Cultura de feedback significa maturidade corporativa

Feedback

Que papel desempenha o feedback na cultura da organização? Esta pergunta deve constantemente interpelar os líderes, questionarem sobre que lugar ocupa a prática de feedback na organização de que são parte.

De que forma é que o feedback faz parte do relacionamento entre os líderes, entre os líderes e os colaboradores e os colaboradores entre si? Como incorporar o feedback na cultura da organização? É isto que a organização deseja? Há coragem para o fazer?

Organizações que estabelecem o feedback como uma prática contínua, são organizações pautadas pela transparência e abertura ao diálogo e consequentemente mais ágeis, disponíveis a melhorar e menos resistentes a mudança

A verdade é que organizações que estabelecem o feedback como uma prática contínua, são organizações pautadas pela transparência e abertura ao diálogo e consequentemente mais ágeis, disponíveis a melhorar e menos resistentes a mudança. Escusado será dizer que são precisamente estas as que crescem e evoluem de forma saudável.

Havendo a vontade expressa de incluir o feedback na prática quotidiana da organização, há a propósito, 7 passos do feedback fundamentais:

  • Esclarecer a sua intenção: felicitar, motivar, envolver…
  • Enquadrar o feedback e garantir a disponibilidade do interlocutor
  • Começar com um ou mais pontos positivos em concreto
  • Como dizer o que pode ser melhorado
  • Apoiar-se em factos observáveis e desenvolver argumentos
  • Formular expectativas claras
  • Solicitar feedback de retorno do seu colaborador

E tudo isto pode estar integrado na experiência global da vivência na organização. Desde o processo de onboarding, às reuniões de avaliação de desempenho, à delegação, no início e conclusão de cada projeto, entrevistas de saída ou apenas por alguma razão em que o colaborador tem necessidade de dar e receber feedback.

Desenvolver nos colaboradores competências de comunicação

Incorporar o feedback como prática generalizada, implica desenvolver nos colaboradores competências de comunicação, para que se sintam confortáveis em fazê-lo e experienciem o feedback como uma ferramenta de melhoria com impacto no relacionamento interpessoal e no contexto profissional.

A qualidade das relações interpessoais e profissionais depende da qualidade e frequência do feedback que é dado, acreditando nisto, não há como não optar por desenvolver competências de praticar feedback.

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