
Uma das falhas mais graves apontadas às empresas nos processos de recrutamento é a não resposta.
O silêncio consegue ser demolidor e destrói a esperança!
Para os candidatos, integrar um processo de recrutamento é acima de tudo um desafio pessoal, a maioria dá o seu melhor e é suposto que o faça, é o que se espera do candidato. E das empresas o que esperam os candidatos, o que esperamos todos nós daqueles que representam o mercado do trabalho e o mundo corporativo? Desde logo esperamos respeito mútuo.
Não é raro ouvir testemunhos de jovens desiludidos que não entendem a razão pela qual, na maioria das vezes, não obtêm resposta das empresas para as quais estão a candidatar-se. E não é suposto que isto aconteça.
Integrar um processo de recrutamento é acima de tudo um desafio pessoal
É responsabilidade das empresas, sobretudo das equipas que desencadeiam os processos de recrutamento, acompanhar o processo de A a Z e isto significa comunicar com aqueles que apresentaram a sua candidatura, mas que por um ou outro motivo, não correspondem ao perfil que as empresas procuram. Responder aos candidatos que não foram selecionados é uma fase do processo que merece tanta importância quanto as outras.
Vale a pena refletir sobre o impacto que este silêncio tem nos candidatos e como transforma a esperança em desilusão e pior ainda, transforma a confiança em si próprios, na dúvida sobre se são ou não capazes. Os candidatos que não são selecionados precisam de fechar o ciclo e avançar com confiança para outro processo de recrutamento e deixá-los no limbo da dúvida tem precisamente o efeito contrário. É abandoná-los às perguntas que insistentemente vão continuar a fazer a si próprios. Será que passei à próxima fase? Passou ou não tempo suficiente para obter resposta? É normal que demore tanto tempo? Onde será que falhei? O que devo fazer diferente?
Responder aos candidatos que não foram selecionados é uma fase do processo que merece tanta importância quanto as outras
Para a empresa o impacto também é negativo e sempre que não dá feedback destrói a sua imagem enquanto entidade empregadora no mercado. O recrutador é o primeiro contacto com a marca e a imagem que transmite traduz a cultura da empresa.
Perante o argumento de que há processos de recrutamento que envolvem um número muito elevado de candidatos, há sempre soluções para não deixar o candidato sem resposta. A falta de tempo do recrutador não é uma justificação. Há múltiplas alternativas, umas melhores que outras, certamente, dar feedback é sempre possível.
O bem maior é a pessoa e ela é muito mais que uma candidatura
O processo de recrutamento deverá resultar sempre em crescimento para o candidato, quer seja ou não selecionado e as empresas não devem demitir-se deste papel. O bem maior é a pessoa e ela é muito mais que uma candidatura, sejamos todos cuidadores uns dos outros.
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