Construir experiências positivas e maximizar o desempenho e a produtividade através do design thinking
2020 mudou a forma como vemos o trabalho. Segundo uma pesquisa da McKinsey, hoje existe uma sensação de rutura e um anseio por confiança, coesão social e propósito por parte dos profissionais. Nunca como neste tempo foi tão importante fazer uma profunda reorientação de um modelo tradicional, seguindo uma abordagem bottom-up, centrada nos colaboradores para maximizar a satisfação, o desempenho e a produtividade e multiplicando as suas “experiências positivas”. Esta abordagem pode tornar as organizações mais inspiradoras, colaborativas e centradas na criação de uma experiência que seja significativa e agradável.
Outra conclusão relevante do estudo é que uma experiência positiva tem 16 vezes mais capacidade de aumentar o envolvimento do colaborador com a organização e a probabilidade de o colaborador permanecer na organização aumenta 8 vezes.
O design thinking é a peça-chave para esta nova abordagem e para potenciar e valorizar a experiência dos colaboradores, bem como a promoção do seu envolvimento com a organização, Garantir a motivação e promover a empatia. As organizações trabalham conjuntamente com os seus colaboradores para criarem experiências personalizadas, autênticas e motivadoras que fortalecem o desempenho individual da equipa e da organização. O cliente passa a ser o colaborador ao qual é preciso oferecer experiências personalizadas.
O estudo mostra que o aspeto remuneratória raramente é o mais motivador. Em vez disso, os colaboradores desejam ser capazes de influenciar as decisões da organização, bem como se sentirem identificados com ela.
Tudo começa com uma avaliação clara e honesta das necessidades atuais dos colaboradores, apoiada por dados, bem como por ferramentas e avaliações baseadas na ciência organizacional. Importa também identificar e transformar as experiências e propósitos dos colaboradores.
O pensamento associado ao design thinking envolve um ciclo de descoberta, projeção e entrega que requer uma compreensão profunda do percurso profissional e das experiências de cada um dos colaboradores durante um determinado período. Outro ponto consiste na implementação de sistemas que permitam que a organização dimensione a experiência do colaborador para lhe proporcionar a experiência mais positiva possível dentro da organização. Este é um trabalho cirúrgico e personalizado que compensa pelos resultados.
Afinal, é também a experiência que diferencia as organizações.
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