GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE COMPRAS

Gestão e otimização de compras
01
Abr

A otimização do processo de compras pode ser subvalorizada face ao processo de vendas por não estar diretamente relacionada com o lucro. No entanto, todos os profissionais de compras sabem que a utilização correta do capital e a busca por melhores preços para a compra de produtos e serviços é fundamental para o equilíbrio financeiro de todas as organizações. A formação Gestão e Otimização de Compras oferece-lhe as ferramentas para implementar uma estratégia de compras eficaz na sua organização.

Objetivos da formação Gestão e Otimização de Compras

  • Compreender quais as atribuições e competências necessárias para o responsável de compras
  • Implementar uma política e estratégia de compras eficazes
  • Conhecer as melhores estratégias de seleção e negociação com fornecedores
  • Identificar as vantagens da análise total de custos e as melhores metodologias de controlo de custos

A Quem se Dirige

  • Diretores e chefes de compras
  • Gestores e responsáveis pela organização de compras na empresa
  • Diretores de logística e aprovisionamento
  • Responsáveis de compras e logística

Programa da formação Gestão e Otimização de Compras

ENVOLVENTE DA GESTÃO DE COMPRAS

  • A evolução das compras tradicionais para as compras estratégicas
  • A conjuntura de mercado
  • As ferramentas mais eficazes na gestão de compras

 

A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS COMPRAS

  • Organização, política e as estratégias de compras
  • Fatores chave para a definição de estratégias e a sua integração na estratégia global da organização
  • O papel da análise SWOT na estratégia de compras
  • Os modelos de gestão de compras

 

CONTROLO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DE COMPRAS

  • Indicadores e fatores críticos de sucesso
  • Acordo de níveis de serviços e de qualidade
  • Como e quando avaliar

 

A GESTÃO DA RELAÇÃO COM FORNECEDORES

  • Gestão dos mercados de compras
  • Como fazer qualificação, seleção e avaliação do fornecedor
  • Metodologias para o acompanhamento do fornecedor seleccionado
  • Como selecionar e qual a vantagem de um só fornecedor por comodidade de produtos
  • O processo de decisão e negociação
  • Quais as etapas
  • Planeamento da negociação de compras
  • Estratégias e técnicas de negociação mais eficazes
  • Atitudes do gestor de compras no âmbito da negociação
  • Tipos de contratos
  • Condições e termos contratuais para o comprador e fornecedor

 

VANTAGENS DA ANÁLISE DO CUSTO TOTAL

  • Objetivos e vantagens da análise do custo total
  • Que métodos de controlo de custos implementar

Metodologia da formação Gestão e Otimização de Compras

Os temas serão apresentados de forma teóricoprática, para que os participantes possam esclarecer dúvidas e ficar a saber como aplicar no dia-a-dia os conceitos apresentados.

Formador

Mário Alegrias

Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico (Lisboa) , pós-graduado em engenharia de produção pelo Svenska Management Institute (Suécia),  pela Universidade Católica Portuguesa em Contabilidade e Finanças e Gestão para Executivos e pelo IESE-Universidade de Navarra em Alta Direcção de Empresas.

Desde 2012 consultor senior e formador para as áreas operacionais, em particular para as áreas da Cadeia Logística. Tem sempre presente como objectivos determinantes o desenvolvimento da empresa, do negócio e também o desenvolvimento das pessoas;

Iniciou a carreira profissional na função de engenheiro na indústria de papel e embalagem tendo mais tarde passado pela indústria alimentar. Trabalhou em importantes projectos, muitos deles ligados ao desenvolvimento da Cadeia Logística. Desempenhou cargos de Director Técnico e de Alta Direcção como Administrador Executivo com a responsabilidade das direcções operacionais da empresa

Código da Formação: 1971900

Preço: Sob consulta

Duração: 2 dias

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  • Compreender quais as atribuições e competências necessárias para o responsável de compras
  • Implementar uma política e estratégia de compras eficazes
  • Conhecer as melhores estratégias de seleção e negociação com fornecedores
  • Identificar as vantagens da análise total de custos e as melhores metodologias de controlo de custos
  • Diretores e chefes de compras
  • Gestores e responsáveis pela organização de compras na empresa
  • Diretores de logística e aprovisionamento
  • Responsáveis de compras e logística

ENVOLVENTE DA GESTÃO DE COMPRAS

  • A evolução das compras tradicionais para as compras estratégicas
  • A conjuntura de mercado
  • As ferramentas mais eficazes na gestão de compras

 

A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS COMPRAS

  • Organização, política e as estratégias de compras
  • Fatores chave para a definição de estratégias e a sua integração na estratégia global da organização
  • O papel da análise SWOT na estratégia de compras
  • Os modelos de gestão de compras

 

CONTROLO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DE COMPRAS

  • Indicadores e fatores críticos de sucesso
  • Acordo de níveis de serviços e de qualidade
  • Como e quando avaliar

 

A GESTÃO DA RELAÇÃO COM FORNECEDORES

  • Gestão dos mercados de compras
  • Como fazer qualificação, seleção e avaliação do fornecedor
  • Metodologias para o acompanhamento do fornecedor seleccionado
  • Como selecionar e qual a vantagem de um só fornecedor por comodidade de produtos
  • O processo de decisão e negociação
  • Quais as etapas
  • Planeamento da negociação de compras
  • Estratégias e técnicas de negociação mais eficazes
  • Atitudes do gestor de compras no âmbito da negociação
  • Tipos de contratos
  • Condições e termos contratuais para o comprador e fornecedor

 

VANTAGENS DA ANÁLISE DO CUSTO TOTAL

  • Objetivos e vantagens da análise do custo total
  • Que métodos de controlo de custos implementar

Os temas serão apresentados de forma teóricoprática, para que os participantes possam esclarecer dúvidas e ficar a saber como aplicar no dia-a-dia os conceitos apresentados.

Course Content

Time: 2 dias

Curriculum is empty

Instructor

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