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Feedback e liderança, juntos vão mais longe

Feedback

O feedback é para ser integrado como prática quotidiana da liderança e apesar da importância de definir momentos específicos, chamemos-lhes formais, para dar feedback, o líder deve praticar feedback “sem hora marcada” também como pilar essencial da comunicação que estabelece com as suas pessoas. Há situações em que o feedback deve acontecer em tempo real, sob pena de perder o impacto e não cumprir o propósito a que se propõe.

Um puzzle composto por várias peças, do feedback fazem parte:

  • Clareza na comunicação
  • Escolha certa do timing, há feedbacks que são difíceis e nem por isso devem ser evitados, é preciso escolher o momento
  • Adequar o feedback a cada situação, nomeadamente no que diz respeito ao desempenho de cada colaborador
  • Espírito aberto: abandone o julgamento e as ideias pré-concebidas
  • Verdade, quer no elogio, quer no erro
  • Respeito e cordialidade

Não vale tudo, vale sim o que acrescenta valor e provoca desenvolvimento no outro

Feedback não é dizer tudo o que apetece e como apetece, é falar verdade sim, no entanto atenção à forma, ao tom de voz, à linguagem não verbal, não vale tudo, vale sim o que acrescenta valor e provoca desenvolvimento no outro.

Ao líder assistem múltiplas oportunidades de praticar feedback, existem momentos especialmente críticos em que o feedback deve acontecer de forma eficaz, veja-se por exemplo em situações de delegação, é fundamental que fique claro para o colaborador aquilo que lhe está a ser pedido, exatamente que projetos ou tarefas passam a estar sob a sua responsabilidade.

Em situações de delegação, é fundamental que fique claro para o colaborador

A necessidade de feedback nas equipas não levanta dúvidas, importa é acautelar sobre como fazê-lo, quando e porque dar feedback.

Importa igualmente destacar a importância do líder pedir feedback, de forma transparente e sem uma atitude defensiva, proporcionar à sua equipa a oportunidade de dar feedback honesto que não raras vezes traz consigo partilhas difíceis de fazer e de ouvir. O líder que avança para o momento de receber feedback, focado na vontade de ser cada vez melhor líder e de poder tomar melhores decisões.

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