Marion BREULEUX é Diretora de Oferta & Marketing do Grupo ABILWAYS. Anteriormente, foi Diretora de Inovação do Grupo, Diretora-Geral do Instituto Superior de Marketing e cofundadora da start-up interna do grupo ABILWAYS DIGITAL.
Embora existam muitos modelos, continua a ser difícil avaliar a maturidade da sua Learning Organization e definir as alavancas-chave para a fazer progredir. Neste contexto, identificamos 10 alavancas-chave que organizamos em 3 blocos: Alinhamento e apoio da equipa de liderança; design organizacional: processos e interações; Prática de inovação e novas abordagens de aprendizagem.
ALINHAMENTO E APOIO DA EQUIPA DE LIDERANÇA
Construir uma Learning Organization é um projeto empresarial que requer o apoio e alinhamento da equipa de liderança. Três elementos devem ser tidos em conta:
1. Alinhamento estratégico: a sua equipa está alinhada com a visão estratégica da equipa de liderança no domínio da evolução de competências? O seu papel e a sua missão são reconhecidos por toda a equipa de liderança como um eixo estratégico para a empresa? A sua equipa traduz as orientações estratégicas da empresa?
2. Alocação de recursos: a alocação de recursos financeiros e humanos é suficientemente reconhecida e legitimada? O tempo dedicado à formação é protegido ou está fortemente sujeito a riscos?
3. Cultura de gestão: os valores da sua empresa promovem a aprendizagem por tentativa e erro? Existe uma prática coletiva e ritualizada de feedback como alavanca de progressão?
Embora existam muitos modelos, continua a ser difícil avaliar a maturidade da sua Learning Organization e definir as alavancas-chave para a fazer progredir. Neste contexto, identificamos 10 alavancas-chave que organizamos em 3 blocos.
DESIGN ORGANIZACIONAL: PROCESSOS E INTERAÇÕES
A organização da sua equipa, a sua capacidade de influência, os seus pontos de contacto com os profissionais e o seu ambiente são pontos fortes nos quais se pode apoiar para disseminar uma cultura de aprendizagem? Três aspetos a ter em conta:
4. Legitimidade, Influência & Ligação ao negócio: a sua equipa descobre os projetos lançados pelas diferentes áreas de negócio a posteriori ou, pelo contrário, está muitas vezes na origem da identificação das necessidades? Os pontos de contacto com as áreas de negócio são regulares e ritualizados?
5. Estrutura da equipa: a sua equipa é sobretudo orientada para a gestão & implementação?
Integra learning designers experientes na utilização de ferramentas de autor? Pode apoiar-se numa comunidade interna de criadores de conteúdos? Liberalizou o acesso às ferramentas de autor?
6. Ligação às TI: dispõe de um LMS perfeitamente integrado com a sua política de formação? Disponibiliza o acesso a uma vasta biblioteca de conteúdos e acompanha com frequência as métricas de aprendizagem da sua organização? Migrou para uma LXP e para uma política de geração de conteúdos levada a cabo pelas próprias comunidades internas?
PRÁTICA DA INOVAÇÃO E NOVAS ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM
Quais são as práticas individuais e coletivas dos seus colaboradores em relação à sua oferta de serviços: a variedade da sua oferta de formação interna corresponde às novas práticas? Quatro elementos a ter em conta:
7. Portfólio de projetos: a sua equipa está focada na gestão de um catálogo de referências em resposta a pedidos ocasionais? na criação de alguns projetos estruturantes anuais? ou procura responder de forma sistemática às projeções de evolução das competências da organização?
8. Cultura de aprendizagem: a sua equipa apoia-se no conhecimento objetivo das práticas de aprendizagem dos colaboradores para conceber uma oferta de serviços adaptada e desenvolver diferentes conteúdos de aprendizagem?
9. Formatos mistos: a sua oferta de formação interna é constituída principalmente por percursos formais, planeados e pontuais? Ou promove um equilíbrio entre aprendizagem formal e informal (formação on the job, pear-to-pear learning, etc.)?
10. Implementação: a sua organização e a sua equipa privilegiam uma abordagem frugal e adaptável, para poder responder a qualquer evolução estratégica e manter um alto nível de impacto em função dos riscos?
Para lhe permitir avaliar a maturidade da sua organização em termos de aprendizagem e identificar os eixos de melhoria prioritários, individualmente ou com a sua equipa, descarregue aqui “Learning Organization Index”.