Perante a incerteza, centrarmo-nos no presente!
No turbilhão de emoções que a pandemia nos tem despertado, o mindfulness pode funcionar como uma ferramenta importante para a atingir o bem-estar psicológico, uma vez que, quanto mais calmos e equilibrados nos mantivermos, mais saudáveis teremos tendência a ficar.
Os nossos planos e rotinas viram-se alterados por completo. Saber o que vai acontecer daqui a uma semana, um mês, um ano… já não é possível. Lidar de forma tão intensa com a incerteza aumenta o stress e a ansiedade.
Mindfulness pode favorecer o bem-estar mental a meio da pandemia
O mindfulness ajuda a tomar consciência e a pôr o foco no aqui e no agora. Sendo mais conscientes de nós mesmos, conseguimos identificar que situações nos afetam e quais são os nossos “gatilhos emocionais”.
Quando compreendemos os nossos pensamentos e ganhamos consciência de como afetam o nosso bem-estar podemos também aprender a geri-los de uma melhor maneira. Não se pretende fazê-los desaparecer, mas sim aprender a identificá-los e a não nos sentirmos controlados por eles.
E como conseguimos isso?
- A respirar. A respiração é o principal indicador do nosso estado de ânimo. Uma respiração curta ou acelerada é sinal de ansiedade ou stress. Por isso, a respiração é o nosso principal aliado para nos mantermos no aqui e agora.
- Esqueça o multi-tasking! Fazer uma coisa de cada vez com atenção e dedicação plena é fundamental. Quando se concentra numa tarefa específica, a sua mente descansa de tudo o que está a mais.
- Isto leva-nos ao último e principal conselho: sermos pacientes e amáveis com o nosso eu.
Quando sentir que esta sobrecarregado, pare, respire e relembre-se que muitas vezes a única coisa que podemos controlar é como lidamos com as situações.
Pegue no leme! 😉
Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.