RHBizz

Olhos postos no que se segue

Como preparar o regresso ao local de trabalho?
Irene Moreira, Strategy and Business Developer, IFE by Abilways

Olhos postos no que se segue. Como preparar o regresso ao local de trabalho? Audácia e confiança, vai correr bem!

Meses que pareceram uma eternidade, a luz é agora visível, este é o momento de planear o regresso ao escritório:

Regresso progressivo – Definir critérios e traçar o perfil das primeiras equipas a regressar, critérios que poderão passar por:

  • Colaboradores com imunidade
  • Idade ou ausência de doenças crónicas
  • Retaguarda familiar
  • Como se deslocam até ao escritório
  • Função que desempenham

Ambiente seguro

  • Redesenhar a organização do espaço para garantir o distanciamento social
  • Controlar os acessos aos edifícios e a áreas comuns a outras empresas
  • Preparar para cada colaborador um kit “Tu és importante para nós” que inclua produtos de higiene das mãos, máscaras, luvas, memo-tips das normas e procedimentos
  • Reforçar a limpeza dos espaços comuns dentro do escritório
  • Construir sinalética apelativa que incentive os colaboradores a cumprirem as novas regras
  • Incentivar o uso do transporte individual (lugar de estacionamento / parquímetro pago / disponibilização de meios de mobilidade suave/ …)

 

Ação de re-boarding, uma oportunidade para acolher e reforçar os laços entre as equipas. Transformar o regresso ao escritório numa experiência positiva, como membros da mesma tribo que voltam a estar juntos.

Ter especial atenção com os colaboradores que integraram a empresa durante a pandemia pois só agora vão sentir a cultura da organização. No entanto, sentir-se acolhido é para todos, que ninguém se sintam “um estranho”.

 

Responder à insegurança dos clientes, comunicar que estão de volta ao escritório, partilhar fotografias, histórias, testemunhos dos colaboradores que traduzam este momento

 

Jurisdição e aspetos legais não perder de vista eventuais alterações regulamentares a contratos de trabalho e legislação laboral no seu todo

 

Modelo híbrido e flexibilização – Gerir simultaneamente colaboradores em tele-trabalho e equipas presenciais é um dos grandes desafios

 

Neste retomar, a comunicação é um fator chave:

  • Comunicar com clareza a estratégia da empresa no regresso ao escritório, como foi definida e com que objetivos
  • Manter flexibilidade para ajustar procedimentos em função das alterações da situação
  • Saber ler os sinais de alerta dos colaboradores, dar espaço à vulnerabilidade que poderão sentir. Prevenir que não sentem desconforto em partilhar que “não estão bem”
  • Garantir respostas que promovam o bem-estar físico e mental dos colaboradores

Também o regresso ao escritório terá um tempo de adaptação tenhamos todos a generosidade de respeitar esse tempo!

 Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS