RHBizz

Sente-se stressado? Aprender algo novo pode ajudar…

Sente-se stressado? Aprender algo novo pode ajudar…

A melhor solução para reduzir o stress não é fugir dos desafios, mas sim arregaçar as mangas e abraçar um novo desafio, como aprender algo novo. A conclusão é de um estudo recentemente publicado na universidade norte-americana Michigan Ross.

David Mayer, investigador responsável pelo estudo, defende que no que ao stress diz respeito, é frequente a sugestão de técnicas relaxamento como a meditação ou o exercício físico. Contudo, a investigação agora publicada conseguiu demonstrar que apostar em formação e aprendizagem contínua é mais eficaz na redução dos comportamentos contraproducentes relacionados com o stress do que as técnicas de relaxamento aconselhadas por quase todas as organizações.

“No que diz respeito a resolver emoções ou ações negativas em ambientes de trabalho stressantes, construir recursos positivos ao aprender algo novo no local de trabalho pode ser mais útil do que relaxar. Quando um indivíduo sai de atividades de relaxamento no trabalho e percebe que a situação que causou stress não mudou, pode gerar-se frustração e isso reverte os benefícios do relaxamento”, explicam os autores do estudo.

“Os gestores devem oferecer aos seus colaboradores a oportunidade de aprenderem coisas novas no trabalho. Da mesma forma, os colaboradores que desejem evitar que a sua conduta se torne numa presa dos fatores de stress, podem procurar formas de aprender algo novo todos os dias no trabalho”, concluem.

Um outro estudo, também dos EUA, defende que a aprendizagem é uma das melhores estratégias para recuperar energia e vitalidade no trabalho, explicando que em vez de criarmos formas de escape do trabalho e do stress, devemos apostar no desenvolvimento de estratégias de formação que permitam criar uma experiência de trabalho mais positiva.

De que está à espera para começar a apostar na formação da sua equipa?

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS