CURSO PRÁTICO EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Curso Prático em Gestão e Avaliação de Desempenho
07
Mai

A avaliação de desempenho é uma ferramenta da Gestão integrada de Recursos Humanos absolutamente central para o desenvolvimento humano da organização. Este Curso Prático visa implementar um sistema de avaliação de desempenho, desde a entrevista de avaliação aos métodos de avaliação de competências e como analisar o impacto da avaliação na organização.

Objetivos do Curso Prático em Gestão e Avaliação de Desempenho

  • Dominar o ciclo de gestão do desempenho
  • Identificar as etapas para implementar um sistema de avaliação
  • Saber como conduzir uma entrevista de avaliação de desempenho
  • Determinar métodos de avaliação de competências
  • Analisar o impacto da avaliação na organização

A Quem se Dirige

Esta formação profissional dirige-se a Diretores de Recursos Humanos, Chefes de departamentos de Recursos Humanos, Responsáveis de Relações Laborais, Human Resources Managers, Consultores de Recursos Humanos.

Programa

MÓDULO I – 1 dia

A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HUMANOS

  • Promoção do crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e criação de uma cultura de desempenho na organização
  • O ciclo de gestão do desempenho: planeamento, comunicação, monitorização e avaliação

 

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO

  • Etapas prévias (perfis de funções, missão, visão, valores, organograma) e intervenientes
  • Metodologias (top down, auto avaliação, 360º, upward feedback) e escalas de avaliação
  • Características e tipos de objetivos: corporativos, funcionais e comportamentais
  • Erros e resistências mais habituais e fatores críticos de sucesso

 

A CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA DE AVALIADORES

  • Quem constitui a equipa de avaliação?
  • Como são selecionados os avaliadores?

 

A ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO

  • Objetivos da entrevista de avaliação e como contribui para o resultado final da avaliação
  • Técnicas para a realização da entrevista de avaliação de desempenho
  • Fases da entrevista
  • Análise do desempenho colaborador e plano de orientação para melhoria de desempenho
  • A importância da escuta ativa e do feedback
  • A flexibilidade e adaptação a situações difíceis
  • Como criar um clima de confiança para a realização da entrevista
  • A gestão do stress e da ansiedade
  • Como realizar a crítica construtiva e demonstrar reconhecimento
  • Erros a evitar nas entrevistas

 

ROLE-PLAY – SIMULAÇÃO DE SITUAÇÃO DE ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

 

MÓDULO II – 2 dias

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

  • Identificação de competências relevantes para a organização
  • Métodos de avaliação
  • Gaps de competências e elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal
  • A gestão dos recursos humanos através da análise de gestão de competências

 

O PAPEL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA PLANIFICAÇÃO DA GESTÃO DE CARREIRAS

  • O plano de carreiras e identificação de necessidades da organização
  • A avaliação e a gestão do potencial. Informação disponibilizada vs expetativas
  • Funções críticas e planeamento estratégico
  • Projeção das necessidades de pessoal: quando e como incorporar novas funções ou colaboradores-chave
  • Tipos de carreira e a evolução na carreira como fator de motivação dos colaboradores

 

KPI’S PARA ANÁLISE DE DESEMPENHO NA ORGANIZAÇÃO

  • Como analisar o impacto das boas práticas de avaliação de desempenho nos resultados de gestão de Recursos Humanos
  • Como analisar os resultados da avaliação na motivação dos colaboradores
  • Que medidas tomar para garantir que os resultados da avaliação são compreendidos e têm os resultados esperados dentro da organização

 

ANÁLISE DE CASOS PRÁTICOS

EXERCÍCIO PRÁTICO: Desenvolvimento de um plano de avaliação de desempenho para a sua empresa.

Metodologia do Curso Prático em Gestão e Avaliação de Desempenho

Programa desenvolvido de forma a privilegiar o equilíbrio entre a teoria e a prática. Com a realização dos exercícios são definidos indicadores de desempenho e é possível simular comportamentos numa entrevista de avaliação de desempenho. No final do curso os participantes ficarão com competências para poderem aplicar nas suas empresas uma eficaz avaliação de desempenho.

Formador

Código da Formação: 1960603

Preço: Sob consulta

Duração: 3 dias

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Dominar o ciclo de gestão do desempenho
  • Identificar as etapas para implementar um sistema de avaliação
  • Saber como conduzir uma entrevista de desempenho
  • Determinar métodos de avaliação de competências
  • Analisar o impacto da avaliação na organização

Esta formação profissional dirige-se a Diretores de Recursos Humanos, Chefes de departamentos de Recursos Humanos, Responsáveis de Relações Laborais, Human Resources Managers, Consultores de Recursos Humanos.

MÓDULO I – 1 dia

A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HUMANOS

  • Promoção do crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e criação de uma cultura de desempenho na organização
  • O ciclo de gestão do desempenho: planeamento, comunicação, monitorização e avaliação

 

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO

  • Etapas prévias (perfis de funções, missão, visão, valores, organograma) e intervenientes
  • Metodologias (top down, auto avaliação, 360º, upward feedback) e escalas de avaliação
  • Características e tipos de objetivos: corporativos, funcionais e comportamentais
  • Erros e resistências mais habituais e fatores críticos de sucesso

 

A CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA DE AVALIADORES

  • Quem constitui a equipa de avaliação?
  • Como são selecionados os avaliadores?

