Metas de sustentabilidade nos recursos humanos: como incorporar a sustentabilidade em todas as funções
O nosso planeta enfrenta desafios económicos, sociais e ambientais profundos. Para combatê-los, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definem as prioridades e objetivos globais para 2030.
Estes objetivos representam uma oportunidade sem precedentes para colocar o mundo numa trajetória sustentável. Não só os líderes dos países e os governos, como também as empresas são chamadas a agir.
E como colocar a sustentabilidade no centro da estratégia corporativa?
O papel do CEO e das lideranças é a chave para o sucesso de qualquer tipo de mudança organizacional significativa. Para a integração no negócio das metas de sustentabilidade, o exemplo dado por aqueles que ocupam cargos superiores é especialmente importante. Há também um reconhecimento forte e crescente do papel importante que os Conselhos de Administração desempenham na integração de metas de sustentabilidade na estratégia de longo prazo.
Embora as equipas de sustentabilidade e profissionais exclusivamente dedicados possam desempenhar um papel importante na realização dos objetivos de sustentabilidade da empresa, o apoio e o envolvimento de funções corporativas, tais como pesquisa e desenvolvimento, desenvolvimento comercial, gestão de fornecedores, operações e recursos humanos são peças chave para a incorporação da sustentabilidade na estratégia, cultura e operações. Dependendo da natureza da empresa e dos objetivos de sustentabilidade que elegeu, algumas funções serão mais impactantes do que outras.
Por exemplo, as metas relacionadas com os fornecedores têm uma maior probabilidade de sucesso se forem da responsabilidade do departamento que se ocupa da gestão da cadeia de abastecimento.
No caso os recursos humanos como podem ser chamados a intervir?
- Integrando objetivos de sustentabilidade nos critérios de recrutamento e remuneração da gestão executiva.
- Integrando as metas de sustentabilidade nas avaliações de desempenho e esquemas de remuneração em toda a organização, com incentivos adicionais que refletem o papel específico que uma função ou indivíduo tem no alcance dos objetivos relevantes
Para ser mais eficaz, as metas de sustentabilidade da empresa devem ser parte integrante do conjunto completo de metas financeiras, estratégicas e operacionais, juntamente com as metas para áreas como vendas e produtividade.
Em última análise, as ambições de sustentabilidade também deverão ser refletidas na missão e/ou propósito da empresa, relacionando o sucesso futuro da empresa com o desenvolvimento sustentável
Em todos os casos, a responsabilidade individual pelo progresso em objetivos e metas individuais ajudará à obtenção do sucesso.
Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.