Ecodesign
- Área Jurídica, Sustentabilidade Corporativa
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A formação Ecodesign está desenhada para capacitar os participantes a implementar processos de eco-conceção nas suas organizações, integrando metodologias de avaliação de impacto ambiental e desenvolvendo estratégias de inovação sustentável com vista à valorização dos produtos.
- Entender o enquadramento legislativo
- Compreender os desafios, restrições e oportunidades do ecodesign
- Utilizar diferentes métodos para integrar a sustentabilidade na criação de produtos
- Dominar as etapas e ferramentas do processo de eco-conceção
- Incorporar as boas práticas de valorização de produtos eco-concebidos
14 horas
ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO
- O Pacote Economia Circular da UE
- O Regulamento de Conceção Ecológica para Produtos Sustentáveis
- A Diretiva dos Green Claims
- A Diretiva de Direito à Reparação
- O passaporte digital, a rotulagem, a responsabilidade alargada do produtor, …
COMPREENDER OS DESAFIOS, RESTRIÇÕES E OPORTUNIDADES
- A pressão sobre os recursos naturais
- Responder às expectativas do mercado e analisar o desafio concorrencial: as motivações das empresas para eco-conceber
- Identificar outras fontes de motivação: o impacto dos mercados financeiros e da ‘notação’ não financeira, das associações, dos clientes…
DIFERENTES MÉTODOS PARA INTEGRAR A SUSTENTABILIDADE NA CRIAÇÃO DE PRODUTOS
- Abordagem multicritério: o ambiente em sentido lato
- Quantificar os impactos ambientais, sociais e económicos: avaliação do ciclo de vida
- Inovação: utilizar metodologias para integrar a ecologia no R&D e na produção
- Identificar, propor e desenvolver sinergias: aprovisionamento, transporte, gestão de resíduos…
ETAPAS E FERRAMENTAS DO PROCESSO DE ECO-CONCEÇÃO
- Avaliação do ciclo de vida: entender as 4 fases estabelecidas pela ISO 14044
- Definição dos objetivos e do âmbito de estudo
- Análise do inventário do ciclo de vida
- Avaliação do impacto do ciclo de vida
- Interpretação dos resultados obtidos
- Calcular o desempenho energético e/ou a pegada de carbono do seu produto ou atividade
- Recorrer a normas, referenciais e guias setoriais como fontes de dados para diferentes produtos e serviços
- Explorar métodos para estimular a criatividade e a inovação
- Garantir a adesão interna: os stakeholders a envolver, as informações a comunicar…
- Integrar a eco-conceção no ciclo de desenvolvimento de novos produtos, combinando as normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 14040-14044, ISO 50001
- Desenvolver um plano de ação para otimizar o aprovisionamento e o consumo de recursos: balanço metabólico dos produtos (recursos primários, custos, eficiência energética, canais de distribuição…), gestão ambiental e energética
VALORIZAÇÃO DOS PRODUTOS ECO-CONCEBIDOS
- Boas práticas e cuidados a ter
- Aproveitar os mecanismos existentes: prós e contras dos rótulos ecológicos e da declaração voluntária
- Comunicar de forma eficaz sobre produtos sustentáveis
Objetivos
- Entender o enquadramento legislativo
- Compreender os desafios, restrições e oportunidades do ecodesign
- Utilizar diferentes métodos para integrar a sustentabilidade na criação de produtos
- Dominar as etapas e ferramentas do processo de eco-conceção
- Incorporar as boas práticas de valorização de produtos eco-concebidos
Duração
14 horas
Programa
ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO
- O Pacote Economia Circular da UE
- O Regulamento de Conceção Ecológica para Produtos Sustentáveis
- A Diretiva dos Green Claims
- A Diretiva de Direito à Reparação
- O passaporte digital, a rotulagem, a responsabilidade alargada do produtor, …
COMPREENDER OS DESAFIOS, RESTRIÇÕES E OPORTUNIDADES
- A pressão sobre os recursos naturais
- Responder às expectativas do mercado e analisar o desafio concorrencial: as motivações das empresas para eco-conceber
- Identificar outras fontes de motivação: o impacto dos mercados financeiros e da ‘notação’ não financeira, das associações, dos clientes…
DIFERENTES MÉTODOS PARA INTEGRAR A SUSTENTABILIDADE NA CRIAÇÃO DE PRODUTOS
- Abordagem multicritério: o ambiente em sentido lato
- Quantificar os impactos ambientais, sociais e económicos: avaliação do ciclo de vida
- Inovação: utilizar metodologias para integrar a ecologia no R&D e na produção
- Identificar, propor e desenvolver sinergias: aprovisionamento, transporte, gestão de resíduos…
ETAPAS E FERRAMENTAS DO PROCESSO DE ECO-CONCEÇÃO
- Avaliação do ciclo de vida: entender as 4 fases estabelecidas pela ISO 14044
- Definição dos objetivos e do âmbito de estudo
- Análise do inventário do ciclo de vida
- Avaliação do impacto do ciclo de vida
- Interpretação dos resultados obtidos
- Calcular o desempenho energético e/ou a pegada de carbono do seu produto ou atividade
- Recorrer a normas, referenciais e guias setoriais como fontes de dados para diferentes produtos e serviços
- Explorar métodos para estimular a criatividade e a inovação
- Garantir a adesão interna: os stakeholders a envolver, as informações a comunicar…
- Integrar a eco-conceção no ciclo de desenvolvimento de novos produtos, combinando as normas ISO 14001, ISO 9001, ISO 14040-14044, ISO 50001
- Desenvolver um plano de ação para otimizar o aprovisionamento e o consumo de recursos: balanço metabólico dos produtos (recursos primários, custos, eficiência energética, canais de distribuição…), gestão ambiental e energética
VALORIZAÇÃO DOS PRODUTOS ECO-CONCEBIDOS
- Boas práticas e cuidados a ter
- Aproveitar os mecanismos existentes: prós e contras dos rótulos ecológicos e da declaração voluntária
- Comunicar de forma eficaz sobre produtos sustentáveis
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