COMUNICAR A SUSTENTABILIDADE E EVITAR O GREENWASHING

COMUNICAR A SUSTENTABILIDADE E EVITAR O GREENWASHING
14
Ago

Com a formação Comunicar a Sustentabilidade e Evitar o Greenwashing, os responsáveis de comunicação vão compreender as obrigações legais em matéria de comunicação da sustentabilidade e perceber como podem e devem envolver os seus stakeholders na construção de uma estratégia de comunicação inclusiva, diversa e transparente.

  • Dominar os conceitos de Sustentabilidade e ESG
  • Compreender as obrigações legais em matéria de comunicação da sustentabilidade
  • Compreender como evitar o greenwashing
  • Desenvolver uma estratégia de comunicação mais transparente
  • Envolver os stakeholders na construção de uma estratégia de comunicação relevante e com impacto

14 horas

OS ESG NA COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

  • Os conceitos de Sustentabilidade e ESG
  • A importância da comunicação da sustentabilidade
  • O impacto da comunicação ESG na reputação da marca
  • Alinhamento e consistência entre prática e comunicação
    • Ferramentas e métodos de avaliação
  • Boas práticas na comunicação ESG
    • Exemplos de comunicação eficaz de ESG
    • Erros comuns e como evitá-los

 

ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO

  • Conhecer a legislação em vigor e futura e compreender as restrições impostas
    • Diretiva da Capacitação dos Consumidores para a Transição Ecológica
    • Diretivas dos Green Claims
    • Diretiva de Comunicação de Informações sobre a Sustentabilidade das Empresas (CSRD)

 

ENTENDER A ACUSAÇÃO DE GREENWASHING

  • Examinar campanhas de comunicação: greenwashing ou não?
  • Ferramentas de alerta e estratégias para evitar o geenwashing

 

IDENTIFICAR DIALOGAR COM OS STAKEHOLDERS

  • Identificar os principais stakeholders (clientes, colaboradores, investidores, ONGs, governo, etc.)
  • Dialogar ativamente com os stakeholders para entender as suas necessidades, preocupações e expectativas em relação à sustentabilidade
    • Reconhecer a importância das suas atitudes, valores e crenças no enquadramento da estratégia de comunicação
    • Formular perguntas estratégicas para uma comunicação inclusiva e ética que evita o preconceito
  • Definir o seu posicionamento e proposta de valor
  • Estruturar a mensagem equilibrando estratégia, reputação organizacional com relevância e impacto para os seus stakeholders

 

COMUNICAR A SUSTENTABILIDADE INTERNAMENTE

  • A importância da comunicação interna na concretização dos objetivos da sustentabilidade
  • Envolver os colaboradores com vista à coerência e consistência da mensagem
  • Mapear os stakeholders internos

 

DESENVOLVER MATERIAIS E CONTEÚDOS DE COMUNICAÇÃO ADEQUADOS

  • Comunicação de produto
  • Comunicação corporativa/de marca
  • Comunicação interna

Objetivos

  • Dominar os conceitos de Sustentabilidade e ESG
  • Compreender as obrigações legais em matéria de comunicação da sustentabilidade
  • Compreender como evitar o greenwashing
  • Desenvolver uma estratégia de comunicação mais transparente
  • Envolver os stakeholders na construção de uma estratégia de comunicação relevante e com impacto

Duração

14 horas

Programa

OS ESG NA COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

  • Os conceitos de Sustentabilidade e ESG
  • A importância da comunicação da sustentabilidade
  • O impacto da comunicação ESG na reputação da marca
  • Alinhamento e consistência entre prática e comunicação
    • Ferramentas e métodos de avaliação
  • Boas práticas na comunicação ESG
    • Exemplos de comunicação eficaz de ESG
    • Erros comuns e como evitá-los

 

ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO

  • Conhecer a legislação em vigor e futura e compreender as restrições impostas
    • Diretiva da Capacitação dos Consumidores para a Transição Ecológica
    • Diretivas dos Green Claims
    • Diretiva de Comunicação de Informações sobre a Sustentabilidade das Empresas (CSRD)

 

ENTENDER A ACUSAÇÃO DE GREENWASHING

  • Examinar campanhas de comunicação: greenwashing ou não?
  • Ferramentas de alerta e estratégias para evitar o geenwashing

 

IDENTIFICAR DIALOGAR COM OS STAKEHOLDERS

  • Identificar os principais stakeholders (clientes, colaboradores, investidores, ONGs, governo, etc.)
  • Dialogar ativamente com os stakeholders para entender as suas necessidades, preocupações e expectativas em relação à sustentabilidade
    • Reconhecer a importância das suas atitudes, valores e crenças no enquadramento da estratégia de comunicação
    • Formular perguntas estratégicas para uma comunicação inclusiva e ética que evita o preconceito
  • Definir o seu posicionamento e proposta de valor
  • Estruturar a mensagem equilibrando estratégia, reputação organizacional com relevância e impacto para os seus stakeholders

 

COMUNICAR A SUSTENTABILIDADE INTERNAMENTE

  • A importância da comunicação interna na concretização dos objetivos da sustentabilidade
  • Envolver os colaboradores com vista à coerência e consistência da mensagem
  • Mapear os stakeholders internos

 

DESENVOLVER MATERIAIS E CONTEÚDOS DE COMUNICAÇÃO ADEQUADOS

  • Comunicação de produto
  • Comunicação corporativa/de marca
  • Comunicação interna

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