 

A ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO

  • Objetivos da entrevista de avaliação e como contribui para o resultado final da avaliação
  • Técnicas para a realização da entrevista de avaliação de desempenho
  • Fases da entrevista
  • Análise do desempenho colaborador e plano de orientação para melhoria de desempenho
  • A importância da escuta ativa e do feedback
  • A flexibilidade e adaptação a situações difíceis
  • Como criar um clima de confiança para a realização da entrevista
  • A gestão do stress e da ansiedade
  • Como realizar a crítica construtiva e demonstrar reconhecimento
  • Erros a evitar nas entrevistas

 

ROLE-PLAY – SIMULAÇÃO DE SITUAÇÃO DE ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

 

MÓDULO II – 2 dias

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

  • Identificação de competências relevantes para a organização
  • Métodos de avaliação
  • Gaps de competências e elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal
  • A gestão dos recursos humanos através da análise de gestão de competências

 

O PAPEL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA PLANIFICAÇÃO DA GESTÃO DE CARREIRAS

  • O plano de carreiras e identificação de necessidades da organização
  • A avaliação e a gestão do potencial. Informação disponibilizada vs expetativas
  • Funções críticas e planeamento estratégico
  • Projeção das necessidades de pessoal: quando e como incorporar novas funções ou colaboradores-chave
  • Tipos de carreira e a evolução na carreira como fator de motivação dos colaboradores

 

KPI’S PARA DESEMPENHO NA ORGANIZAÇÃO

  • Como analisar o impacto das boas práticas de avaliação de desempenho nos resultados de gestão de Recursos Humanos
  • Como analisar os resultados da avaliação na motivação dos colaboradores
  • Que medidas tomar para garantir que os resultados da avaliação são compreendidos e têm os resultados esperados dentro da organização

 

ANÁLISE DE CASOS PRÁTICOS

EXERCÍCIO PRÁTICO: Desenvolvimento de um plano de avaliação de desempenho para a sua empresa.

MÓDULO I – 1 dia

A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HUMANOS

  • Promoção do crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e criação de uma cultura de desempenho na organização
  • O ciclo de gestão do desempenho: planeamento, comunicação, monitorização e avaliação

 

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

  • Etapas prévias (perfis de funções, missão, visão, valores, organograma) e intervenientes
  • Metodologias (top down, auto avaliação, 360º, upward feedback) e escalas de avaliação
  • Características e tipos de objetivos: corporativos, funcionais e comportamentais
  • Erros e resistências mais habituais e fatores críticos de sucesso

 

A CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA DE AVALIADORES

  • Quem constitui a equipa de avaliação?
  • Como são selecionados os avaliadores?

 

A ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO

  • Objetivos da entrevista de avaliação e como contribui para o resultado final da avaliação
  • Técnicas para a realização da entrevista de avaliação de desempenho
  • Fases da entrevista
  • Análise do desempenho colaborador e plano de orientação para melhoria de desempenho
  • A importância da escuta ativa e do feedback
  • A flexibilidade e adaptação a situações difíceis
  • Como criar um clima de confiança para a realização da entrevista
  • A gestão do stress e da ansiedade
  • Como realizar a crítica construtiva e demonstrar reconhecimento
  • Erros a evitar nas entrevistas

 

ROLE-PLAY – SIMULAÇÃO DE SITUAÇÃO DE ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

 

MÓDULO II – 2 dias

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E PLANOS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

  • Identificação de competências relevantes para a organização
  • Métodos de avaliação
  • Gaps de competências e elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal
  • A gestão dos recursos humanos através da análise de gestão de competências

 

O PAPEL DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA PLANIFICAÇÃO DA GESTÃO DE CARREIRAS

  • O plano de carreiras e identificação de necessidades da organização
  • A avaliação e a gestão do potencial. Informação disponibilizada vs expetativas
  • Funções críticas e planeamento estratégico
  • Projeção das necessidades de pessoal: quando e como incorporar novas funções ou colaboradores-chave
  • Tipos de carreira e a evolução na carreira como fator de motivação dos colaboradores

 

KPI’S PARA ANÁLISE DE DESEMPENHO NA ORGANIZAÇÃO

  • Como analisar o impacto das boas práticas de avaliação de desempenho nos resultados de gestão de Recursos Humanos
  • Como analisar os resultados da avaliação na motivação dos colaboradores
  • Que medidas tomar para garantir que os resultados da avaliação são compreendidos e têm os resultados esperados dentro da organização

 

ANÁLISE DE CASOS PRÁTICOS

EXERCÍCIO PRÁTICO: Desenvolvimento de um plano de avaliação de desempenho para a sua empresa.

Programa desenvolvido de forma a privilegiar o equilíbrio entre a teoria e a prática. Com a realização dos exercícios são definidos indicadores de desempenho e é possível simular comportamentos numa entrevista de avaliação de desempenho. No final do curso os participantes ficarão com competências para poderem aplicar nas suas empresas uma eficaz avaliação de desempenho.

Formações ajustadas ao seu negócio

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