ASSERTIVIDADE E LIDERANÇA
- Liderança e Gestão de Equipas, Liderança e Gestão de Equipas, Management
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- Desenvolver assertividade na liderança
- Conhecer e utilizar técnicas que permitem exprimir os pontos de vista diferentes
- Saber lidar com a passividade, a agressividade e a manipulação
- Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
- Aplicar as metodologias adequadas para gerir a motivação e lidar com a desmotivação
Componente prática: serão feitos exercícios e questionários de autodiagnóstico e simulações de treino comportamental.
O PAPEL DO LÍDER NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPA
- A adequação do estilo de liderança
- A gestão de equipas de elevada performance
- Delegação e empowerment na liderança de equipas
- A gestão da motivação da equipa
ASSERTIVIDADE COMO ESTILO DE COMUNICAÇÃO
- A afirmação pessoal como uma alternativa de comunicação
- Regras básicas para uma comunicação assertiva
- O autodiagnóstico: elaboração de um plano de evolução individual
TÉCNICAS PARA FOMENTAR A ASSERTIVIDADE
- Saber escutar, questionar, saber dizer não
- Utilizar a reformulação: estimulando a comunicação construtiva
- Desenvolver a autoconfiança e o autocontrolo
COMO GERIR COMPORTAMENTOS NÃO ASSERTIVOS
- Saber lidar com a passividade, a agressividade e a manipulação
- Potenciar nos outros atitudes facilitadoras do entendimento recíproco
- Desenvolver uma postura construtiva nas relações interpessoais
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E AUTONOMIA DOS COLABORADORES
- Diagnosticar as necessidades de evolução dos colaboradores
- A gestão de expectativas
- A importância do feedback
- A avaliação dos resultados alcançados
COMO SER ASSERTIVO EM SITUAÇÕES DE CONFLITO
- Pontos-chave que permitem criticar positiva e construtivamente
- Técnicas que permitem lidar com a crítica destrutiva e mal intencionada
- Como mostrar desacordos de opinião e pedir mudanças de comportamento
- Utilizar a negociação para gerir conflitos
Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
Carla Milhano – Formadora e consultora da área comportamental
Senior Trainer com mais de 15 anos de experiência em formação, sendo especialista nas áreas da Motivação, Bem-estar, Gestão de Tempo, Gestão de Conflitos, Gestão de Stress, Liderança, Comunicação, Trabalho em Equipa, Gestão de Reclamações, Desenvolvimento pessoal e aprendizagem, formação de formadores. Licenciada em Psicologia Clínica, pela FPCE-UL. Psicóloga Clinica com especialização no âmbito das Terapias Cognitivo Comportamentais, e com um mestrado em Psicologia na área de Stress e Bem- Estar.
A motivação das equipas é fundamental para a obtenção de melhores resultados, sendo por isso é importante desenvolver competências em leadership, motivando as equipas de forma produtiva. A liderança assertiva permite passar uma mensagem clara o que é muito importante para melhorar as performance das equipas, mantendo o equilíbrio comunicacional certo para uma melhor gestão de stress.
Objetivos da formação em liderança assertiva
- Desenvolver assertividade na liderança
- Conhecer e utilizar técnicas que permitem exprimir os pontos de vista diferentes
- Saber lidar com a passividade, a agressividade e a manipulação
- Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
- Aplicar as metodologias adequadas para gerir a motivação e lidar com a desmotivação
Metodologia da formação em liderança assertiva
Componente prática: serão feitos exercícios e questionários de autodiagnóstico e simulações de treino comportamental.
Programa
O PAPEL DO LÍDER NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPA
- A adequação do estilo de liderança
- A gestão de equipas de elevada performance
- Delegação e empowerment na liderança de equipas
- A gestão da motivação da equipa
ASSERTIVIDADE COMO ESTILO DE COMUNICAÇÃO
- A afirmação pessoal como uma alternativa de comunicação
- Regras básicas para uma comunicação assertiva
- O autodiagnóstico: elaboração de um plano de evolução individual
TÉCNICAS PARA FOMENTAR A ASSERTIVIDADE
- Saber escutar, questionar, saber dizer não
- Utilizar a reformulação: estimulando a comunicação construtiva
- Desenvolver a autoconfiança e o autocontrolo
COMO GERIR COMPORTAMENTOS NÃO ASSERTIVOS
- Saber lidar com a passividade, a agressividade e a manipulação
- Potenciar nos outros atitudes facilitadoras do entendimento recíproco
- Desenvolver uma postura construtiva nas relações interpessoais
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E AUTONOMIA DOS COLABORADORES
- Diagnosticar as necessidades de evolução dos colaboradores
- A gestão de expectativas
- A importância do feedback
- A avaliação dos resultados alcançados
COMO SER ASSERTIVO EM SITUAÇÕES DE CONFLITO
- Pontos-chave que permitem criticar positiva e construtivamente
- Técnicas que permitem lidar com a crítica destrutiva e mal intencionada
- Como mostrar desacordos de opinião e pedir mudanças de comportamento
- Utilizar a negociação para gerir conflitos
Duração
Esta formação tem a duração de 2 dias, mas poderá ser realizada em 4 meios-dias.
Cada dia de formação tem a duração de 7 horas e cada meio-dia de formação de 3h30.
Formador
Carla Milhano – Formadora e consultora da área comportamental
Senior Trainer com mais de 15 anos de experiência em formação, sendo especialista nas áreas da Motivação, Bem-estar, Gestão de Tempo, Gestão de Conflitos, Gestão de Stress, Liderança, Comunicação, Trabalho em Equipa, Gestão de Reclamações, Desenvolvimento pessoal e aprendizagem, formação de formadores. Licenciada em Psicologia Clínica, pela FPCE-UL. Psicóloga Clinica com especialização no âmbito das Terapias Cognitivo Comportamentais, e com um mestrado em Psicologia na área de Stress e Bem-Estar.
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