Employee-centric: de pessoas para pessoas

Employee-centric: de pessoas para pessoas

Por | Margarida Pena, Diretora de Recursos Humanos e Logística, Cofidis

 

O conceito employee-centric está intimamente ligado à estratégia da Cofidis e à nossa assinatura “de pessoas para pessoas”. Queremos ter com os colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores e comunidade, uma relação mais próxima e humana. Nesta visão integrada, os nossos colaboradores têm um papel fundamental: inspiram a estratégia (conhecem o mercado, o negócio e as expectativas dos clientes), envolvem-se e acompanham a estratégia (analisam indicadores e constroem soluções) e avaliam-na (feedback constante).

  • Os colaboradores inspiram a estratégia quando, no seu dia-a-dia, identificam formas de acompanhar o cliente. São os atores principais em projetos como “A Marca Que Somos”, em que toda a empresa, utilizando a metodologia learning maps, participa na construção da identidade da marca Cofidis.
  • Os colaboradores envolvem-se e acompanham a estratégia, no projeto que está a ser vivido por toda a empresa – Taking Care – assente em 4 eixos (Cliente, Empresa, Comunidade e Ambiente, Colaborador). Este projeto é inspirado na missão da Cofidis, que tem associada a ideia de cuidar e acompanhar as pessoas.

No Taking Care  Cliente procuramos desenvolver com os clientes uma relação mais personalizada. Os colaboradores dinamizam os “Encontros com Clientes na Cofidis”: ouvem as suas opiniões, expectativas e propõem soluções para questões comuns.

O Taking Care  Empresa pretende promover o que os colaboradores podem fazer pela sua empresa, pelo seu crescimento e sustentabilidade. Com o concurso, “Quem quer ser inovador?”, premiamos as melhores ideias para a redução de custos e para a melhoria da relação com o cliente.

No Taking Care  Comunidade e Ambiente os colaboradores estão envolvidos com a Escola Mestre Arnaldo Louro de Almeida, a Associação Coração Amarelo e a Animalife. No projeto “Meninos mudámos o recreio!” os nossos talentos foram aproveitados para construir um novo espaço de lazer. Outro exemplo, é a tradicional oferta dos cabazes de Natal aos beneficiários da associação Coração Amarelo e aos alunos da Escola Mestre Arnaldo Louro de Almeida. Estes cabazes têm a particularidade de serem feitos pelos nossos colaboradores.

O Taking Care  Colaborador inclui iniciativas que melhoram o seu bem-estar e motivação. Recentemente, nos “Desafios Em Forma”, os 450 colaboradores foram distribuídos em equipas heterogéneas, cada uma com um desafio ligado à saúde e bem-estar. Campanha anti-tabaco, dia sem elevadores, aulas de zumba e workshops de nutrição são alguns exemplos. No final, a capacidade de ultrapassar obstáculos, a comunicação entre colaboradores e a preocupação em cuidar da Cofidis saíram reforçadas.

  • Os colaboradores avaliam a estratégia, quando participam nos estudos regulares de Cultura Cliente e de Clima Social, bem como nos fóruns trimestrais dinamizados pela direção da empresa e destinados a todos os colaboradores.

Precisamente, porque os colaboradores estão no centro da nossa estratégia e porque nos preocupamos com a sua satisfação e bem-estar, vamos em breve, lançar o programa “Em Forma comigo e com o trabalho” que certamente nos vai mobilizar a todos, para continuarmos a acompanhar o nosso cliente e a comunidade!

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