Transformação digital – oportunidade para ganhar competitividade

Por | Raquel Rebelo, Country Manager, IFE

Mas o que é afinal a Transformação Digital?

A Transformação Digital é antes de mais uma transformação de cultura, de mudança de ADN. Apesar de quando falamos em digital as primeiras palavras que nos vêm à cabeça serem palavras ligadas a gadgets e inovações tecnológicas, a Transformação Digital é em primeiro lugar uma mudança de mind set. É um processo de transformação da nossa forma de pensar, da forma como nos relacionamos, da forma como gerimos as nossas empresas e, de uma forma geral, da forma como vivemos em sociedade.

Só depois é uma revolução tecnológica. Primeiro, porque a tecnologia por si só é inútil se não for perfeitamente percebida por todos como necessária. Quantos de nós não se recordam de mais do que um exemplo de uma tal solução tecnológica milagrosa que iria mudar as nossas vidas, mas que rapidamente se transformou num monstro? Segundo, porque hoje em dia, os nossos computadores pessoais são muito mais modernos e potentes do que os que utilizamos no escritório e na nossa vida pessoal usamos tudo aquilo que vai aparecendo a uma velocidade que a nível corporativo não é por vezes possível.

A transformação digital veio alterar por completo o ritmo da inovação. Recordo que o 1º telemóvel foi lançado há 20 anos, o primeiro Smartphone há 7 anos (o Iphone foi em 2007) e o Ipad há 4 anos (2010).

A transformação digital veio também questionar a perenidade dos modelos de negócio. As previsões são cada vez mais difíceis e menos fiáveis. A capacidade de domínio do nosso meio ambiente é reduzida, a posição de líder mais precária, abalada por concorrentes que em parte ainda são desconhecidos.

A Transformação digital transformou também o cliente. O cliente é hoje um cliente muito informado, ultra conectado e que a qualquer momento pode partilhar, aconselhar, mas pode também criticar e julgar. Exige transparência e quer um serviço de proximidade, um produto on demand e uma solução imediata. Obriga à inovação e adaptação constante ou condena as empresas ao fracasso.

Todas estas alterações trazem inúmeros desafios ao nível da gestão e elevam o risco de obsolescência dos modelos de negócio. Desafio para uns, ameaça para muitos a Transformação Digital é uma grande oportunidade para todos. É uma oportunidade para agilizar processos, flexibilizar e ganhar eficiência.

Agilidade, colaboração, responsabilidade, transparência, capacidade de resposta, pró-atividade definem uma cultura digital. É, pois, fundamental capacitar as equipas para serem cada vez mais intra-empreendedoras, fomentar a disseminação da aplicação dos princípios de gestão em modo start-ups a qualquer organização, e disponibilizar às empresas os meios e os recursos necessários para se reinventarem, para recuperarem criatividade e agilidade. É urgente, ainda que difícil, ultrapassar a gestão por unidades de negócio e adaptar o papel dos gestores às alterações da estrutura hierárquica das organizações.

E estarão as equipas preparadas para esta Transformação? Segundo um estudo recente da Abilways, efetuado pela TNS, 9 em cada 10 trabalhadores consideram a transformação digital como uma oportunidade para o seu negócio, mas não se sentem necessariamente preparados para o digital. 55% espera que o digital tenha um impacto forte ou muito forte sobre o seu negócio nos próximos anos e 70% encara esse impacto como uma oportunidade para a sua carreira. Visão partilhada por 81% dos DRH.

Liderada pela gestão de topo, a transformação digital é um projeto de equipa que afeta toda a organização, deixando nas mãos dos gestores de recursos humanos o desafio de desenvolver e-skills, definir novos modelos de liderança, procurar novas formas de interação entre a empresa e o colaborador, mas acima de tudo desenvolver um modelo de gestão colaborativo ágil, capaz de promover a criatividade e gerar inovação.

 

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS