- Comunicação Interpessoal, Desenvolvimento Pessoal
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Existem sensivelmente 4 mil milhões de utilizadores de email e, aqueles que trabalham em escritórios, passam cerca de 13 horas semanais na sua caixa de email. Escrever emails de forma profícua e cativante, que se destaquem dos demais, é uma skill muito importante para imensos profissionais e a formação Escrever Emails Eficazes vem resolver-lhe esse problema.
Existem sensivelmente 4 mil milhões de utilizadores de email e, aqueles que trabalham em escritórios, passam cerca de 13 horas semanais na sua caixa de email. Escrever emails de forma profícua e cativante, que se destaquem dos demais, é uma skill muito importante para imensos profissionais e a formação Escrever Emails Eficazes vem resolver-lhe esse problema.
- Estabelecer critérios para a comunicação por email
- Ganhar eficácia na redação de emails
- Redigir emails claros, eficazes e atrativos
Realização de exercícios práticos e análise de estudos de caso.
COMUNICAR POR EMAIL: QUANDO E COMO
- Identificar as vantagens e desvantagens da utilização do email
- Quando escrever um email …e quando não escrever
- Conhecer as regras de escrita própria para emails e as regras das boas maneiras
ESTUDO DE CASO: a partir de emails dos próprios participantes
DEFINIR A MENSAGEM E GANHAR TEMPO NA SUA REDAÇÃO
- Conceber uma mensagem concisa e estruturada
- Ter em mente o objetivo final da comunicação
- Adaptar o seu estilo, ao objetivo e ao interlocutor
- Ter em atenção a forma e o conteúdo
- Organizar o email de forma legível
- Conhecer formas de ganhar tempo
- Ler os emails antes de enviar para não deixar passar erros e imprecisões
EXERCÍCIO: Escolha das palavras de acordo com a finalidade do email
FAZER DOS SEUS EMAILS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO ATRATIVAS
- Chamar a atenção para o seu tema e fazer querer ler o email
- Corrigir imprecisões e possíveis erros de entoação
- Ter um slogan e concluir eficazmente
EXERCÍCIO PRÁTICO: Reescrever um email trazido pelos participantes e redigir uma situação real
ADAPTAR OS EMAILS A DIVERSAS SITUAÇÕES
- Adoptar uma entoação firme e cordial sem ofender
- Identificar formulas a evitar e a privilegiar
- Gerir situações delicadas: lembretes, reclamações, recusas, pedidos
- Redigir emails específicos: a um superior hierárquico, proposta comercial…..
EXERCÍCIO PRÁTICO: Redigir mensagens tipo. Redigir emails em reação a situações críticas e/ou situações de pressão
Alda Benamor, Diretora Geral, PLUG More
Alda Benamor é, desde 2002, Diretora Geral da PLUG More (consultoria em Comunicação e Marketing), tendo dedicado os últimos 17 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par da formação desenvolvida on-job e no sector profissional nas mesmas áreas. Tendo passado por empresas nacionais e multinacionais de Comunicação, já desenvolveu e coordenou projetos comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e encontra-se a finalizar a tese de Doutoramento em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid. Paralelamente, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.
Objetivos da formação Escrever Emails Eficazes
- Estabelecer critérios para a comunicação por email
- Ganhar eficácia na redação de emails
- Redigir emails claros, eficazes e atrativos
Metodologia da formação Escrever Emails Eficazes
Realização de exercícios práticos e análise de estudos de caso.
Programa
COMUNICAR POR EMAIL: QUANDO E COMO
- Identificar as vantagens e desvantagens da utilização do email
- Quando escrever um email …e quando não escrever
- Conhecer as regras de escrita própria para emails e as regras das boas maneiras
ESTUDO DE CASO: a partir de emails dos próprios participantes
DEFINIR A MENSAGEM E GANHAR TEMPO NA SUA REDAÇÃO
- Conceber uma mensagem concisa e estruturada
- Ter em mente o objetivo final da comunicação
- Adaptar o seu estilo, ao objetivo e ao interlocutor
- Ter em atenção a forma e o conteúdo
- Organizar o email de forma legível
- Conhecer formas de ganhar tempo
- Ler os emails antes de enviar para não deixar passar erros e imprecisões
EXERCÍCIO: Escolha das palavras de acordo com a finalidade do email
FAZER DOS SEUS EMAILS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO ATRATIVAS
- Chamar a atenção para o seu tema e fazer querer ler o email
- Corrigir imprecisões e possíveis erros de entoação
- Ter um slogan e concluir eficazmente
EXERCÍCIO PRÁTICO: Reescrever um email trazido pelos participantes e redigir uma situação real
ADAPTAR OS EMAILS A DIVERSAS SITUAÇÕES
- Adoptar uma entoação firme e cordial sem ofender
- Identificar formulas a evitar e a privilegiar
- Gerir situações delicadas: lembretes, reclamações, recusas, pedidos
- Redigir emails específicos: a um superior hierárquico, proposta comercial…..
EXERCÍCIO PRÁTICO: Redigir mensagens tipo. Redigir emails em reação a situações críticas e/ou situações de pressão
Duração
Formador
Alda Benamor, Diretora Geral, PLUG More
Alda Benamor é, desde 2002, Diretora Geral da PLUG More (consultoria em Comunicação e Marketing), tendo dedicado os últimos 17 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par da formação desenvolvida on-job e no sector profissional nas mesmas áreas. Tendo passado por empresas nacionais e multinacionais de Comunicação, já desenvolveu e coordenou projetos comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e encontra-se a finalizar a tese de Doutoramento em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid. Paralelamente, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.
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