COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 360°

Comunicação interpessoal 360
10
Jun

A cada dia que passa, sentimos a necessidade da comunicação humana ser reestudada e desenvolvida. Para o enriquecimento das relações, a linguagem tem de crescer no sentido de uma comunicação interpessoal assertiva. Uma boa comunicação interpessoal nas organizações impacta o ambiente vivido e o próprio negócio e é isso que faz desta formação ideal para todos os profissionais.

  • Aprender a conhecer-se para controlar a imagem que passa
  • Desenvolver a capacidade de influenciar positivamente através da comunicação
  • Dominar as regras da assertividade
  • Utilizar as regras da escuta ativa
  • Identificar mecanismos de autocontrolo
  • Determinar as regras para uma argumentação eficaz
  • Dominar as regras da escrita para uma comunicação assertiva, objetiva, transparente e coerente

Utilização da ferramenta de diagnóstico DISC. Nesta ação são realizados exercícios para praticar a comunicação não verbal, a comunicação verbal e escrita.

Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

CONTROLAR A SUA PRESENÇA E A SUA IMAGEM

  • Identificar as mensagens implícitas enviadas para o seu interlocutor
  • Descobrir como usar gestos que sejam consistentes com o seu discurso 

 

DESENVOLVER A CAPACIDADE DE INFLUENCIAR POSITIVAMENTE

  • Avaliar e tomar consciência do seu potencial
  • Tornar positivas as suas diferenças
  • Usar a sua originalidade 

 

A ASSERTIVIDADE COMO ESTILO DE COMUNICAÇÃO

  • Regras para uma comunicação assertiva
  • Técnicas para fomentar a assertividade: saber escutar, questionar, saber dizer não,… 

 

AS FERRAMENTAS DA ESCUTA ATIVA

  • Utilizar as técnicas de questionamento
  • Reformular as questões para entender melhor o seu interlocutor
  • Colocar-se em posição de escuta e sincronizar-se com o seu interlocutor
  • Adotar atitudes facilitadoras: a disponibilidade, o não julgamento, a objetividade, a não defesa,… 

 

MELHORE O SEU AUTOCONTROLO

  • Eliminar os comportamentos ineficazes
  • Aprender mecanismos que o ajudarão a controlar ou evitar situações profissionais que provocam tensões
  • Gerir as emoções 

 

CONSTRUIR RELAÇÕES HARMONIOSAS COM OS OUTROS

  • Ouvir, entender e ver o outro
  • Observar de modo objetivo
  • Desenvolver relações de confiança e respeito
  • Analisar as relações com os seus colegas, superiores e clientes 

 

ARGUMENTAR DE FORMA EFICAZ

  • Adaptar-se ao seu interlocutor e ao seu modo de comunicação
  • Levantar questões pertinentes
  • Utilizar linguagem apropriada 

 

REGRAS A APLICAR NUMA COMUNICAÇÃO ESCRITA

  • O destinatário e as suas caraterísticas
  • O objetivo do texto e a sua finalidade
  • Estruturar o pensamento e o texto

ANA SOFIA SANTOS

Coach, formadora e consultora em desenvolvimento pessoal e organizacional.

Licenciada em gestão e organização de empresas, iniciou a carreira na área comercial, passou a diretora de operações e fez parte da implementação em Portugal de cadeias de fitness e bem-estar, nomeadamente a cadeia britânica Holmes Place e o franchising Vivafit, onde acompanhou e supervisionou a abertura de mais de 100 centros.

Trabalha como coach e consultora de mudança comportamental desde 2011, passando por várias indústrias (fitness, serviços, tecnologia, farmacêutica, retalho, seguros) e tendo projetos que  envolvem a gestão de topo, equipas e indivíduos, ajudando-os a ter maior clareza em torno do seu propósito, forças e objetivos.

São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!

 

Business Cases

Percurso de formação com o objetivo de capacitar colaboradores de diferentes áreas para uma comunicação interpessoal mais eficaz, promovendo a comunicação assertiva e a capacidade de influenciar positivamente.

Objetivos da formação Comunicação Interpessoal 360°

  • Aprender a conhecer-se para controlar a imagem que passa
  • Desenvolver a capacidade de influenciar positivamente através da comunicação
  • Dominar as regras da assertividade
  • Utilizar as regras da escuta ativa
  • Identificar mecanismos de autocontrolo
  • Determinar as regras para uma argumentação eficaz
  • Dominar as regras da escrita para uma comunicação assertiva, objetiva, transparente e coerente

Metodologia da formação Comunicação Interpessoal 360°

Utilização da ferramenta de diagnóstico DISC. Nesta ação são realizados exercícios para praticar a comunicação não verbal, a comunicação verbal e escrita.

Programa

CONTROLAR A SUA PRESENÇA E A SUA IMAGEM

  • Identificar as mensagens implícitas enviadas para o seu interlocutor
  • Descobrir como usar gestos que sejam consistentes com o seu discurso 

 

DESENVOLVER A CAPACIDADE DE INFLUENCIAR POSITIVAMENTE

  • Avaliar e tomar consciência do seu potencial
  • Tornar positivas as suas diferenças
  • Usar a sua originalidade 

 

A ASSERTIVIDADE COMO ESTILO DE COMUNICAÇÃO

  • Regras para uma comunicação assertiva
  • Técnicas para fomentar a assertividade: saber escutar, questionar, saber dizer não,… 

 

AS FERRAMENTAS DA ESCUTA ATIVA

  • Utilizar as técnicas de questionamento
  • Reformular as questões para entender melhor o seu interlocutor
  • Colocar-se em posição de escuta e sincronizar-se com o seu interlocutor
  • Adotar atitudes facilitadoras: a disponibilidade, o não julgamento, a objetividade, a não defesa,… 

 

MELHORE O SEU AUTOCONTROLO

  • Eliminar os comportamentos ineficazes
  • Aprender mecanismos que o ajudarão a controlar ou evitar situações profissionais que provocam tensões
  • Gerir as emoções 

 

CONSTRUIR RELAÇÕES HARMONIOSAS COM OS OUTROS

  • Ouvir, entender e ver o outro
  • Observar de modo objetivo
  • Desenvolver relações de confiança e respeito
  • Analisar as relações com os seus colegas, superiores e clientes 

 

ARGUMENTAR DE FORMA EFICAZ

  • Adaptar-se ao seu interlocutor e ao seu modo de comunicação
  • Levantar questões pertinentes
  • Utilizar linguagem apropriada 

 

REGRAS A APLICAR NUMA COMUNICAÇÃO ESCRITA

  • O destinatário e as suas caraterísticas
  • O objetivo do texto e a sua finalidade
  • Estruturar o pensamento e o texto

Duração

Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.

Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.

Formador

ANA SOFIA SANTOS

Coach, formadora e consultora em desenvolvimento pessoal e organizacional.

Licenciada em gestão e organização de empresas, iniciou a carreira na área comercial, passou a diretora de operações e fez parte da implementação em Portugal de cadeias de fitness e bem-estar, nomeadamente a cadeia britânica Holmes Place e o franchising Vivafit, onde acompanhou e supervisionou a abertura de mais de 100 centros.

Trabalha como coach e consultora de mudança comportamental desde 2011, passando por várias indústrias (fitness, serviços, tecnologia, farmacêutica, retalho, seguros) e tendo projetos que  envolvem a gestão de topo, equipas e indivíduos, ajudando-os a ter maior clareza em torno do seu propósito, forças e objetivos.

Business Case

São vários os clientes Abilways que têm optado por estimular a aprendizagem das suas equipas com este percurso de formação. Apresentamos-lhe um business case com a descrição sumária do contexto da necessidade, da solução Abilways e metodologia usada, bem como do impacto obtido. Inspire-se!

 

Business Cases

Percurso de formação com o objetivo de capacitar colaboradores de diferentes áreas para uma comunicação interpessoal mais eficaz, promovendo a comunicação assertiva e a capacidade de influenciar positivamente.

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