ESCREVER EMAILS EFICAZES

Escrever emails eficazes
09
Set

Existem sensivelmente 4 mil milhões de utilizadores de email e, aqueles que trabalham em escritórios, passam cerca de 13 horas semanais na sua caixa de email. Escrever emails de forma profícua e cativante, que se destaquem dos demais, é uma skill muito importante para imensos profissionais e a formação Escrever Emails Eficazes vem resolver-lhe esse problema.

Existem sensivelmente 4 mil milhões de utilizadores de email e, aqueles que trabalham em escritórios, passam cerca de 13 horas semanais na sua caixa de email. Escrever emails de forma profícua e cativante, que se destaquem dos demais, é uma skill muito importante para imensos profissionais e a formação Escrever Emails Eficazes vem resolver-lhe esse problema.

  • Estabelecer critérios para a comunicação por email
  • Ganhar eficácia na redação de emails
  • Redigir emails claros, eficazes e atrativos

Realização de exercícios práticos e análise de estudos de caso.

COMUNICAR POR EMAIL: QUANDO E COMO

  • Identificar as vantagens e desvantagens da utilização do email
  • Quando escrever um email …e quando não escrever
  • Conhecer as regras de escrita própria para emails e as regras das boas maneiras

ESTUDO DE CASO: a partir de emails dos próprios participantes

 

DEFINIR A MENSAGEM E GANHAR TEMPO NA SUA REDAÇÃO

  • Conceber uma mensagem concisa e estruturada
  • Ter em mente o objetivo final da comunicação
  • Adaptar o seu estilo, ao objetivo e ao interlocutor
  • Ter em atenção a forma e o conteúdo
  • Organizar o email de forma legível
  • Conhecer formas de ganhar tempo
  • Ler os emails antes de enviar para não deixar passar erros e imprecisões

EXERCÍCIO: Escolha das palavras de acordo com a finalidade do email

 

 FAZER DOS SEUS EMAILS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO ATRATIVAS

  • Chamar a atenção para o seu tema e fazer querer ler o email
  • Corrigir imprecisões e possíveis erros de entoação
  • Ter um slogan e concluir eficazmente

EXERCÍCIO PRÁTICO: Reescrever um email trazido pelos participantes e redigir uma situação real

 

ADAPTAR OS EMAILS A DIVERSAS SITUAÇÕES

  • Adoptar uma entoação firme e cordial sem ofender
  • Identificar formulas a evitar e a privilegiar
  • Gerir situações delicadas: lembretes, reclamações, recusas, pedidos
  • Redigir emails específicos: a um superior hierárquico, proposta comercial…..

EXERCÍCIO PRÁTICO: Redigir mensagens tipo. Redigir emails em reação a situações críticas e/ou situações de pressão

Esta formação tem a duração de 1 dia, mas poderá ser realizada em 2 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

Alda Benamor, Diretora Geral, PLUG More

Alda Benamor é, desde 2002, Diretora Geral da PLUG More (consultoria em Comunicação e Marketing), tendo dedicado os últimos 17 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par da formação desenvolvida on-job e no sector profissional nas mesmas áreas. Tendo passado por empresas nacionais e multinacionais de Comunicação, já desenvolveu e coordenou projetos comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e encontra-se a finalizar a tese de Doutoramento em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid. Paralelamente, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.

Objetivos da formação Escrever Emails Eficazes

  • Estabelecer critérios para a comunicação por email
  • Ganhar eficácia na redação de emails
  • Redigir emails claros, eficazes e atrativos

Metodologia da formação Escrever Emails Eficazes

Realização de exercícios práticos e análise de estudos de caso.

Programa

COMUNICAR POR EMAIL: QUANDO E COMO

  • Identificar as vantagens e desvantagens da utilização do email
  • Quando escrever um email …e quando não escrever
  • Conhecer as regras de escrita própria para emails e as regras das boas maneiras

ESTUDO DE CASO: a partir de emails dos próprios participantes

 

DEFINIR A MENSAGEM E GANHAR TEMPO NA SUA REDAÇÃO

  • Conceber uma mensagem concisa e estruturada
  • Ter em mente o objetivo final da comunicação
  • Adaptar o seu estilo, ao objetivo e ao interlocutor
  • Ter em atenção a forma e o conteúdo
  • Organizar o email de forma legível
  • Conhecer formas de ganhar tempo
  • Ler os emails antes de enviar para não deixar passar erros e imprecisões

EXERCÍCIO: Escolha das palavras de acordo com a finalidade do email

 

 FAZER DOS SEUS EMAILS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO ATRATIVAS

  • Chamar a atenção para o seu tema e fazer querer ler o email
  • Corrigir imprecisões e possíveis erros de entoação
  • Ter um slogan e concluir eficazmente

EXERCÍCIO PRÁTICO: Reescrever um email trazido pelos participantes e redigir uma situação real

 

ADAPTAR OS EMAILS A DIVERSAS SITUAÇÕES

  • Adoptar uma entoação firme e cordial sem ofender
  • Identificar formulas a evitar e a privilegiar
  • Gerir situações delicadas: lembretes, reclamações, recusas, pedidos
  • Redigir emails específicos: a um superior hierárquico, proposta comercial…..

EXERCÍCIO PRÁTICO: Redigir mensagens tipo. Redigir emails em reação a situações críticas e/ou situações de pressão

Duração

Esta formação tem a duração de 1 dia, mas poderá ser realizada em 2 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

Formador

Alda Benamor, Diretora Geral, PLUG More

Alda Benamor é, desde 2002, Diretora Geral da PLUG More (consultoria em Comunicação e Marketing), tendo dedicado os últimos 17 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par da formação desenvolvida on-job e no sector profissional nas mesmas áreas. Tendo passado por empresas nacionais e multinacionais de Comunicação, já desenvolveu e coordenou projetos comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e encontra-se a finalizar a tese de Doutoramento em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid. Paralelamente, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.

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