Há dias, por motivos profissionais tive que fazer a apresentação de uma proposta para um projeto de formação de particular importância para a nossa empresa. A responsabilidade era grande, a pressão estava no ar. Fui então confrontada com aquele que é considerado em muitos estudos, o maior medo do ser humano: FALAR EM PÚBLICO.
E o que é o medo? É uma reação natural a algo que a pessoa perceciona como um perigo e que nos transporta para um estado de alerta causando como resposta, ansiedade.De um momento para o outro, a adrenalina é libertada, as mãos começam a tremer, a boca seca, aparece um friozinho no estômago, um nó na garganta…
Quem nunca passou por uma situação idêntica?
Mas então, como lidar com ela? Não podemos simplesmente desaparecer, se bem que esse possa ser o nosso maior desejo no momento. Em alternativa, a nossa única opção é encontrar mecanismos que nos ajudem a lidar com este medo e isto porque, atualmente, a comunicação está cada vez mais presente e é-nos exigido que a maneira como comunicamos seja cada vez mais eficaz e profissional. Os profissionais têm de estar preparados para fazer apresentações com impacto, defender ideias, projetos, propostas. O poder da palavra é das competências mais valorizadas e dominar as técnicas que nos permitam brilhar, quer a nível profissional, quer a nível pessoal é fundamental.
O sucesso da comunicação passa sobretudo pela atenção que quem comunica dá ao que vai comunicar e a quem. A falta de preparação é por isso o maior erro em que podem cair os comunicadores.
[mks_pullquote align=”left” width=”700″ size=”24″ bg_color=”#ffffff” txt_color=”#911435″]”O controlo da voz, os movimentos, a postura, os gestos, a maneira como encaramos a audiência, as pausas, a dicção e a entoação que damos às frases são competências chave que permitem transmitir mais dinâmica às nossas intervenções.”[/mks_pullquote]
Para que a comunicação seja um sucesso, quem está a comunicar deve assegurar-se que domina três eixos fundamentais: conhecer-se a si próprio, para que possa potenciar os seus pontos fortes e controlar os seus pontos menos fortes, desenvolvendo uma comunicação verdadeira, genuína, que lhe permita chegar aos seus interlocutores num estilo único e original. Dominar bem o tema da sua apresentação, pois isso dar-lhe-á segurança na forma como transmite as suas ideias e permitirá passar uma imagem de confiança e credibilidade para quem o está a ouvir. Por fim, conhecer bem a audiência, para que possa recorrer à linguagem certa, adequar o conteúdo e a forma da sua apresentação. O objetivo final é que o público entenda e se entusiasme com a sua apresentação.
Assim e quando abordamos este tema temos, necessariamente, que falar em competências de comunicação. O controlo da voz, os movimentos, a postura, os gestos, a maneira como encaramos a audiência, as pausas, a dicção e a entoação que damos às frases, são competências chave que permitem transmitir mais dinâmica às nossas intervenções.
Podemos assim dividir estas competências de comunicação em dois grandes grupos:
– Competências verbais – A forma como eu digo aquilo que digo;
– Competências não verbais – O que eu faço enquanto digo aquilo que digo;
Como podemos então garantir que controlamos este medo e a ansiedade que ele nos causa quando temos que falar em público? Através do recurso a algumas dicas que devemos ter em consideração quando preparamos uma apresentação:
Estruture os conteúdos
A estruturação dos conteúdos é fundamental e se não o fizermos podemos condicionar o sucesso da nossa apresentação. Há quatro questões que deve colocar a si mesmo:
- Qual é o tema?
- Quem é o público?
- Quais são as circunstâncias?
- Quando é a apresentação?
A preparação de uma apresentação é o seu aspeto mais crítico. Para nos certificarmos que vamos ter uma apresentação bem -sucedida, temos que apostar em: preparação, preparação, preparação!
Conheça o seu público
Antes da apresentação deve reunir o máximo de informação possível sobre a assistência. Investigue, leia, recolha informação e…prepare-se!
Tenha objetivos claros
Deixe perfeitamente claro para si mesmo qual o objetivo da apresentação. Será bom comunicar ao público o seu objetivo. Assim este saberá o que esperar. O que ganhará em ouvi-lo e… prepare-se!
Saiba lidar com interrupções
A melhor forma de evitar interrupções é antecipando-as. Tal significa que é você, e não a audiência, quem vai levantar a questão. As vantagens são evidentes: é você quem determina o timing e é você quem decide como lidar com o problema e o que dizer. E acima de tudo… prepare-se!
Crie harmonia com a audiência
As pessoas não estão dispostas a ouvir alguém com quem não se sentem em harmonia, nem por quem não sentem empatia. Como bom comunicador, cabe-lhe harmonizar-se com a assistência. Eis alguns conselhos úteis: Demonstre respeito pelo público; Utilize uma linguagem percetível para a audiência; Assegure-se de que existe um ambiente agradável na sala; Mantenha o contacto ocular com a audiência; Procure não criar distância entre si e o público; Seja cooperante. E acima de tudo…prepare-se!