COMPETÊNCIAS DE MENTORING
- Desenvolvimento Pessoal
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Com a necessidade constante de evolução e aprendizagem, os líderes das organizações ou de equipas devem identificar os elementos ou competências que precisam de melhoria, oferecendo mentoria e encorajando os colaboradores a trabalhar nos seus pontos mais fracos. Esta formação em competências de mentoring permite-lhe ser um líder capaz de mudar a sua equipa para melhor, dotando-a das ferramentas certas e do mindset ideal.
Objetivos da formação Competências de Mentoring
- Conhecer a natureza do mentoring e o seu papel no contexto da empresa
- Refletir sobre o perfil do mentor e assegurar o seu alinhamento com a cultura da empresa
- Analisar formas de orientar e desenvolver o outro, estimulando a autonomia e respeitando a liberdade individual
- Treinar as competências de comunicação fundamentais num processo de mentoring
- Conduzir o processo de mentoring, assegurando o cumprimento dos acordos efetuados e a eficácia do mesmo
- Utilizar ferramentas de condução do processo e de apoio ao acompanhamento do mentorado
A Quem se Dirige
Colaboradores entusiastas, influenciadores, inspiradores, comprometidos e envolvidos com a organização que pretendam apoiar o desenvolvimento da mudança corporativa.
Programa da formação Competências de Mentoring
O QUE É O MENTORING
- Origem e definição do conceito
- Distinção entre o mentoring e outros modelos de desenvolvimento profissional
- O mentoring como processo de reconhecimento e desenvolvimento do potencial
O PAPEL DO MENTORING NO QUADRO DA EMPRESA
- A estratégia da organização e o mentoring
- Benefícios do mentoring para o mentor, mentee e empresa
- Mentoring formal e informal
- Preparação, conceção, criação, desenvolvimento e implementação do processo de mentoring
- Abordagens ao desenvolvimento: orientação de curto-prazo vs orientação estratégica
PERFIL DO MENTOR E DOMÍNIO DE COMPETÊNCIAS DE MENTORING
- Papéis, responsabilidades e competências do mentor
- Estratégias para o estabelecimento de uma relação de mentoring bem sucedida
- Competências de comunicação fundamentais num processo de mentoring
– Escuta ativa
– Técnicas de questionamento
– Feedback
CONDUÇÃO DO PROCESSO DE MENTORING
- Processo de mentoring: estabelecer a relação, clarificar expetativas e obter o compromisso
- Conduzir reuniões de mentoring
- Especificidades da primeira reunião e contributos para as reuniões subsequentes
FERRAMENTAS DE SUPORTE AO PROCESSO DE MENTORING
- Tipologias de instrumentos de suporte ao processo de mentoring mapas, grelhas de observação e avaliação
- Criação e desenvolvimento de instrumentos de suporte
- O Plano de desenvolvimento individual
- Acompanhamento do plano de desenvolvimento individual e balanço dos sucessos e insucessos
- Avaliação do processo de mentoring
Metodologia da formação Competências de Mentoring
Treino de competências da comunicação fundamentais ao exercício de mentoring.
Formador
Graça Oliveira
É formadora sénior e certificada nas áreas da liderança e gestão de equipas, comunicação, PNL, gestão da mudança e outros temas relacionados com a relação cliente (atendimento, vendas, negociação).
Tem trabalhado com grandes empresas nacionais dos mais variados setores – desde a Renault, Mercedes-Benz, ao Sport Lisboa e Benfica, Sonae, Galp Energia.
Experiência na conceção, desenvolvimento, gestão e facilitação de projetos nas áreas de Liderança, Coaching e Mentoring.
É Coach certificada em Executive Coaching pela Escola Europeia de Coaching, Accredited Coach Training Program (ACTP) pela International Coach Federation, 2011.
Tem também as certificações em Identity Compass Consultant pela Identity Compass International GmbH, 2011 e em Practitioner PNL pela IANLP
É licenciada em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP.
- Conhecer a natureza do mentoring e o seu papel no contexto da empresa
- Refletir sobre o perfil do mentor e assegurar o seu alinhamento com a cultura da empresa
- Analisar formas de orientar e desenvolver o outro, estimulando a autonomia e respeitando a liberdade individual
- Treinar as competências de comunicação fundamentais num processo de mentoring
- Conduzir o processo de mentoring, assegurando o cumprimento dos acordos efetuados e a eficácia do mesmo
- Utilizar ferramentas de condução do processo e de apoio ao acompanhamento do mentorado
Colaboradores entusiastas, influenciadores, inspiradores, comprometidos e envolvidos com a organização que pretendam apoiar o desenvolvimento da mudança corporativa.
O QUE É O MENTORING
- Origem e definição do conceito
- Distinção entre o mentoring e outros modelos de desenvolvimento profissional
- O mentoring como processo de reconhecimento e desenvolvimento do potencial
O PAPEL DO MENTORING NO QUADRO DA EMPRESA
- A estratégia da organização e o mentoring
- Benefícios do mentoring para o mentor, mentee e empresa
- Mentoring formal e informal
- Preparação, conceção, criação, desenvolvimento e implementação do processo de mentoring
- Abordagens ao desenvolvimento: orientação de curto-prazo vs orientação estratégica
PERFIL DO MENTOR E DOMÍNIO DE COMPETÊNCIAS DE MENTORING
- Papéis, responsabilidades e competências do mentor
- Estratégias para o estabelecimento de uma relação de mentoring bem sucedida
- Competências de comunicação fundamentais num processo de mentoring
– Escuta ativa
– Técnicas de questionamento
– Feedback
CONDUÇÃO DO PROCESSO DE MENTORING
- Processo de mentoring: estabelecer a relação, clarificar expetativas e obter o compromisso
- Conduzir reuniões de mentoring
- Especificidades da primeira reunião e contributos para as reuniões subsequentes
FERRAMENTAS DE SUPORTE AO PROCESSO DE MENTORING
- Tipologias de instrumentos de suporte ao processo de mentoring mapas, grelhas de observação e avaliação
- Criação e desenvolvimento de instrumentos de suporte
- O Plano de desenvolvimento individual
- Acompanhamento do plano de desenvolvimento individual e balanço dos sucessos e insucessos
- Avaliação do processo de mentoring
Treino de competências da comunicação fundamentais ao exercício de mentoring.
Graça Oliveira
É formadora sénior e certificada nas áreas da liderança e gestão de equipas, comunicação, PNL, gestão da mudança e outros temas relacionados com a relação cliente (atendimento, vendas, negociação).
Tem trabalhado com grandes empresas nacionais dos mais variados setores – desde a Renault, Mercedes-Benz, ao Sport Lisboa e Benfica, Sonae, Galp Energia.
Experiência na conceção, desenvolvimento, gestão e facilitação de projetos nas áreas de Liderança, Coaching e Mentoring.
É Coach certificada em Executive Coaching pela Escola Europeia de Coaching, Accredited Coach Training Program (ACTP) pela International Coach Federation, 2011.
Tem também as certificações em Identity Compass Consultant pela Identity Compass International GmbH, 2011 e em Practitioner PNL pela IANLP
É licenciada em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP.
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Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados