Partilhar uma mensagem é contar uma história, esta arte milenar que cativa e cria laços.
Nem todos nascem “contadores de histórias”, no entanto, existem técnicas que podem ser trabalhadas de forma a saber como contar uma história que nos aproxima do outro e traduz aquilo que pretendemos comunicar, sem rodeios e de forma clara.
Seja para partilhar uma ideia, dar feedback, passar uma informação, pedir uma opinião, fechar um negócio, o sucesso destes momentos depende sempre da forma como comunicamos. Não apenas na vida pessoal, em contexto corporativo saber comunicar é crucial.
Começar por compreender o que é afinal o storytelling, que potencial tem e como podemos torná-lo um aliado da comunicação. Desconstruir a “história” que pretendemos contar e passo a passo, construir uma narrativa sólida, em que acreditamos e que inspira confiança. Algumas das etapas a reter:
- Identificar os elementos que compõem uma história,
- Aprender a estruturar, selecionar e contar uma história
- Criar e selecionar as histórias mais adequadas a cada situação, seja como contar uma história pessoal, adaptar o storytelling à gestão, à liderança de uma equipa, a comunicação com os colegas
- Como aplicar o storytelling a uma marca e à “minha” marca
- Como adaptar o storytelling a cada formato, seja, presencial, ao telefone ou em ambiente digital
Cada pessoa tem o seu estilo de comunicação, uma voz própria, um som que lhe pertence, harmonizar as características pessoais com a mensagem a partilhar, é a chave para que a comunicação flua, sem bloqueios, é deixar acontecer.
Uma história ao serviço de uma mensagem – Vídeo learning
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