RHBizz

Como envolver o colaborador na implementação de um sistema de gestão da qualidade?

Por | Sónia Alves, Directora de RH do Grupo Soja

 

Se um dos objectivos primordiais dos sistemas de gestão da qualidade passa pela busca permanente de melhores resultados, e consequentemente da melhoria do desempenho dos seus intervenientes, não será suficiente o simples anúncio deste objectivo para garantir o envolvimento dos colaboradores?Afinal, ser melhor todos os dias não é um objectivo comum à generalidade das nossas pessoas? A que é que se devem as dificuldades que tantas vezes encontramos na implementação de um SGQ?

Se uma implementação bem-sucedida passa em grande medida por uma mudança de cultura organizacional – se preferirmos, o “adn” da organização – e se a mudança por si só implica resistência, será evidente que o sucesso na implementação de um SGQ começa pela antecipação dessa resistência e pela procura activa de mecanismos para a ultrapassar.

Ora, se a minimização da resistência à mudança é um factor determinante para o comprometimento dos colaboradores, como é que podemos fazê-lo?

Comunicando, comunicando, comunicando!

As equipas sentirem-se parte integrante do processo, é decisivo para se atingir o grau de envolvimento desejado, e este desígnio do envolvimento aparenta ter um único caminho: a preocupação desde o primeiro momento na comunicação clara dos papéis de cada um, dos objectivos individuais e colectivos e dos resultados esperados para a organização.

Naturalmente, que assumindo-se a comunicação como um aspecto determinante, existem alguns pressupostos de base que obrigatoriamente devem estar reunidos: o envolvimento e a participação activa da gestão de topo como agente de mudança é, claro está, determinante, a par com a definição clara dos objectivos e contributos esperados de cada elemento da equipa, o ajustamento permanente dos objectivos e planos de acção do SGQ. Ao fazê-lo garantimos que o SGQ é sistema vivo, em permanente mudança, ajustado às necessidades da organização e das suas pessoas.

Assim, desde os primeiros momentos de vida de um projecto desta amplitude é indispensável a apresentação das vantagens do SGQ e da sua importância para o futuro da organização e ao longo do processo, promover activamente a partilha e a discussão aberta sobre todos os temas relevantes para o SGQ, para a organização e para os colaboradores, obtendo-se planos e objectivos ajustados à realidade e necessidades dos colaboradores, transformando-se a qualidade num valor intrinsecamente vivido na organização.

Em suma, o sucesso de um projecto desta natureza estará dependente da procura constante da atracção, envolvimento e comprometimento dos colaboradores, para que estes se sintam verdadeiros actores dos sistemas de gestão da qualidade e ao mesmo tempo embaixadores do desenvolvimento permanente de uma cultura de qualidade e excelência. 

 

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS