Apesar de ser uma área que ainda está a dar os primeiros passos, a Neurociência aplicada às organizações pode oferecer informações valiosas sobre as pessoas, como trabalham em equipa e de que forma isso pode impactar as empresas e o negócio. A forma como pensamos, e como o nosso cérebro funciona, pode, em muitos casos, determinar a diferença entre o sucesso e o falhanço. Aprender sobre o cérebro e o seu funcionamento é, por isso, essencial para o sucesso e deve fazer parte das competências de qualquer líder.
O portal Training Industry publicou recentemente um artigo em que explica de que forma as organizações podem beneficiar de entender melhor o funcionamento do cérebro.
Neuro-plasticidade
O nosso cérebro tem a capacidade de mudar, reestruturar-se e aprender. Esta noção é especialmente importante para os líderes que acham que para algumas pessoas é tarde demais para aprender. A investigação já feita em Neurociência mostra não só que podemos aprender até ao fim dos nossos dias, mas também que o esforço de aprender algo difícil protege as nossas competências cognitivas.
É científico
É ciência, o que significa que interessa até aos líderes mais céticos, incluindo aqueles menos orientados para as pessoas.
As pequenas coisas fazem a diferença
Os nossos cérebros são complexos, mas as pequenas ações fazem uma grande diferença. Pequenas interações estimulam o nosso bem-estar mental e isso pode ser aplicado no dia-a-dia das organizações, nomeadamente, através da promoção de pequenos momentos de convívio entre colaboradores.
Temos mais controlo do nosso cérebro que pensamos
Todos temos dias bons e maus, mas se entendermos de que forma o nosso cérebro funciona, pode ajudar-nos a nós e aos outros a lidar melhor com os dias maus. Aquilo que procuramos, ou esperamos, influencia a forma como percecionamos aquilo que nos acontece.
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