Texto | Anabela Chastre – Formadora na IFE nas áreas de Desenvolvimento Organizacional
Li algures no outro dia, uma frase sobre criatividade que dizia “ Criar é matar a morte” e não podia estar mais de acordo.
Cada vez mais as empresas enfrentam este fantástico desafio que é a inovação. Há que fazer diferente, fazer melhor e mais rápido do que os outros, caso contrário, não conseguem sobreviver. É verdade, dirá o leitor… mas afinal o que é preciso fazer para inovar, para criar?
Para começar, é preciso quebrar o mito que a inovação é só um desígnio de alguns, porque não o é. Cada vez mais a criatividade é um ponto da nossa agenda individual. Seja qual for a nossa profissão ou função dentro da empresa.
A Internet abriu-nos uma gigantesca janela de oportunidade. Saber o que o outro lado do mundo está a fazer, sobre um determinado tema que nos interessa, está à distância de um clique. E isso dá-nos um poder enorme. Não há nada hoje em dia que nos impeça de inovar, de criar novos produtos, serviços ou processos.
A criatividade e a inovação surgem de um ciclo que trabalhamos em formação:
Identificar-Diagnosticar-Criar.
Começamos por identificar algo que precisamos mudar; pode ser um processo, um produto ou até a maneira como nos relacionarmos com os nossos clientes.
Depois de identificarmos o que queremos mudar, passamos à fase do diagnosticar, aqui passamos da visualização do cenário ideal para o cenário real e neste processo verificamos onde temos que atuar.
Depois de recolhermos toda a informação, sobre o que temos e o que queremos, estamos aptos a criar. Nesta fase não há barreiras à criatividade, através de métodos como o brainstorming e o método dos 6 chapéus de Bono, os formandos chegam sempre a conclusões inovadoras e diferenciadoras sobre aquilo que inicialmente se propuseram mudar.
É um processo muito interessante que trabalha paralelamente o espírito de equipa na concretização de um objetivo comum e ao mesmo tempo aumenta o commitment dos colaboradores com a Organização.
Como se pode ver, o processo de criação está ao alcance de cada um e não apenas do topo estratégico da Organização, é só preciso ter vontade…
E o leitor, está à espera do quê para inovar na sua empresa? Fale connosco, nós damos-lhe uma pequena ajuda que fará uma enorme diferença!