É a ambição de qualquer líder, garantir que com ele estão não um conjunto de pessoas que trabalham juntas e sim uma equipa que aprende, questiona e faz em conjunto. Em que a singularidade de cada elemento é reconhecida e respeitada como essencial para o sucesso do todo.
Não faltam evidências sobre o impacto positivo do trabalho em equipa e da colaboração, não apenas para a organização, como na mesma proporção para o desenvolvimento pessoal.
Uma equipa que aprende, questiona e faz em conjunto
Se para alguns trabalhar em equipa, acontece de forma espontânea, outros há que precisam de dedicar tempo a desenvolver esta competência. Trabalhar em equipa não significa uma equipa que funciona sem conflitos, vai muito para além do não conflito, equipas colaborativas traduzem:
- Escuta, feedback, verdade, negociação
- Demonstrar coesão e resolução conjunta de problemas
- Olhar para a inovação e para a transformação como um caminho que faz sentido fazer em conjunto
- Dar espaço à singularidade de cada elemento e vibrar genuinamente com o sucesso individual quando este acontece
Descobrir este talento coletivo que é trabalhar em equipa e que faz de cada um melhor pessoa
Construir uma equipa, não é um trabalho fácil, esta poderosa ferramenta que é a colaboração, exige muito quer do líder, quer de cada pessoa, no entanto, vale a pena, vale mesmo muito a pena, descobrir este talento coletivo que é trabalhar em equipa e que faz de cada um melhor pessoa.
Business Case Abilways
Saiba mais
Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.