De acordo com o que Leandro Henrique Souza, docente da Universidade Positivo, no Brasil, explica: são muitas as lições que as startups nos podem ensinar para conseguir sucesso também na vida pessoal.
1. Seja rápido e rompa com os paradigmas
De acordo com o especialista, “é preciso agir rápido, sair na frente e estar em constante movimento para ir em busca do sucesso.” Este é um dos lemas de vida de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que acredita que a velocidade da criação de algum projeto é a chave para o sucesso.
2. Mude de direção
Dentro de uma Startup, é preciso saber mudar de direção quando necessário. “O erro está mais perto da coisa certa do que do fracasso. Mudar de direção não significa um fracasso, mas sim um ajuste de trajetória e uma nova visão ou perspetiva de algo”, refere.
3. Tenha uma visão periférica
Ficar à espera de melhores opções ou melhores oportunidades não leva ninguém a parte nenhuma. O contrário, já é verdadeiro. Para o especialista, “a necessidade é a mãe da inovação e da criatividade”.
4. Seja inteligente nos riscos que toma
Arrisque mais, tente novos projetos, ouse tirar as suas ideias do papel e experimente caminhos que nunca experimentou. É quando saímos da nossa zona de conforto que evoluímos.
5. Colabore informalmente
Se passa a vida a ler coisas interessantes na internet porque é que não partilha essas informações com os outros? A isso chama-se colaboração informal e faz bem não só à sua rede de amizades, mas também à sua rede de trabalho.
6. Sentido de urgência
Não deixe nada para depois. Se quer mesmo fazer algo, faça! Segundo o especialista, aqueles que trabalham em startups devem saber a importância do tempo e que este vale mais do que o dinheiro.