O apuramento da Comunicação

A comunicação continua a ser uma espécie de culinária. Toda a gente acha que entende da matéria, mas, na verdade, poucos sabem como misturar os ingredientes certos.

É óbvio que a comunicação nos é, aparentemente, inata. Aprendemos a falar desde pequenos, a escrita é-nos incutida na estrada académica e os restantes ‘ingredientes’ não-verbais vão sendo entendidos e misturados com o decorrer dos anos. No entanto, comunicar não é uma arte aleatória. Não é algo que colocamos na panela, sem uma receita estratégica, esperando que o lume e o tempo façam apurar o resultado final. Comunicar, sobretudo na vertente corporativa, é algo que requer estratégia, dedicação e conhecimento – e não apenas q.b..

A crise económica veio trazer alguma revolução ao mercado da comunicação, tendo muitas empresas dispensado esta área da sua vertente estratégica, fruto dos cortes orçamentais que necessariamente tiveram de ser feitos. Mas esta decisão pode ser tão penosa quando abdicar dos temperos na hora de preparar uma refeição. Porque não há marcas sem negócio e não existem negócios sem comunicação.

Comunicar não é, então, gritar ao mundo quem somos ou o que fazemos. Pelo contrário, pode até envolver alguma contenção estratégica na distribuição informativa, que apenas deve ser feita de forma segmentada e totalmente orientada para os públicos e para os resultados. Tal e qual como se deve evitar servir um naco de carne a um vegetariano purista, a comunicação deve ser sempre apurada em função dos objetivos e do destinatário.

Umas (boas) pitadas de formação, de conhecimento, de experiência e de estratégia são, então, essenciais para se desenvolver a chamada “comunicação à medida”. Evitando estratégias de fast food que não servem o propósito da maioria das marcas e apurando a comunicação que vai obter o resultado mais esperado: a satisfação da audiência. E o desejo de “provar” (e saber) mais e mais.

Se gostou deste artigo, siga-nos no Facebook.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS