FACILITAÇÃO FOCUS GROUP

Facilitação Focus Group
13
Abr

Se é gestor de estudos de mercado e necessita de facilitar um grupo de consumidores, então a formação Facilitação Focus Group é para si. Avalie as suas habilidades como facilitador e as suas áreas de melhoria, com esta formação.

Objetivos da formação Facilitação Focus Group

  • Facilitar um grupo de consumidores
  • Avaliar as suas habilidades como facilitador e suas áreas de melhoria

A Quem se Dirige

Gestores de estudos de mercado

Programa

ADEQUAR OS PRINCIPAIS MODOS DE FACILITAR A REUNIÕES DE GRUPO

  • Focus group, grupos de discussão, grupos projetivos, grupos não diretivos, minigrupos, grupos de criatividade
  • A postura do facilitador: como permanecer disponível, aberto e criativo, para não perder nenhuma pista?

 

PREPARAR A ANIMAÇÃO

  • Selecionar e preparar o local
  • Constituir os grupos: escolha de perfis, personalidades
  • Determinar o assunto, os objetivos, escrever o projeto
  • O guia de animação: instruções de inicialização e plano de animação
  • Check list

 

DOMINE TÉCNICAS DE ESCUTA COLETIVA

  • Técnicas racionais e técnicas projetivas
  • Identificação, ilustração e ordem de uso de possíveis técnicas
  • Os interesses e limites de cada técnica

 

COLOQUE EM PRÁTICA: SIMULAR A ANIMAÇÃO DE UM FOCUS GROUP

  • Os diferentes papéis do facilitador e seus meios de intervenção
  • Tomar notas e encontrar informação
  • Monitorizar a animação e atitudes: desenvolver uma escuta ativa sem interpretar, reformular/reorientar o assunto do estudo
  • Monitorizar o comportamento dos participantes: armadilhas a serem evitadas, gerir as possíveis reações do grupo: desconfiança, liderança, não resposta a perguntas, etc.
  • Analisar a relação facilitador-participantes
  • A gestão de “derrapagens”

Metodologia da formação Facilitação Focus Group

A formação irá permitir aos participantes explorarem situações através de casos práticos e realizar exercícios práticos para aplicarem os conceitos fornecidos.

Formador

Código da Formação: 2005678

Preço: Sob consulta

Duração: 1 dia

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Facilitar um grupo de consumidores
  • Avaliar as suas habilidades como facilitador e suas áreas de melhoria

Gestores de estudos de mercado

Programa

ADEQUAR OS PRINCIPAIS MODOS DE FACILITAR A REUNIÕES DE GRUPO

  • Focus group, grupos de discussão, grupos projetivos, grupos não diretivos, minigrupos, grupos de criatividade
  • A postura do facilitador: como permanecer disponível, aberto e criativo, para não perder nenhuma pista?

 

PREPARAR A ANIMAÇÃO

  • Selecionar e preparar o local
  • Constituir os grupos: escolha de perfis, personalidades
  • Determinar o assunto, os objetivos, escrever o projeto
  • O guia de animação: instruções de inicialização e plano de animação
  • Check list

 

DOMINE TÉCNICAS DE ESCUTA COLETIVA

  • Técnicas racionais e técnicas projetivas
  • Identificação, ilustração e ordem de uso de possíveis técnicas
  • Os interesses e limites de cada técnica

 

COLOQUE EM PRÁTICA: SIMULAR A ANIMAÇÃO DE UM FOCUS GROUP

  • Os diferentes papéis do facilitador e seus meios de intervenção
  • Tomar notas e encontrar informação
  • Monitorizar a animação e atitudes: desenvolver uma escuta ativa sem interpretar, reformular/reorientar o assunto do estudo
  • Monitorizar o comportamento dos participantes: armadilhas a serem evitadas, gerir as possíveis reações do grupo: desconfiança, liderança, não resposta a perguntas, etc.
  • Analisar a relação facilitador-participantes
  • A gestão de “derrapagens”

A formação irá permitir aos participantes explorarem situações através de casos práticos e realizar exercícios práticos para aplicarem os conceitos fornecidos.

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