdade de Ciências Sociais da ULHT.​

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