RHBizz

Storytelling, uma história ao serviço de uma mensagem

Storytelling

Quando falamos em público, na maioria dos casos, saímos da nossa zona de conforto e da bolha protetora em que nos deixamos envolver e falar em público como quem conta uma história, é humanizar a comunicação. Hoje mais do que nunca é isto que todos desejamos e necessitamos, permitirmo-nos ser humanos.

Como recompensa, descobrimos uma forma de comunicar que nos entusiasma e contagia quem está a ouvir, que nos aproxima dos outros e fortalece as relações.

Falar em público como quem conta uma história, é humanizar a comunicação

  • Identificar os elementos principais da história, quais são as chaves para construir uma boa história
  • Como fazer a ligação entre a estrutura de uma história com o conteúdo de uma apresentação
  • Conhecer o público-alvo e que expectativas tem, construir uma narrativa clara, que seja entendida por quem está a ouvir
  • Como adaptar o conteúdo a cada situação. Qual a fronteira entre o que permanece e o que deve ser adaptado a cada contexto?
  • Não esquecer que o ritmo, as pausas, o olhar e os gestos são o cenário da história que está a ser contada
  • O que faz de uma apresentação uma boa história

Começar e terminar uma história com impacto, é fundamental para que a história contada permanece na memória e seja recordada, tal como o que se passava com as histórias ouvidas em crianças e que ainda hoje guardamos.

É sempre de comunicação que estamos a falar, é sobre estabelecer conexão com que está a ouvir, é disto que se trata quando é pedido para falar em público.

Boas histórias!!!

Business Case Abilways

Saiba mais
storytelling

Vídeo Learning:  Storytelling

Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS