“O meu corpo não foi feito para dançar, mas eu nunca fui capaz de resistir à música. Quando era criança, obriguei o meu corpo a aprender a dançar. Ele obedeceu, mas contrariado. Eu, feliz, entreguei-me à música.”
A Perna Esquerda de Tchaikovski – CNB
Tiago Rodrigues
“O meu corpo não foi feito para dançar, o meu corpo é um anticisne“, diz em palco a bailarina da Companhia Nacional de Bailado Barbora Hruskova enquanto conta o esforço desumano que fez para poder dançar “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovski e como, contra tudo e contra todos, conseguiu superar-se e realizar o seu sonho.
Foi quando assisti a este bailado que descobri a verdadeira essência do ballet: uma busca incessante pela perfeição, uma dedicação extrema em conseguir um desempenho melhor que o do dia anterior, uma inspiração que surge de dentro e que desafia os limites.
Esta bailarina aceitou o desafio de aprender a aprender. Teve a humildade de reconhecer as suas limitações, com a motivação de ser a melhor, e simplesmente nunca desistiu. Lesão após lesão, erro após erro, tentou, treinou e conseguiu.
Esta é uma história real que me inspira e que decidi partilhar consigo por considerar que ilustra na perfeição a mensagem base da comunicação da IFE ao longo de 2017 – Inspirar, Desafiar e Motivar.
por Raquel Rebelo – Diretora Geral IFE Portugal