A comunicação é repetidamente apontada como o principal aliado da liderança, um líder sem competências de comunicação, dificilmente será percecionado como líder. Sabendo que a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa «dividir alguma coisa com alguém», é fácil perceber que a liderança sem comunicação simplesmente não existe, porque liderar é entregar ao grupo, é servir o grupo, é partilhar e tornar melhor um espaço, um projeto, uma empresa, uma comunidade…
A liderança sem comunicação simplesmente não existe
Liderança tem haver com o impacto provocado nos outros e a comunicação é a chave.
É comum quando questionados sobre o ambiente vivido na organização, os colaboradores referirem que a comunicação, ou falta dela, é um dos maiores problemas. E este problema tem solução, basta saber comunicar.
Boas práticas de comunicação do líder:
- Usa uma linguagem percetível por aqueles que estão a ouvir: o objetivo do líder não é “impressionar”, é sim garantir que passou a mensagem de forma clara e que não restam zonas cinzentas na comunicação
- Organiza e sistematiza as suas ideias e comunica com assertividade
- Transmite confiança e credibilidade e consequentemente cria conexão com quem o está a ouvir
- Está disponível para a comunicação one to one da mesma forma que comunica com a equipa
- Não adia a partilha de informação essencial à vida da organização e ao negócio e fala verdade. As boas e as más notícias fazem parte da comunicação do líder que deve preparar-se para transmitir cada uma delas
- Entende a comunicação como uma oportunidade para ouvir, conhecer e motivar as suas pessoas
A comunicação como uma oportunidade para ouvir, conhecer e motivar as suas pessoas
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