RHBizz

Um bom chefe nunca diz…

Saber mandar é uma qualidade que não é intrínseca a todas as pessoas, mas existem estratégias que podem ajudar qualquer profissional a conseguir tornar-se num ‘bom chefe’. Lolly Daskal, especialista em Liderança e Desenvolvimento Pessoal, explica que um líder autoritário cria um clima de medo nos funcionários. Porém, um líder que tenta adotar um estilo de gestão assente na confiança consegue criar um ambiente mais tranquilo para aqueles que consigo trabalham.

A especialista reuniu as frases mais ouvidas pelos trabalhadores por parte dos seus chefes e identificou aquelas que um verdadeiro líder nunca deve dizer.

  • Porque eu estou a mandar!

Liderar deve ser algo natural, defende, e não deve representar pressão para aquele que é ‘mandado’. Pedir de forma educada e com um tom de voz suave é a melhor forma de conseguir que façam exatamente aquilo que pretende.

  • Não preciso que me ajudem.

Para além de falsa, esta afirmação pode ter efeitos negativos no negócio, uma vez que um chefe que não sabe delegar nunca terá a capacidade de ser bem-sucedido. Partilhe as suas responsabilidades. Esse será também um passo importante para gerar um clima de confiança.

  • Quem é que pensa que é?

De acordo com Lolly Daskal esta é uma das frases mais proferidas por líderes, sobretudo quando a intenção é demonstrar que têm poder sobre o seu colaborador. Contudo, esta frase demonstra uma grande falta de confiança nas suas capacidades de liderança e que este se pode sentir ameaçado pelo seu colaborador.

  • A culpa não é minha!

Um verdadeiro líder assume os erros, mesmo que estes não tenham sido cometidos por si, e partilha as vitórias com os seus colaboradores.

  • Não tenho tempo.

Arranjar tempo para ajudar os seus colaboradores a resolverem os problemas e as questões mais essenciais pode ser uma boa forma de promover a confiança.

  • Falhar não é opção!

A falha não é inimiga do sucesso e, pelo contrário, pode dar boas lições. Um bom chefe deve incentivar a capacidade de assumir erros.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS