COMUNICAR A SUSTENTABILIDADE E EVITAR O GREENWASHING
- Área Jurídica, Sustentabilidade Corporativa
- 0 (Registered)
Com a formação Comunicar a Sustentabilidade e Evitar o Greenwashing, os responsáveis de comunicação vão compreender as obrigações legais em matéria de comunicação da sustentabilidade e perceber como podem e devem envolver os seus stakeholders na construção de uma estratégia de comunicação inclusiva, diversa e transparente.
- Dominar os conceitos de Sustentabilidade e ESG
- Compreender as obrigações legais em matéria de comunicação da sustentabilidade
- Compreender como evitar o greenwashing
- Desenvolver uma estratégia de comunicação mais transparente
- Envolver os stakeholders na construção de uma estratégia de comunicação relevante e com impacto
14 horas
OS ESG NA COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE
- Os conceitos de Sustentabilidade e ESG
- A importância da comunicação da sustentabilidade
- O impacto da comunicação ESG na reputação da marca
- Alinhamento e consistência entre prática e comunicação
- Ferramentas e métodos de avaliação
- Boas práticas na comunicação ESG
- Exemplos de comunicação eficaz de ESG
- Erros comuns e como evitá-los
ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO
- Conhecer a legislação em vigor e futura e compreender as restrições impostas
- Diretiva da Capacitação dos Consumidores para a Transição Ecológica
- Diretivas dos Green Claims
- Diretiva de Comunicação de Informações sobre a Sustentabilidade das Empresas (CSRD)
ENTENDER A ACUSAÇÃO DE GREENWASHING
- Examinar campanhas de comunicação: greenwashing ou não?
- Ferramentas de alerta e estratégias para evitar o geenwashing
IDENTIFICAR DIALOGAR COM OS STAKEHOLDERS
- Identificar os principais stakeholders (clientes, colaboradores, investidores, ONGs, governo, etc.)
- Dialogar ativamente com os stakeholders para entender as suas necessidades, preocupações e expectativas em relação à sustentabilidade
- Reconhecer a importância das suas atitudes, valores e crenças no enquadramento da estratégia de comunicação
- Formular perguntas estratégicas para uma comunicação inclusiva e ética que evita o preconceito
- Definir o seu posicionamento e proposta de valor
- Estruturar a mensagem equilibrando estratégia, reputação organizacional com relevância e impacto para os seus stakeholders
COMUNICAR A SUSTENTABILIDADE INTERNAMENTE
- A importância da comunicação interna na concretização dos objetivos da sustentabilidade
- Envolver os colaboradores com vista à coerência e consistência da mensagem
- Mapear os stakeholders internos
DESENVOLVER MATERIAIS E CONTEÚDOS DE COMUNICAÇÃO ADEQUADOS
- Comunicação de produto
- Comunicação corporativa/de marca
- Comunicação interna
Objetivos
- Dominar os conceitos de Sustentabilidade e ESG
- Compreender as obrigações legais em matéria de comunicação da sustentabilidade
- Compreender como evitar o greenwashing
- Desenvolver uma estratégia de comunicação mais transparente
- Envolver os stakeholders na construção de uma estratégia de comunicação relevante e com impacto
Duração
14 horas
Programa
OS ESG NA COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE
- Os conceitos de Sustentabilidade e ESG
- A importância da comunicação da sustentabilidade
- O impacto da comunicação ESG na reputação da marca
- Alinhamento e consistência entre prática e comunicação
- Ferramentas e métodos de avaliação
- Boas práticas na comunicação ESG
- Exemplos de comunicação eficaz de ESG
- Erros comuns e como evitá-los
ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO
- Conhecer a legislação em vigor e futura e compreender as restrições impostas
- Diretiva da Capacitação dos Consumidores para a Transição Ecológica
- Diretivas dos Green Claims
- Diretiva de Comunicação de Informações sobre a Sustentabilidade das Empresas (CSRD)
ENTENDER A ACUSAÇÃO DE GREENWASHING
- Examinar campanhas de comunicação: greenwashing ou não?
- Ferramentas de alerta e estratégias para evitar o geenwashing
IDENTIFICAR DIALOGAR COM OS STAKEHOLDERS
- Identificar os principais stakeholders (clientes, colaboradores, investidores, ONGs, governo, etc.)
- Dialogar ativamente com os stakeholders para entender as suas necessidades, preocupações e expectativas em relação à sustentabilidade
- Reconhecer a importância das suas atitudes, valores e crenças no enquadramento da estratégia de comunicação
- Formular perguntas estratégicas para uma comunicação inclusiva e ética que evita o preconceito
- Definir o seu posicionamento e proposta de valor
- Estruturar a mensagem equilibrando estratégia, reputação organizacional com relevância e impacto para os seus stakeholders
COMUNICAR A SUSTENTABILIDADE INTERNAMENTE
- A importância da comunicação interna na concretização dos objetivos da sustentabilidade
- Envolver os colaboradores com vista à coerência e consistência da mensagem
- Mapear os stakeholders internos
DESENVOLVER MATERIAIS E CONTEÚDOS DE COMUNICAÇÃO ADEQUADOS
- Comunicação de produto
- Comunicação corporativa/de marca
- Comunicação interna
Formador
As nossas salas de formação
Clique na imagem para expandir
Os nossos espaços de formação oferecem todas as condições para continuar o seu desenvolvimento pessoal e profissional em absoluta segurança
Cursos Relacionados
FORMAÇÕES À MEDIDA
Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados