- Compras e Logística, Compras
- 0 (Registered)
A otimização do processo de compras pode ser subvalorizada face ao processo de vendas por não estar diretamente relacionada com o lucro. No entanto, todos os profissionais de compras sabem que a utilização correta do capital e a busca por melhores preços para a compra de produtos e serviços é fundamental para o equilíbrio financeiro de todas as organizações. A formação Gestão e Otimização de Compras oferece-lhe as ferramentas para implementar uma estratégia de compras eficaz na sua organização.
- Compreender quais as atribuições e competências necessárias para o responsável de compras
- Implementar uma política e estratégia de compras eficazes
- Conhecer as melhores estratégias de seleção e negociação com fornecedores
- Identificar as vantagens da análise total de custos e as melhores metodologias de controlo de custos
Os temas serão apresentados de forma teóricoprática, para que os participantes possam esclarecer dúvidas e ficar a saber como aplicar no dia-a-dia os conceitos apresentados.
ENVOLVENTE DA GESTÃO DE COMPRAS
- A evolução das compras tradicionais para as compras estratégicas
- A conjuntura de mercado
- As ferramentas mais eficazes na gestão de compras
A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS COMPRAS
- Organização, política e as estratégias de compras
- Fatores chave para a definição de estratégias e a sua integração na estratégia global da organização
- O papel da análise SWOT na estratégia de compras
- Os modelos de gestão de compras
CONTROLO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DE COMPRAS
- Indicadores e fatores críticos de sucesso
- Acordo de níveis de serviços e de qualidade
- Como e quando avaliar
A GESTÃO DA RELAÇÃO COM FORNECEDORES
- Gestão dos mercados de compras
- Como fazer qualificação, seleção e avaliação do fornecedor
- Metodologias para o acompanhamento do fornecedor seleccionado
- Como selecionar e qual a vantagem de um só fornecedor por comodidade de produtos
- O processo de decisão e negociação
- Quais as etapas
- Planeamento da negociação de compras
- Estratégias e técnicas de negociação mais eficazes
- Atitudes do gestor de compras no âmbito da negociação
- Tipos de contratos
- Condições e termos contratuais para o comprador e fornecedor
VANTAGENS DA ANÁLISE DO CUSTO TOTAL
- Objetivos e vantagens da análise do custo total
- Que métodos de controlo de custos implementar
Objetivos da formação Gestão e Otimização de Compras
- Compreender quais as atribuições e competências necessárias para o responsável de compras
- Implementar uma política e estratégia de compras eficazes
- Conhecer as melhores estratégias de seleção e negociação com fornecedores
- Identificar as vantagens da análise total de custos e as melhores metodologias de controlo de custos
Metodologia da formação Gestão e Otimização de Compras
Os temas serão apresentados de forma teóricoprática, para que os participantes possam esclarecer dúvidas e ficar a saber como aplicar no dia-a-dia os conceitos apresentados.
Programa da formação Gestão e Otimização de Compras
ENVOLVENTE DA GESTÃO DE COMPRAS
- A evolução das compras tradicionais para as compras estratégicas
- A conjuntura de mercado
- As ferramentas mais eficazes na gestão de compras
A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS COMPRAS
- Organização, política e as estratégias de compras
- Fatores chave para a definição de estratégias e a sua integração na estratégia global da organização
- O papel da análise SWOT na estratégia de compras
- Os modelos de gestão de compras
CONTROLO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DE COMPRAS
- Indicadores e fatores críticos de sucesso
- Acordo de níveis de serviços e de qualidade
- Como e quando avaliar
A GESTÃO DA RELAÇÃO COM FORNECEDORES
- Gestão dos mercados de compras
- Como fazer qualificação, seleção e avaliação do fornecedor
- Metodologias para o acompanhamento do fornecedor seleccionado
- Como selecionar e qual a vantagem de um só fornecedor por comodidade de produtos
- O processo de decisão e negociação
- Quais as etapas
- Planeamento da negociação de compras
- Estratégias e técnicas de negociação mais eficazes
- Atitudes do gestor de compras no âmbito da negociação
- Tipos de contratos
- Condições e termos contratuais para o comprador e fornecedor
VANTAGENS DA ANÁLISE DO CUSTO TOTAL
- Objetivos e vantagens da análise do custo total
- Que métodos de controlo de custos implementar
Duração
Formador
Mário Alegrias
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico (Lisboa) , pós-graduado em engenharia de produção pelo Svenska Management Institute (Suécia), pela Universidade Católica Portuguesa em Contabilidade e Finanças e Gestão para Executivos e pelo IESE-Universidade de Navarra em Alta Direcção de Empresas.
Desde 2012 consultor senior e formador para as áreas operacionais, em particular para as áreas da Cadeia Logística. Tem sempre presente como objectivos determinantes o desenvolvimento da empresa, do negócio e também o desenvolvimento das pessoas;
Iniciou a carreira profissional na função de engenheiro na indústria de papel e embalagem tendo mais tarde passado pela indústria alimentar. Trabalhou em importantes projectos, muitos deles ligados ao desenvolvimento da Cadeia Logística. Desempenhou cargos de Director Técnico e de Alta Direcção como Administrador Executivo com a responsabilidade das direcções operacionais da empresa
As nossas salas de formação
Clique na imagem para expandir
Os nossos espaços de formação oferecem todas as condições para continuar o seu desenvolvimento pessoal e profissional em absoluta segurança