Os colaboradores estão a fazer novas exigências às organizações para as quais trabalham. A necessidade de mitigar as ameaças ao nosso bem-estar ambiental e social é mais importante do que nunca. E as empresas e os líderes que querem sobreviver devem reconhecer a importância da Sustentabilidade nos seus modelos de negócio e criar novas abordagens para a condução das suas organizações. Isso mesmo…é a Sustentabilidade a chegar aos Recursos Humanos e à Gestão.
Quem nos segue sabe que este não é um tema novo no RH Bizz. Há muito que defendemos que as empresas que ignorarem a Sustentabilidade nas suas estratégias de negócio, mais tarde ou mais cedo, vão acabar por se tornar irrelevantes.
A Sustentabilidade já não é apenas uma buzzword. Os líderes terão, mais que nunca, de reconhecer que a sua missão vai muito mais além de conduzir as suas organizações para a rentabilidade. Quentin Millington, fundador da Marble Brook, explica no portal HR Zone que podemos estar perante o nascimento de um novo tipo de liderança – a liderança sustentável.
“O mundo precisa urgentemente que os negócios se tornem em agentes poderosos para a mudança social. Os negócios já não têm apenas a ver com negócios e são, cada vez mais, uma força poderosa em relação à forma como o mundo inteiro se move”, explica.
Rosabeth M. Kanter, docente na Harvard Business School, defende que empresas “comandam enormes recursos que influenciam o mundo para o bem ou para o mal…as suas estratégias mudam as vidas dos seus colaboradores, parceiros e consumidores”. Para Kanter, as melhores empresas do mundo são aquelas que reconhecem que o seu negócio faz parte da sociedade e que, por isso, investem no seu futuro e nas suas necessidades.
E o melhor? É que as empresas listadas em índices de sustentabilidade empresarial, como o Dow Jones Sustainability Index, têm uma rentabilidade média 25% superior à das empresas que não estão nestes índices.
A Sustentabilidade já não é só uma questão de moda e os CEO das organizações devem garantir que todos os seus managers entendem esta visão e estão comprometidos com a implementação de uma abordagem mais sustentável aos seus negócios. Por outro lado, à medida que os negócios vão assumindo um papel mais relevante na sociedade, os líderes terão de tomar decisões difíceis, por exemplo, sacrificando ganhos a curto prazo para colher ganhos a longo prazo. E a sua empresa, já tem uma estratégia para a Sustentabilidade?
Gostou deste artigo?
Subscreva a newsletter quinzenal do blog RHBizz. Clique aqui.