GESTÃO DE CATEGORIAS
- Marketing e Comunicação Empresarial
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Se é diretor/responsável de marketing, gestor de produto e vendas, gestor de contas ou responsável de merchandising, a formação Gestão de Categorias é para si. Com esta formação conseguirá adaptar as formas de interagir com os clientes nos espaços comerciais identificando os melhores locais, identificar a melhor forma de fazer a gestão de lineares e entender o que influencia o processo de compra dos consumidores e delinear as melhores estratégias.
Objetivos da formação Gestão de Categorias
- Descobrir e dominar a comercialização orientada para a parceria fabricante – distribuidor
- Adaptar as formas de interagir com os clientes nos espaços comerciais identificando os melhores locais
- Identificar a melhor forma de fazer a gestão de lineares
- Entender o que influencia o processo de compra dos consumidores e delinear as melhores estratégias
A Quem se Dirige
Diretores/responsáveis de marketing, gestores de produto e vendas, gestores de contas, responsáveis de merchandising.
Programa
O CONCEITO DE GESTÃO DE CATEGORIAS
- Compreender as necessidades dos consumidores
- Analisar o processo de decisão dos consumidos – o que influencia a tomada de decisão
- Preço
- Ações promocionais
- Atividades de merchandising
- Quota de espaço
GESTÃO DE LINEARES
- Os diferentes tipos de lineares/expositores e o seu grau de adequação a cada tipo de produto
- Conceitos, definições e critérios de repartição do linear
- Apresentação e otimização dos produtos
- Análise aos produtos no linear e critérios organizativos
- A relação entre o espaço disponibilizado e as vendas
- Otimizar os espaços nas prateleiras
- Tipos e necessidades de compras e as suas implicações para a localização dos produtos no espaço de venda
- Os fluxos de circulação: zonas quentes e zonas frias
- Indicadores de atratividade da localização e apresentação dos produtos
- A importância do preço na gestão de categorias e nas estratégias no ponto de venda
ELABORAR UMA ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CATEGORIAS
- Compreender as expectativas do distribuidor: como é que ele vê a minha categoria? Quais os resultados esperados?
- Priorizar os meios em função das expectativas
- Construir a estratégia
- Definir o perímetro
- Definir o papel da categoria (volume de negócios, margem, imagem…)
- Avaliar a performance
- Medir a performance
- Elaborar uma estratégia por categoria
- Escolher uma tática
- Elaborar um plano de implementação
Metodologia da formação Gestão de Categorias
Formação com vários exemplos práticos e estudos de caso, para que os participantes fiquem aptos a aplicar os conceitos no seu dia a dia.
Formador
Código da Formação: 1971980
Preço: Sob consulta
Duração: 1 dia
Quer uma formação à medida para a sua empresa?
- Descobrir e dominar a comercialização orientada para a parceria fabricante – distribuidor
- Adaptar as formas de interagir com os clientes nos espaços comerciais identificando os melhores locais
- Identificar a melhor forma de fazer a gestão de lineares
- Entender o que influencia o processo de compra dos consumidores e delinear as melhores estratégias
Diretores/responsáveis de marketing, gestores de produto e vendas, gestores de contas, responsáveis de merchandising.
O CONCEITO DE GESTÃO DE CATEGORIAS
- Compreender as necessidades dos consumidores
- Analisar o processo de decisão dos consumidos – o que influencia a tomada de decisão
- Preço
- Ações promocionais
- Atividades de merchandising
- Quota de espaço
GESTÃO DE LINEARES
- Os diferentes tipos de lineares/expositores e o seu grau de adequação a cada tipo de produto
- Conceitos, definições e critérios de repartição do linear
- Apresentação e otimização dos produtos
- Análise aos produtos no linear e critérios organizativos
- A relação entre o espaço disponibilizado e as vendas
- Otimizar os espaços nas prateleiras
- Tipos e necessidades de compras e as suas implicações para a localização dos produtos no espaço de venda
- Os fluxos de circulação: zonas quentes e zonas frias
- Indicadores de atratividade da localização e apresentação dos produtos
- A importância do preço na gestão de categorias e nas estratégias no ponto de venda
ELABORAR UMA ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CATEGORIAS
- Compreender as expectativas do distribuidor: como é que ele vê a minha categoria? Quais os resultados esperados?
- Priorizar os meios em função das expectativas
- Construir a estratégia
- Definir o perímetro
- Definir o papel da categoria (volume de negócios, margem, imagem…)
- Avaliar a performance
- Medir a performance
- Elaborar uma estratégia por categoria
- Escolher uma tática
- Elaborar um plano de implementação
Formação com vários exemplos práticos e estudos de caso, para que os participantes fiquem aptos a aplicar os conceitos no seu dia a dia.
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