GESTÃO DE CATEGORIAS

Gestão de Categorias
28
Jun

Se é diretor/responsável de marketing, gestor de produto e vendas, gestor de contas ou responsável de merchandising, a formação Gestão de Categorias é para si. Com esta formação conseguirá adaptar as formas de interagir com os clientes nos espaços comerciais identificando os melhores locais, identificar a melhor forma de fazer a gestão de lineares e entender o que influencia o processo de compra dos consumidores e delinear as melhores estratégias.

Objetivos da formação Gestão de Categorias

  • Descobrir e dominar a comercialização orientada para a parceria fabricante – distribuidor
  • Adaptar as formas de interagir com os clientes nos espaços comerciais identificando os melhores locais
  • Identificar a melhor forma de fazer a gestão de lineares
  • Entender o que influencia o processo de compra dos consumidores e delinear as melhores estratégias

A Quem se Dirige

Diretores/responsáveis de marketing, gestores de produto e vendas, gestores de contas, responsáveis de merchandising.

Programa

O CONCEITO DE GESTÃO DE CATEGORIAS

  • Compreender as necessidades dos consumidores
  • Analisar o processo de decisão dos consumidos – o que influencia a tomada de decisão
    • Preço
    • Ações promocionais
    • Atividades de merchandising
    • Quota de espaço

 

GESTÃO DE LINEARES

  • Os diferentes tipos de lineares/expositores e o seu grau de adequação a cada tipo de produto
  • Conceitos, definições e critérios de repartição do linear
  • Apresentação e otimização dos produtos
  • Análise aos produtos no linear e critérios organizativos
  • A relação entre o espaço disponibilizado e as vendas
  • Otimizar os espaços nas prateleiras
    • Tipos e necessidades de compras e as suas implicações para a localização dos produtos no espaço de venda
    • Os fluxos de circulação: zonas quentes e zonas frias
    • Indicadores de atratividade da localização e apresentação dos produtos
  • A importância do preço na gestão de categorias e nas estratégias no ponto de venda

 

ELABORAR UMA ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CATEGORIAS

  • Compreender as expectativas do distribuidor: como é que ele vê a minha categoria? Quais os resultados esperados?
  • Priorizar os meios em função das expectativas
  • Construir a estratégia
    • Definir o perímetro
    • Definir o papel da categoria (volume de negócios, margem, imagem…)
    • Avaliar a performance
    • Medir a performance
    • Elaborar uma estratégia por categoria
    • Escolher uma tática
    • Elaborar um plano de implementação

Metodologia da formação Gestão de Categorias

Formação com vários exemplos práticos e estudos de caso, para que os participantes fiquem aptos a aplicar os conceitos no seu dia a dia.

Formador

Código da Formação: 1971980

Preço: Sob consulta

Duração: 1 dia

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Descobrir e dominar a comercialização orientada para a parceria fabricante – distribuidor
  • Adaptar as formas de interagir com os clientes nos espaços comerciais identificando os melhores locais
  • Identificar a melhor forma de fazer a gestão de lineares
  • Entender o que influencia o processo de compra dos consumidores e delinear as melhores estratégias

Diretores/responsáveis de marketing, gestores de produto e vendas, gestores de contas, responsáveis de merchandising.

O CONCEITO DE GESTÃO DE CATEGORIAS

  • Compreender as necessidades dos consumidores
  • Analisar o processo de decisão dos consumidos – o que influencia a tomada de decisão
    • Preço
    • Ações promocionais
    • Atividades de merchandising
    • Quota de espaço

 

GESTÃO DE LINEARES

  • Os diferentes tipos de lineares/expositores e o seu grau de adequação a cada tipo de produto
  • Conceitos, definições e critérios de repartição do linear
  • Apresentação e otimização dos produtos
  • Análise aos produtos no linear e critérios organizativos
  • A relação entre o espaço disponibilizado e as vendas
  • Otimizar os espaços nas prateleiras
    • Tipos e necessidades de compras e as suas implicações para a localização dos produtos no espaço de venda
    • Os fluxos de circulação: zonas quentes e zonas frias
    • Indicadores de atratividade da localização e apresentação dos produtos
  • A importância do preço na gestão de categorias e nas estratégias no ponto de venda

 

ELABORAR UMA ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CATEGORIAS

  • Compreender as expectativas do distribuidor: como é que ele vê a minha categoria? Quais os resultados esperados?
  • Priorizar os meios em função das expectativas
  • Construir a estratégia
    • Definir o perímetro
    • Definir o papel da categoria (volume de negócios, margem, imagem…)
    • Avaliar a performance
    • Medir a performance
    • Elaborar uma estratégia por categoria
    • Escolher uma tática
    • Elaborar um plano de implementação

Formação com vários exemplos práticos e estudos de caso, para que os participantes fiquem aptos a aplicar os conceitos no seu dia a dia.

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